Recomendado para você

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Últimas notícias

Mudanças finais da McLaren 2016 estreiam só na Austrália

Equipe não conseguiu colocar alguns dos pacotes programados na pista durante os testes

Jenson Button, McLaren MP4-31

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

O pacote final de corrida da McLaren vai fazer a sua primeira aparição apenas no GP da Austrália, após as últimas peças não conseguirem ser preparadas a tempo para o teste final desta semana em Barcelona.

A equipe baseada em Woking tinha a esperança de correr a mais recente especificação de sua asa, assoalho e bico em Barcelona na sexta-feira, mas só algumas das peças foram realmente preparadas a tempo.

O diretor de corrida Eric Boullier confirmou que a McLaren ainda não está correndo com seu pacote definitivo de 2016.

"Nós não estamos correndo com a especificação plena para 2016 porque estamos um pouco atrás no programa", disse ele.

"Isso significa que iremos para a Austrália com mais incrementos no carro, que infelizmente não foram testados aqui"

Nenhum drama

Embora as novas peças não ficassem prontas a tempo, Boullier insistiu que não há nenhum grande problema em ter perdido a programação.

"Não, não há nada de errado", disse ele. "Temos sido um pouco ambiciosos demais. Quando você estica demais, às vezes isso acontece. Não há nada de errado".

"Tudo está bem. Acabamos de perder em um dia, infelizmente. Isso acontece às vezes... Estamos tentando esticar ao limite".

"Nós queríamos dar o máximo de tempo para os especialistas em aerodinâmica para desenvolver o pacote e, em seguida, você tem que comprimir o tempo de espera na produção. Então, algo acontece e você está atrás".

"Não é nada de errado, nenhum drama, não há notícia. Isso acontece todos os dias, em todas as corridas, para ser honesto."

 Teste positivo

Apesar de não conseguir avaliar as peças mais recentes, Boullier avalia que foi uma quinzena positiva para a McLaren, com ela sendo capaz de completar uma quantidade razoável de voltas.

"Eu acho que temos sido capazes de correr bem a maioria dos dias, o que é uma notícia muito boa", disse ele. "Em termos de chassi era importante que pudessemos percorrer todo o caminho, o que não pudemos fazer no ano passado".

"Portanto, para nós, é uma conquista boa e acho que agora temos um carro confiável para começar a temporada. Por isso, estamos definitivamente mais confiantes, e eu acho que haverá mais por vir agora"

 "A base parece ok e haverá muito mais desempenho nas próximas semanas."

Análise técnica

Por Matt Somerfield

 

McLaren MP4-31 front wing detail
Detalhe da asa dianteira da McLaren MP4-31

Photo by: Giorgio Piola

A McLaren revelou uma nova asa dianteira neste último dia de teste de pré-temporada, que apresenta alterações aos elementos de cascata (persiana).

A forma do elemento de cascata principal mudou completamente, com a placa terminal interna [1] e os flaps [2] drasticamente curvados a fim de atrair o fluxo de ar para se movimentar sobre o pneu dianteiro.

Além disso, o ventoinha "r" [3], que é utilizada para ficar sobre a cascata principal, foi completamente removida.

Outra - a maior e mais bem torneadas ventoinha 'r' [4] - brotou das principais persianas, o que é uma reminiscência do projeto usado na Toro Rosso.

Esta ventoinha também vai mudar o fluxo de ar para fora, deixando assim ele se mover ao longo da face frontal do pneu.

Jenson Button, McLaren MP4-31 running sensor equipment
Jenson Button, McLaren MP4-31

Photo by: XPB Images

Depois do teste de quinta-feira, com sondas kiel montadas atrás das rodas dianteiras, a equipe realiza os mesmos testes nesta sexta, tentando correlacionar dados entre as duas asas da frente para verificar se ele está ficando com o efeito desejado.

 

Fernando Alonso, McLaren MP4-31 in the pits
Fernando Alonso, McLaren MP4-31

Photo by: XPB Images

Na parte traseira do carro, a McLaren fez algumas alterações no difusor muito parecidas com a da frente, fazendo um trabalho de correlação com matrizes de sonda Kiel também (acima).

Difusor da McLaren

As cintas verticais (margem esquerda, marcadas em amarelo) que se alinham ao fluxo de ar interior e auxiliam na criação do volume de difusores na guinada foram alterados.

Sua forma e ângulo foram ligeiramente revistos mas, mais importante, em vez de ficar abaixo da margem do difusor de fuga, eles agora se unem a ele. 

McLaren diffuser comparison
Comparação difusor McLaren

Photo by: Giorgio Piola

Artigo anterior Vettel: "nova classificação vai contra DNA da F1"
Próximo artigo Ferrari de Vettel é mais rápida em último teste; Massa é 3°

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros