Recomendado para você

F1: Alonso diz 'se ver' em Verstappen e compara Norris x Piastri a briga com Hamilton na McLaren em 2007

F1: Alonso diz 'se ver' em Verstappen e compara Norris x Piastri a briga com Hamilton na McLaren em 2007

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Alonso diz 'se ver' em Verstappen e compara Norris x Piastri a briga com Hamilton na McLaren em 2007
F1 - Hamilton retruca crítica feita pelo presidente da Ferrari: "Todos precisamos assumir responsabilidade"

F1 - Hamilton retruca crítica feita pelo presidente da Ferrari: "Todos precisamos assumir responsabilidade"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Hamilton retruca crítica feita pelo presidente da Ferrari: "Todos precisamos assumir responsabilidade"
F1: Russell coloca desempenho da McLaren para GP de Las Vegas 'em xeque'

F1: Russell coloca desempenho da McLaren para GP de Las Vegas 'em xeque'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Russell coloca desempenho da McLaren para GP de Las Vegas 'em xeque'
FIA revisará punições na F1 após queixa generalizada dos pilotos; entenda

FIA revisará punições na F1 após queixa generalizada dos pilotos; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
FIA revisará punições na F1 após queixa generalizada dos pilotos; entenda
F1: Bortoleto reage à revelação de Verstappen sobre Red Bull e Gabriel

F1: Bortoleto reage à revelação de Verstappen sobre Red Bull e Gabriel

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto reage à revelação de Verstappen sobre Red Bull e Gabriel
CEO da F1 coloca 'lenha na fogueira' e aposta em penta de Verstappen

CEO da F1 coloca 'lenha na fogueira' e aposta em penta de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
CEO da F1 coloca 'lenha na fogueira' e aposta em penta de Verstappen
F1 - Stroll rebate Colapinto por 'defesa' a Bortoleto': "Frustrado com a vida"

F1 - Stroll rebate Colapinto por 'defesa' a Bortoleto': "Frustrado com a vida"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Stroll rebate Colapinto por 'defesa' a Bortoleto': "Frustrado com a vida"
F1 - Bortoleto destaca aprendizados do Brasil e projeta GP de Las Vegas: "Não vou diminuir o ritmo"

F1 - Bortoleto destaca aprendizados do Brasil e projeta GP de Las Vegas: "Não vou diminuir o ritmo"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Bortoleto destaca aprendizados do Brasil e projeta GP de Las Vegas: "Não vou diminuir o ritmo"
Últimas notícias

"O chamado espírito das regras não existe", defende Newey

Projetista da Red Bull reconhece que usa de brechas no regulamento e se diz irritado com perseguição da FIA e dos rivais

Encontrar pontos falhos no regulamento é a especialidade do projetista da Red Bull, Adrian Newey. E, nesta temporada, o engenheiro teve de rebolar para encontrar uma solução para a falta de pressão aerodinâmica gerada pelo difusor soprado, proibido de 2011 para 2012. Depois de penar no início do ano, Newey conseguiu, com os saltos de Valência e de Cingapura, tornar o RB8 o melhor carro do grid.

Mas isso não aconteceu sem uma ou outra briga com a FIA e os rivais, que acusavam a equipe de estar violando o espírito das regras. Porém, para Newey, se não está escrito, está permitido. “O fato é que o chamado espírito das regras não existe. Se você encontra um buraco que lhe permite defender o propósito de uma regra existente, mas sem violá-la, precisamos ver se é factível. Essa é a natureza da F-1. Sim, encontramos algumas possibilidades que talvez as regras não provinham, mas não proibiam”, afirmou à Autosprint.

Newey acredita que essa capacidade de encontrar buracos no regulamento faça com que a Red Bull sempre esteja na mira dos rivais e da FIA, mas não há muito que eles possam fazer. “Isso deixa as pessoas loucas, mas me irrita ficar constantemente sob ataque, pois a realidade é que as outras equipes e a FIA sempre estão de olho em nós. Mas eles nunca encontram nenhuma regra que tenhamos quebrado.”

Mesmo assim, Newey revelou que a Red Bull passou por maus bocados no início do ano, tendo de redesenhar completamente o carro, baseado no princípio proibido do difusor soprado, enquanto os rivais puderam continuar seus modelos anteriores. “Infelizmente, percebemos mesmo antes do início da temporada que demoraria algum tempo para compreender o carro. Estávamos preocupados. O problema era o escapamento soprado que introduzimos em 2010 e que era a base do carro de 2011. Tudo, incluindo a posição das baterias, era baseado nisso.”

Artigo anterior FIA divulga texto final do regulamento para ano que vem
Próximo artigo Jackie Stewart celebra melhor geração desde os anos 1960

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros