Narrador da F1 diz que AlphaTauri copiará Red Bull em 2024, mas regras limitam 'clone'; entenda

'Mercedes rosa' gerou polêmica no grid em 2020, com a FIA 'fechando o cerco' mediante dispositivo; saiba mais

AlphaTauri AT04 technical detail

Segundo o narrador da Fórmula 1 na Sky Sports inglesa, David Croft, a AlphaTauri -- que mudará de nome em 2024 e deve levar o nome da Hugo Boss -- pode começar a próxima temporada com um carro que é uma cópia do RB19 de 2023 da Red Bull. De acordo com o jornalista britânico, a possibilidade é amplamente comentada nos paddocks da categoria máxima do automobilismo mundial.

O editor recomenda:

A decisão se daria em virtude das recentes dificuldades do 'time B' do grupo austríaco na elite global do esporte a motor: a escuderia de Faenza é a última no campeonato de construtores de 2023 no momento, em grande contraste com a equipe do holandês Max Verstappen.

Recentemente, o consultor de automobilismo da Red Bull na F1, Helmut Marko, já havia sugerido que a AlphaTauri poderia adotar partes do time principal, mas as últimas informações dão conta de uma cópia do dominante RB19.

Croft disse: “Há muitos relatos de que o plano é, sob qualquer nome que estejam, que eles usem o Red Bull deste ano no próximo". Entretanto, o último episódio da F1 no sentido de 'copiar' um outro carro gerou polêmica.

Trata-se do Racing Point RP20, carro da 'antecessora' da Aston Martin em 2020. O modelo se assemelhava muito à Mercedes W10 campeã de 2019 com a liderança do britânico Lewis Hamilton.

Após o caso da 'Mercedes rosa', a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) agiu através de uma lista de componentes listados que as equipes têm de elaborar por conta própria, sendo proibido qualquer tipo de cópia.

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11, Sergio Perez, Racing Point RP20

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11, Sergio Perez, Racing Point RP20

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

VÍDEO: Max Wilson compara auges de Verstappen, Hamilton e Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: "Ninguém ouviu minha versão", diz Alonso sobre episódio com Hamilton em 2007
Próximo artigo F1: Aston Martin 'atrasa' foco em 2024 e terá atualizações na Holanda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil