Últimas notícias

Ocon relembra briga com Verstappen em Interlagos e fala de respeito com holandês

Prestes a voltar à F1 em 2020, francês falou sobre relação com piloto da Red Bull e com Charles Leclerc desde os tempos do kart

Max Verstappen, Red Bull Racing and Esteban Ocon, Racing Point Force India square up after the race following their on track crash

Uma das poucas mudanças do grid da F1 para 2020 será o retorno de Esteban Ocon, na vaga de Nico Hulkenberg, na Renault. O francês, que teve passagens pela Manor e Force India (hoje Racing Point), esteve ligado ao programa da Mercedes até o ano passado, quando foi piloto reserva do time de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

Um dos episódios mais marcantes da carreira de Ocon até agora foi o GP do Brasil de 2018. Retardatário, o francês tentava tirar a volta do líder, Max Verstappen, mas acabou se chocando com a Red Bull no S do Senna. Após a corrida, o holandês foi tirar satisfações com o piloto da Force India e acabou punido pela FIA, tendo que ‘pagar’ em serviços comunitários.

Leia também:

Durante entrevista à ESPN, Ocon relembrou o episódio e falou da relação com Verstappen, que vem desde os tempos de kart.

“Como profissionais, o importante é não ter problemas, e o que aconteceu da última vez na pista, ficou por lá e temos de pensar em separado. Mas, é claro, havia alguma tensão nos dias em que estávamos competindo muito de perto, mas sempre tivemos respeito, e isso é importante.”

“Corríamos muito de perto no kart quando nos conhecemos, mas também com Charles Leclerc. Provavelmente foi ainda mais quente com ele. Quando eu saí do kart, eles ainda estavam correndo juntos, e houve faíscas algumas vezes no kart.”

“Na Fórmula 3, estávamos disputando o título. Foi uma grande rivalidade, como sempre houve em qualquer esporte entre dois pilotos. Mas como disse, o mais importante é pensar na pista. Fora dela, tem que ser respeitoso.”

Em 2014, Ocon levou a melhor sobre Verstappen, conquistando o título da F3 europeia, uma das categorias de acesso mais duras do automobilismo.

Relembre todas as vitórias de Verstappen na F1

GP da Espanha de 2016
A corrida foi a primeira de Verstappen na Red Bull. O holandês substituiu Daniil Kvyat, rebaixado para a Toro Rosso.
GP da Espanha de 2016
Na largada, Rosberg ultrapassou o pole Hamilton, que tentou retomar a liderança na sequência. O britânico, porém, errou o bote e tirou as duas Mercedes da prova.
GP da Espanha de 2016
O caminho ficou aberto para a vitória de Verstappen, que soube administrar bem a vantagem à frente.
GP da Espanha de 2016
Com o triunfo, o holandês se tornou o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1.
GP da Espanha de 2016
Raikkonen e Vettel completaram o pódio da agitada etapa espanhola.
GP da Malásia de 2017
Verstappen herdou a posição de largada de Raikkonen, que teve problemas com sua Ferrari, atrás do pole Hamilton.
GP da Malásia de 2017
Com ritmo melhor que o da Mercedes, o holandês superou Hamilton e venceu em Sepang.
GP da Malásia de 2017
Daniel Ricciardo completou o pódio na segunda vitória de Verstappen pela Red Bull.
GP da Malásia de 2017
Verstappen vibra com o triunfo na Malásia.
GP da Malásia de 2017
O holandês já se colocava como rival de Ricciardo dentro da Red Bull, dando pontapé à tensão com o australiano.
GP do México de 2017
Verstappen largou em segundo, atrás do pole Vettel, que tentava sobrevida na briga pelo título com Hamilton.
GP do México de 2017
Verstappen ultrapassou o tetracampeão no início da prova e despontou na liderança.
GP do México de 2017
O holandês chegou a ultrapassar Hamilton como retardatário antes de vencer no Hermanos Rodríguez.
GP do México de 2017
Dominante vitória de Verstappen no circuito mexicano, no qual ele voltaria a vencer no ano seguinte.
GP do México de 2017
Bottas chegou em segundo, à frente do conterrâneo ferrarista Raikkonen.
GP da Áustria de 2018
Na corrida do ano passado em Spielberg, Verstappen largou em quarto.
GP da Áustria de 2018
Logo no começo da prova, o holandês ascendeu uma posição, superando Raikkonen.
GP da Áustria de 2018
No fim das contas, as duas Mercedes abandonaram e Verstappen triunfou. Nesta foto, ele conversa com o pai Jos no Red Bull Ring.
GP da Áustria de 2018
Mais uma grande vitória de Verstappen, que já vivia forte tensão com o ex-companheiro Ricciardo.
GP da Áustria de 2018
Raikkonen chegou em segundo, à frente do companheiro Vettel.
GP do México de 2018
Em sua segunda vitória no México, Verstappen largou em segundo, atrás de Ricciardo.
GP do México de 2018
O holandês despachou o então companheiro no começo da prova e despontou na liderança após sofrer ataque de Hamilton.
GP do México de 2018
Verstappen conseguiu abrir distância para o britânico e rumou para mais uma dominante vitória.
GP do México de 2018
Vettel chegou em segundo e Raikkonen completou mais um pódio em sua extensa carreira.
GP do México de 2018
Festa com champanhe para Verstappen, consolidado como primeiro piloto da Red Bull.
GP da Áustria de 2019
As coisas começaram ruins para Verstappen, que caiu de segundo para sétimo após péssima largada. No entanto, ele se recuperou e brilhou com várias ultrapassagens. A foto acima antecede o bote do holandês sobre Vettel a 20 voltas do fim da prova em Spielberg.
GP da Áustria de 2019
Logo após, Verstappen não tomou conhecimento de Bottas e assumiu a segunda posição.
GP da Áustria de 2019
A 3 voltas do fim, o holandês foi com tudo para cima de Leclerc. Com direito a toque entre os pilotos, Verstappen conseguiu ultrapassar para vencer no Red Bull Ring.
GP da Áustria de 2019
A manobra foi mais um motivo de delírio para a torcida da Red Bull na casa da equipe. Os trajes laranjas comprovam a idolatria ao holandês.
GP da Áustria de 2019
O pódio mostra Leclerc contrariado. O monegasco não concordou com a manobra do vencedor. Após três horas de reuniões, os comissários decidiram que o 'lance' foi normal e confirmaram a vitória do holandês.
GP da Alemanha de 2019
Verstappen teve uma largada ruim e caiu para a quarta posição após se classificar em segundo para a prova de Hockenheim. Mas logo nas primeiras voltas o holandês conseguiu ultrapassar Kimi Raikkonen e assumir o terceiro posto.
GP da Alemanha de 2019
Na sequência, o piloto da Red Bull passou a perseguir a dupla da Mercedes. No entanto, o vem e vai da chuva acabou bagunçando o grid e o holandês chegou a ficar mais para trás após as trocas de pneus.
GP da Alemanha de 2019
Mas uma série de incidentes com os rivais, aliado às boas decisões da Red Bull na escolha dos pneus para cada momento da 'corrida maluca' e a constante entrada do safety car, permitiram que Verstappen assumisse a ponta, enquanto os adversários colecionavam erros.
GP da Alemanha de 2019
Após assumir a liderança, o holandês foi preciso em sua pilotagem. Sem cometer erros e ainda anotando a melhor volta da corrida, Verstappen precisou apenas manter o controle da distância sobre os rivais para garantir a segunda vitória em 2019.
GP da Alemanha de 2019
Foi a sétima vitória do "Mad Max" e a 61ª da Red Bull. E mais uma vez, o jovem holandês superou os rivais em uma prova cheia de emoção. De quebra, a Honda faturou a segunda vitória como fornecedora de motores desde o retorno à categoria.
GP do Brasil de 2019
O holandês largou na ponta após se afirmar no classificatório e não deu chances para Hamilton.
GP do Brasil de 2019
A batalha passou para a estratégia, mas Max fez valer seu talento e repassou Hamilton após perder a posição nos boxes.
GP do Brasil de 2019
No fim das contas, novo pit stop demoveu Hamilton para quarto, mas o britânico bateu em Albon, tirando o companheiro de Verstappen do pódio. Melhor para Pierre Gasly, que chegou atrás de seu ex-parceiro.
GP do Brasil de 2019
Festa da Red Bull e da Toro Rosso no pódio. Hamilton ainda tomaria punição pela batida e caiu para sétimo, saindo do top-3.
GP do Brasil de 2019
O pódio foi completado por Carlos Sainz, da McLaren. O espanhol foi o primeiro companheiro de Verstappen na F1, ainda na Toro Rosso.
40

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ferrari terá dois chassis diferentes para os testes de pré-temporada
Próximo artigo Com investimento de R$ 82 milhões, Renault admite que faltou liderança técnica em 2019

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil