Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto
Últimas notícias

Pilotos querem pneus mais duráveis para F1 em 2017

A Pirelli tem recebido pedidos dos pilotos para repensar conceito dos pneus para 2017; objetivo é poder andar rápido o tempo todo em vez de ter que poupar borracha durante corridas

Pneus Pirelli
Pneus Pirelli
Pirelli tyres
Pirelli tires
Niki Lauda, Mercedes com Paul Hembery, Pirelli Motorsport
Jun Matsuzaki, Sahara Force India F1 Team Senior Tyre Engineer with Pirelli tyres
Romain Grosjean, Lotus F1 Team com  Alex Wurz, e Sebastian Vettel, Ferrari
Felipe Massa, Williams com Alex Wurz
Mercedes AMG F1 Pirelli tyres

Os pilotos da Fórmula 1 querem pneus mais duráveis para a temporada 2017. Quando a Pirelli retornou à categoria, em 2011, o pedido da F1 foi no sentido de uma borracha com maior nível de degradação, buscando melhorar o espetáculo e modificar a relação de forças durante as corridas.

No entanto, tal abordagem deixou os pilotos um tanto quanto frustrados, pois eles acabaram tendo que administrar o estado dos pneus durante as provas em vez de andar rápido o tempo todo. Após discussões dentro da GPDA (Grand Prix Drivers' Association), impulsionada pelos resultados da pesquisa global feita pela associação dos pilotos, há o pedido por mudanças.

Alex Wurz, presidente da GPDA, diz que os pilotos são unânimes no desejo de pneus mais duráveis, pois o desejo deles é proporcionar um espetáculo mais emocionante aos fãs. "os pilotos deixaram bem claro que gostariam que a Pirelli produzisse um pneu mais rápido em curvas e seguro", disse Wurz à BBC.

 

 

"Se nossa vontade for atendida, teremos pilotos felizes. Com isso, veremos performances autênticas e honestas, uma boa imagem do produto e os carros apresentarão o máximo de performance. É o que queremos e, de acordo com a pesquisa que fizemos no ano passado, o que os fãs esperam", afirmou.

Opinião dos fãs

Na pesquisa da GPDA, conduzida em parceria com o Motorsport.com, os fãs deixaram claro que desejam que a F1 proporcione mais espetáculo sem que seja necessário o uso de artifícios - apenas 13% foram a favor de pneus com alto nível de desgaste.

Pilotos e representantes das equipes devem se encontrar com a Pirelli antes do início da temporada para conversar sobre o que pode ser feito para 2017, quando pneus mais largos devem ser introduzidos novamente na categoria.

Os dirigentes da fabricante italiana declararam publicamente em mais de uma situação que não há problema em adotar qualquer diretriz que a categoria deseje.

Preocupação com a segurança

Embora o conceito de pneus mais velozes possa parecer uma ideia oposta ao desejo de mais segurança para os pilotos, Wurz acredita que não haverá problemas nesse sentido.

"Os níveis de segurança dos carros e das pistas foram pensados levando em consideração as altas velocidades. Já vimos carros mais rápidos nas curvas no passado. Em 2009, por exemplo, os carros eram praticamente 50km/h mais velozes no contorno de curvas", disse.

"Ao mesmo tempo em que nós, pilotos, queremos minimizar os riscos - fazendo uso das novas tecnologias e todo o know-how desenvolvido pela F1 ao longo dos anos - sabemos dos riscos inerentes ao entrar em uma pista de corrida", completou.

Artigo anterior Webber vê Maldonado como pior piloto da F1 atualmente
Próximo artigo Ricciardo lidera 1º dia de teste da F1 com pneus de chuva

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros