Para Wolff, duelo Alonso-Hamilton prova que F1 precisa modificar traçado de Mônaco
Mas chefe da Mercedes admite que pedido pode ser otimista demais, devido às limitações de espaço do local
Para o chefe da Mercedes, Toto Wolff, a disputa entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton, com o piloto da Alpine segurando o heptacampeão e outros pilotos no GP do último domingo é a prova de que a Fórmula 1 precisa considerar modificações ao traçado de Mônaco.
Com o grid trocando os pneus de pista molhada pelos slicks, Hamilton ficou preso atrás de Alonso na luta pela sétima posição, com o britânico ficando na cola do ex-companheiro de McLaren até o fim da prova na volta 64 pelo tempo transcorrido.
Para aumentar ainda mais a frustração de Hamilton, Alonso vinha tão lento que isso permitiu que Lando Norris abrisse mais de 30s para os dois, o que lhe deu uma parada grátis, podendo colocar pneus novos e buscar a volta mais rápida.
Alonso explicou que teve que reduzir seu ritmo para garantir que os pneus médios durassem até o fim da corrida, afirmando que as críticas de Hamilton não eram problemas seus. Esse incidente lembrou o de Enrique Bernoldi e David Coulthard, em 2001, quando o escocês da McLaren ficou preso atrás do brasileiro por 35 voltas.
Segundo Wolff, a impossibilidade de Hamilton em encontrar um ponto de ultrapassagem apesar de chegar ao ponto de ser cinco segundos mais rápidos por volta provam mais uma vez que é preciso considerar modificações ao circuito do principado.
"O que vimos é outra lição de que posição de pista é tudo em Mônaco. Cinco segundos é como um carro de F2, mas sim, acho que precisamos olhar. É um espetáculo muito belo aqui, um lugar incrível de se estar, mas precisamos olhar para o traçado, porque fomos cinco segundos por volta mais rápidos e ainda assim não conseguimos ultrapassar".
Mudança no traçado seria "pensamento positivo"
Photo by: Red Bull Content Pool
A pista estreita e cheia de curvas de Mônaco, além dos aspectos comercial e organizacional do GP, seguiam intocáveis há décadas, mas sua posição no calendário passou a ser pressionada desde que a Liberty Media assumiu o esporte, com o objetivo de levar a F1 a novos mercados ainda pouco explorados.
Wolff espera que seja fechado um acordo para a manutenção da prova, mas admitiu que a mudança no traçado pode ser apenas "pensamento positivo", reconhecendo que há poucas chances de ultrapassagem na pista sem recorrer a medidas drásticas.
"Acho que há um debate comercial a ser feito, mas ambas as partes encontrarão um meio termo, porque precisamos de Mônaco e Mônaco precisa da F1. Com esse layout, talvez seja pensamento positivo. Não sei onde mais poderíamos correr, e o túnel já é rápido, mas não sei o que pode ser feito".
"Talvez podemos nos livrar da chicane após o túnel, criando uma longa reta. E talvez a Tabac, não sei... a Tabac seria muito rápida. Talvez adicionar alguma frenagem lá, mas eu não sou designer".
VÍDEO: Confusão nos pits tirou vitória de Leclerc?
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST #179: O que Hamilton e Russell podem conseguir com melhora da Mercedes?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.