"O chamado espírito das regras não existe", defende Newey
Projetista da Red Bull reconhece que usa de brechas no regulamento e se diz irritado com perseguição da FIA e dos rivais
Encontrar pontos falhos no regulamento é a especialidade do projetista da Red Bull, Adrian Newey. E, nesta temporada, o engenheiro teve de rebolar para encontrar uma solução para a falta de pressão aerodinâmica gerada pelo difusor soprado, proibido de 2011 para 2012. Depois de penar no início do ano, Newey conseguiu, com os saltos de Valência e de Cingapura, tornar o RB8 o melhor carro do grid.
Mas isso não aconteceu sem uma ou outra briga com a FIA e os rivais, que acusavam a equipe de estar violando o espírito das regras. Porém, para Newey, se não está escrito, está permitido. “O fato é que o chamado espírito das regras não existe. Se você encontra um buraco que lhe permite defender o propósito de uma regra existente, mas sem violá-la, precisamos ver se é factível. Essa é a natureza da F-1. Sim, encontramos algumas possibilidades que talvez as regras não provinham, mas não proibiam”, afirmou à Autosprint.
Newey acredita que essa capacidade de encontrar buracos no regulamento faça com que a Red Bull sempre esteja na mira dos rivais e da FIA, mas não há muito que eles possam fazer. “Isso deixa as pessoas loucas, mas me irrita ficar constantemente sob ataque, pois a realidade é que as outras equipes e a FIA sempre estão de olho em nós. Mas eles nunca encontram nenhuma regra que tenhamos quebrado.”
Mesmo assim, Newey revelou que a Red Bull passou por maus bocados no início do ano, tendo de redesenhar completamente o carro, baseado no princípio proibido do difusor soprado, enquanto os rivais puderam continuar seus modelos anteriores. “Infelizmente, percebemos mesmo antes do início da temporada que demoraria algum tempo para compreender o carro. Estávamos preocupados. O problema era o escapamento soprado que introduzimos em 2010 e que era a base do carro de 2011. Tudo, incluindo a posição das baterias, era baseado nisso.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.