Últimas notícias

Podcast #002 - Massa participa e fala 10 anos após acidente: 'Sou grato por ter continuado'

Nesta edição do podcast Motorsport.com Brasil, recebemos Felipe Massa, que falou sobre seu acidente na Hungria, há 10 anos, com exclusividade

Podcast 2

Na segunda edição do podcast Motorsport.com Brasil, Gustavo Faldon, Erick Gabriel, Carlos Costa e Felipe Motta recebem Felipe Massa, que relembrou o seu acidente na Hungria na Fórmula 1, que completa 10 anos no dia 25 de julho.

Leia também:

"Em 10 anos do acidente o que me passa na cabeça é que sou muito grato pelo que aconteceu, por ter sido o meu dia, porque muita gente fala em falta de sorte. Se você olhar o que aconteceu, eu tive falta de sorte porque a mola veio parar na minha cabeça, mas tive muita sorte porque estou aqui, vivendo a vida, encerrei a carreira do jeito que gostaria. Tenho muita saúde, sou muito grato por tudo aqui que aconteceu, por ter continuado a viver minha vida do mesmo jeito de antes", disse Massa, com exclusividade ao Motorsport.com. (Veja abaixo galeria com curiosidades da carreira do brasileiro)

Ouça o podcast Motorsport.com Brasil (entrevista de Felipe Massa começo no minuto 29):

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

A CARREIRA COMO PILOTO

Massa estreou nessa temporada na Fórmula E, após carreira respeitada na Fórmula 1, onde conseguiu ser vice-campeão mundial em 2008. O Motorsport.com preparou uma galeria com 20 curiosidades sobre a trajetória do brasileiro na F1. Você sabia de tudo isso?

Massa conquistou seu primeiro ponto na F1 logo em sua segunda corrida no mundial, na Malásia em 2002. Um sexto posto.
Em 2002, Massa foi ordenado a ceder posição para o parceiro Nick Heidfeld por duas vezes, no GP da Europa (onde não obedeceu) e no GP da Alemanha (quando acatou. Com clima ruim, ele saiu do time no fim do ano.
Massa liderou uma corrida pela primeira vez no GP do Brasil de 2004, por duas voltas.
Conquistando um sexto lugar em sua despedida da Sauber na China em 2005 – naquela que foi a última corrida da Sauber após a entrada da BMW -, Felipe Massa ganhou de presente seu carro do chefe, Peter Sauber.
Ele conquistou 41 pódios na carreira. O primeiro foi no GP da Europa de 2006.
A 1ª vitória de Massa na F1 (Turquia/2006) foi possibilitada apenas devido a uma rodada de Vitantonio Liuzzi. Com um Safety Car, ele e Schumacher foram para o box ao mesmo tempo, com o alemão saindo em 3º, atrás de Alonso. A Ferrari não pôde inverter as posições.
De todas as 11 vitórias na F1, em nenhuma Felipe Massa saiu de uma posição pior que o segundo lugar no grid.
Em 2007, Massa dividiu o recorde de pole positions com Lewis Hamilton: seis para cada um.
Massa ficou a um ponto do título de 2008, mas foi quem mais venceu provas na temporada: seis contra cinco do campeão, Lewis Hamilton.
Massa liderou o mundial por duas vezes na carreira, se tornando o único brasileiro a conseguir a façanha após Ayrton Senna. Foi após os GPs da França de 2008 e da Malásia de 2010.
O acidente mais sério de sua carreira foi no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou sua cabeça. Massa só voltou a correr em 2010.
O polêmico GP da Alemanha de 2010 foi exatamente um ano depois do incidente na classificação para o GP da Hungria de 2009 (25 de julho).
Massa não conseguiu chegar à frente do companheiro de Ferrari Fernando Alonso em uma corrida que ambos tivessem concluído entre os GPs da China de 2011 e da Índia de 2013 (52 provas).
O brasileiro também ficou sem se classificar à frente do espanhol entre os GPs do Canadá de 2011 e Malásia 2013 (34 provas).
Massa é o brasileiro que mais subiu ao pódio no GP do Brasil. Foram cinco vezes, duas como vencedor.
Sua última de 16 pole positions foi conquistada no GP da Áustria de 2014. Foi a única vez que um carro que não fosse Mercedes, Ferrari ou Red Bull largou em primeiro na era turbo-híbrida da F1.
O último pódio de Massa (e também ultimo do Brasil na F1) foi no GP da Itália de 2015.
Massa foi desclassificado em dois GPs: GP do Canadá 2007 (por sair do box com a luz vermelha acesa) e GP do Brasil 2015 (por seu pneu traseiro ultrapassar a temperatura limite durante a prova).
A última vez que Massa liderou uma corrida foi na Inglaterra, em 2015. Foi por 19 voltas. Ao todo ele liderou 936 voltas na carreira.
Mesmo com grande carreira na F1, Massa superou o companheiro de equipe ao final do ano apenas em 2005 (na Sauber, com Jacques Villeneuve), em 2008 (na Ferrari, com Kimi Raikkonen) e em 2017 (na Williams, com Lance Stroll).
20

PODCAST

Além da participação especial de Massa, o podcast também aborda a prévia do GP da Alemanha de Fórmula 1 neste fim de semana, a etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car que aconteceu no último domingo, além da IndyCar e NASCAR.

In this article
Fórmula 1
Indy
Stock Car
Felipe Massa
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Norris: Carros da F2 exigem muito mais do físico do que os da F1
Próximo artigo McLaren não crê em trapaça da Renault na briga dos construtores

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros