Recomendado para você

F1 - Ralf Schumacher pede a saída de Stroll: "Não é mais aceitável"

F1 - Ralf Schumacher pede a saída de Stroll: "Não é mais aceitável"

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1 - Ralf Schumacher pede a saída de Stroll: "Não é mais aceitável"
F1: Teto de gastos tornou possível o título da McLaren, diz Wolff

F1: Teto de gastos tornou possível o título da McLaren, diz Wolff

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Teto de gastos tornou possível o título da McLaren, diz Wolff
Analisando os números do efeito solo na F1: quais equipes se deram melhor nesse regulamento?

Analisando os números do efeito solo na F1: quais equipes se deram melhor nesse regulamento?

Fórmula 1
Fórmula 1
Analisando os números do efeito solo na F1: quais equipes se deram melhor nesse regulamento?
F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"

F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"
Câmara é 2º e Fittipaldi 19º no primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi

Câmara é 2º e Fittipaldi 19º no primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi

FIA F2
FIA F2
Yas Marina
Câmara é 2º e Fittipaldi 19º no primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi
Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar

Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar

Indy
Indy
Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar
F1 - Norris destaca papel de Gil de Ferran na trajetória pelo título: "Foi um mentor para mim"

F1 - Norris destaca papel de Gil de Ferran na trajetória pelo título: "Foi um mentor para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Norris destaca papel de Gil de Ferran na trajetória pelo título: "Foi um mentor para mim"
MotoGP volta atrás e mantém 'asa de perna' para 2026

MotoGP volta atrás e mantém 'asa de perna' para 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP volta atrás e mantém 'asa de perna' para 2026
Últimas notícias

"O chamado espírito das regras não existe", defende Newey

Projetista da Red Bull reconhece que usa de brechas no regulamento e se diz irritado com perseguição da FIA e dos rivais

Encontrar pontos falhos no regulamento é a especialidade do projetista da Red Bull, Adrian Newey. E, nesta temporada, o engenheiro teve de rebolar para encontrar uma solução para a falta de pressão aerodinâmica gerada pelo difusor soprado, proibido de 2011 para 2012. Depois de penar no início do ano, Newey conseguiu, com os saltos de Valência e de Cingapura, tornar o RB8 o melhor carro do grid.

Mas isso não aconteceu sem uma ou outra briga com a FIA e os rivais, que acusavam a equipe de estar violando o espírito das regras. Porém, para Newey, se não está escrito, está permitido. “O fato é que o chamado espírito das regras não existe. Se você encontra um buraco que lhe permite defender o propósito de uma regra existente, mas sem violá-la, precisamos ver se é factível. Essa é a natureza da F-1. Sim, encontramos algumas possibilidades que talvez as regras não provinham, mas não proibiam”, afirmou à Autosprint.

Newey acredita que essa capacidade de encontrar buracos no regulamento faça com que a Red Bull sempre esteja na mira dos rivais e da FIA, mas não há muito que eles possam fazer. “Isso deixa as pessoas loucas, mas me irrita ficar constantemente sob ataque, pois a realidade é que as outras equipes e a FIA sempre estão de olho em nós. Mas eles nunca encontram nenhuma regra que tenhamos quebrado.”

Mesmo assim, Newey revelou que a Red Bull passou por maus bocados no início do ano, tendo de redesenhar completamente o carro, baseado no princípio proibido do difusor soprado, enquanto os rivais puderam continuar seus modelos anteriores. “Infelizmente, percebemos mesmo antes do início da temporada que demoraria algum tempo para compreender o carro. Estávamos preocupados. O problema era o escapamento soprado que introduzimos em 2010 e que era a base do carro de 2011. Tudo, incluindo a posição das baterias, era baseado nisso.”

Artigo anterior FIA divulga texto final do regulamento para ano que vem
Próximo artigo Jackie Stewart celebra melhor geração desde os anos 1960

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros