Mosley sugere uso de dois motores por ano a cada piloto
Em entrevista ao MOTORSPORT.COM, ex-presidente da FIA diz que gostaria de motores com mais vida útil, fazendo assim que poucas unidades sejam utilizadas
As equipes fabricantes têm até o dia 15 de janeiro para apresentar sugestões que puxam os custos das unidades de potência da F1 para baixo. O ex-presidente da FIA, Max Mosley fez uma sugestão que poderia fazer grande diferença para a categoria.
Ele acredita que ao invés de limitar o número de motores durante a temporada, a F1 poderia visar estender a vida útil de cada unidade.
"O problema atual gira em torno de custos de motores", explicou. "A solução seriam regras que permitissem apenas dois motores por carro por temporada.”
"Isso faria que, simultaneamente, reduzíssemos os custos pela metade. Os motores de hoje exigiriam apenas um pequeno ajuste para conseguir o aumento de sua vida útil.”
Apesar da mudança sugerida por Mosley ter a provável rejeição dos fabricantes, ele acredita que há pouco a temer, por conta da inteligência dos engenheiros da F1 de hoje.
"Os fornecedores de motores iriam imediatamente dizer que isso seria impossível e seria um desastre, mas na história da F1 nunca houve um caso em que tais previsões se revelassem tão precisas."
No mês passado os fabricantes estavam analisando possíveis mudanças técnicas, bem como o uso de apenas três motores por piloto em um ano, para apresentar à FIA.
Caso Bernie Ecclestone e Jean Todt entendam que as medidas oferecidas por esses fabricantes sejam insuficientes, há a possibilidade da chegada dos motores independentes à F1 em 2017.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.