Últimas notícias

Novo chefe da McLaren vai mudar o modelo administrativo da equipe

Estrutura implantada no passado é considerada muito complexa e novas lideranças pretendem resgatar o formato clássico

Andreas Seidl, Team Principal, McLaren

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A McLaren está eliminando completamente a estrutura de administração em matriz e está implementando um formato de hierarquia tradicional na Fórmula 1. É o que defende o novo chefe da equipe, Andreas Seidl, que tem recebido carta branca do CEO da empresa, Zak Brown.

Leia também:

Nas últimas décadas, o time britânico adotou uma estrutura inspirada no formado usado em empresas aeroespaciais, no estilo matriz, em que cada projeto possui um coordenador e uma equipe de trabalho diferente.

A McLaren evitava divisões tradicionais de responsabilidade na equipe de automobilismo e as tarefas eram distribuídas entre diferentes equipes, com Ron Dennis como chefe da equipe e Martin Whitmarsh como CEO.

No entanto, desde que Zak Brown assumiu o comando da empresa, a McLaren começou a se afastar desse modelo e se aproximar da estrutura de hierarquias tradicionais, o que recebeu um reforço com a chegada do novo chefe da equipe, Andreas Seidl, que coordenará o diretor técnico (James Key), o diretor esportivo (Gil de Ferran) e o diretor de performance (Andrea Stella).

Perguntado se havia algo restante da estrutura em matriz, Seidl disse: “Sempre fui um fã de hierarquias simples, tradicionais e claras. Nós ainda estamos analisando como nós queremos configurar a organização no futuro. É claro que as novas regras (que serão introduzidas em 2021) também terão influência na decisão”.

“Junto com meu time de gestão e acima de tudo com James Key, que é o diretor técnico e também tem uma ideia clara de seu time de desenvolvimento, nós estamos tentando completar o quadro geral”.

“Apesar disso, eu deixei claro desde o meu primeiro dia como eu vejo a organização: desenvolvimento técnico dos veículos, produção e equipe de corridas. Em outras palavras, uma estrutura clássica de automobilismo. Sempre trabalhei com esse formato. É simples e compreensível para todos no time. Nada de estrutura em matriz, porque eu acho que na situação em que estamos, é importante nos concentrarmos no básico”, completou Seidl.

O dirigente alemão disse ainda que o crescimento da nova estrutura da equipe será abordado “nos próximos meses e anos”, mas a simplicidade vai estar no centro das decisões. Segundo ele, “é muito perigoso neste mundo complexo ficar preso a detalhes que só importam quando o básico já está certo”.

“Você certamente não vencerá um campeonato mundial se os últimos detalhes não estiverem corretos”, adicionou Seidl. “Mas neste momento é muito mais importante criar as condições que o time e a infraestrutura precisam para serem competitivos”.

Seidl co-liderou o projeto da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e recentemente descartou a oportunidade de liderar todas as linhas de automobilismo da marca alemã para se juntar à McLaren. Desde que assumiu o cargo, ele tem recebido carta branca de Zak Brown para ajustar a equipe da forma que precisar.

“Eu tenho uma boa sensação de que eu vou ter essa liberdade aqui e ao mesmo tempo o suporte necessário”, disse Seidl. “Eu faço o mesmo com minha equipe. Eu não sou um fã de microgestão, prefiro manter meu time sem amarras”.

“Eu desafio minha equipe a assumir riscos. Você precisa disso neste esporte. Quando você está atrás como nós estamos, você precisa se arriscar no desenvolvimento, mas ao mesmo tempo você precisa aceitar que erros serão cometidos”.

GALERIA: Relembre todos os carros da McLaren na Fórmula 1

1966: McLaren-Ford M2B
Piloto: Bruce McLaren
1967: McLaren-BRM M4B
Piloto: Bruce McLaren
1967-1968: McLaren-BRM M5A
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme
1968-1970: McLaren-Ford M7A
Pilotos: Bruce McLaren, Dan Gurney, Denis Hulme
1969-1971: McLaren-Ford M7C
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme
1969: McLaren-Ford M9A
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Derek Bell
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Dan Gurney, Andrea de Adamich
1970: McLaren-Ford M14D
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Peter Gethin, Dan Gurney, Andrea de Adamich
1970-1971: McLaren-Ford M14A
Pilotos: Denis Hulme, Peter Gethin, Jackie Oliver
1972-1973: McLaren-Ford M19C
Pilotos: Denis Hulme, Peter Revson, Brian Redman, Jody Scheckter
1973-1978: McLaren-Ford M23
Pilotos: Denis Hulme, Emerson Fittipaldi, Mike Hailwood, David Hobbs, Jochen Mass, James Hunt, Gilles Villeneuve
1976-1979: McLaren-Ford M26
Pilotos: James Hunt, Patrick Tambay, Bruno Giacomelli
1979: McLaren-Ford M28
Pilotos: Patrick Tambay, John Watson
1979-1981: McLaren-Ford M29F
Pilotos: John Watson, Andre de Cesaris
1980: McLaren M30
Pilotos: John Watson, Alain Prost
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1
Pilotos: John Watson, Andrea de Cesaris
1982: McLaren-Ford MP4/1B
Pilotos: John Watson, Niki Lauda
1983: McLaren-Porsche MP4/1E
Pilotos: John Watson, Niki Lauda
1984: McLaren-Porsche MP4/2
Pilotos: Niki Lauda, Alain Prost
1985: McLaren-Porsche MP4/2B
Pilotos: Niki Lauda, Alain Prost
1986: McLaren-Porsche MP4/2C
Pilotos: Alain Prost, Keke Rosberg
1987: McLaren-Porsche MP4/3
Pilotos: Alain Prost, Stefan Johansson
1988: McLaren-Honda MP4/4
Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna
1989: McLaren-Honda MP4/5
Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna
1990: McLaren-Honda MP4/5B
Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1991: McLaren-Honda MP4/6
Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1992: McLaren-Honda MP4/6B
Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1992: McLaren MP4/7A
Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1993: McLaren-Ford MP4/8
Pilotos: Ayrton Senna, Michael Andretti, Mika Häkkinen
1994: McLaren-Peugeot MP4/9
Pilotos: Mika Häkkinen, Martin Brundle, Philippe Alliot
1995: McLaren-Mercedes MP4/10
Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B
Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell, Nigel Mansell, Jan Magnussen
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C
Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell
1996: McLaren-Mercedes MP4/11
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1997: McLaren-Mercedes MP4/12
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1998: McLaren-Mercedes MP4/13
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1999: McLaren-Mercedes MP4/14
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
2000: McLaren-Mercedes MP4/15
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
2001: McLaren-Mercedes MP4-16
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17
Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D
Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen
2004: McLaren-Mercedes MP4-19
Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen
2005: McLaren-Mercedes MP4-20
Pilotos: Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Alexander Wurz
2006: McLaren-Mercedes MP4-21
Pilotos: Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Pedro de la Rosa
2007: McLaren-Mercedes MP4-22
Pilotos: Lewis Hamilton, Fernando Alonso
2008: McLaren-Mercedes MP4-23
Pilotos: Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen
2009: McLaren-Mercedes MP4-24
Pilotos: Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen
2010: McLaren-Mercedes MP4-25
Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button
2011: McLaren-Mercedes MP4-26
Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button
2012: McLaren-Mercedes MP4-27
Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button
2013: McLaren-Mercedes MP4-28
Pilotos: Jenson Button, Sergio Perez
2014: McLaren-Mercedes MP4-29
Pilotos: Jenson Button, Kevin Magnussen
2015: McLaren-Honda MP4-30
Pilotos: Jenson Button, Fernando Alonso, Kevin Magnussen
2016: McLaren-Honda MP4-31
Pilotos: Jenson Button, Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne
2017: McLaren-Honda MCL32
Pilotos: Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne, Jenson Button
2018: McLaren-Renault MCL33
Pilotos: Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne
2019: McLaren-Renault MCL34
Pilotos: Carlos Sainz Jr, Lando Norris
58

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior GALERIA: No 1007º GP da F1, Red Bull terá pintura de James Bond
Próximo artigo GALERIA: Veja as atualizações aerodinâmicas para o GP da Grã-Bretanha de F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil