Recomendado para você

F1: Por que pneus podem decidir título entre Verstappen e as McLarens?

F1: Por que pneus podem decidir título entre Verstappen e as McLarens?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Por que pneus podem decidir título entre Verstappen e as McLarens?
Band, Sauber, carro efeito solo: as cinco "despedidas" da F1 no GP de Abu Dhabi

Band, Sauber, carro efeito solo: as cinco "despedidas" da F1 no GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Band, Sauber, carro efeito solo: as cinco "despedidas" da F1 no GP de Abu Dhabi
Conheça brasileira que trabalha em um dos departamentos mais importantes da NASCAR nos Estados Unidos

Conheça brasileira que trabalha em um dos departamentos mais importantes da NASCAR nos Estados Unidos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Conheça brasileira que trabalha em um dos departamentos mais importantes da NASCAR nos Estados Unidos
NASCAR Brasil: Casagrande celebra vitória na primeira corrida da decisão da Special Edition em Interlagos

NASCAR Brasil: Casagrande celebra vitória na primeira corrida da decisão da Special Edition em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Casagrande celebra vitória na primeira corrida da decisão da Special Edition em Interlagos
NASCAR Brasil: Dudu Barrichello crava a pole, mas abandona na terceira volta de Interlagos

NASCAR Brasil: Dudu Barrichello crava a pole, mas abandona na terceira volta de Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Dudu Barrichello crava a pole, mas abandona na terceira volta de Interlagos
Fórmula E - Mortara chama Di Grassi de "idiota" e brasileiro rebate: "Não sabe o que tá fazendo"

Fórmula E - Mortara chama Di Grassi de "idiota" e brasileiro rebate: "Não sabe o que tá fazendo"

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Fórmula E - Mortara chama Di Grassi de "idiota" e brasileiro rebate: "Não sabe o que tá fazendo"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao domingo de corrida no GP de Abu Dhabi, final da temporada 2025

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao domingo de corrida no GP de Abu Dhabi, final da temporada 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao domingo de corrida no GP de Abu Dhabi, final da temporada 2025
ESPECIAL: O que a história da F1 nos diz sobre decisões com três candidatos ao título? Relembre todas as finais do tipo

ESPECIAL: O que a história da F1 nos diz sobre decisões com três candidatos ao título? Relembre todas as finais do tipo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
ESPECIAL: O que a história da F1 nos diz sobre decisões com três candidatos ao título? Relembre todas as finais do tipo

Polêmica dos difusores deve acabar com volta às regras de Valência

Dirigentes sinalizam um acordo iminente para banir a troca de mapeamento e liberar escapamentos

Carros devem mudar de novo para o GP da Alemanha

Por mais que os dirigentes digam que não querem falar mais sobre o assunto, a polêmica dos difusores soprados parece não ter fim. Durante o domingo de GP da Grã-Bretanha, muito se falou sobre um possível acordo entre as equipes para reverter a decisão que limitou o uso dos gases do escapamento nas freadas em 10%. O TotalRace ouviu alguns dos envolvidos na confusão.

De acordo com o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, o mais provável é que se retorne à configuração do GP da Europa, quando os escapamentos estavam liberados e apenas a mudança de mapeamento de motor entre a classificação e a corrida foi proibida.

“Há 99% de chance de voltar a como era em Valência, o que é um desafio para a gente fazer melhor. Sinto falar sobre este assunto. Creio que do ponto de vista processual o que aconteceu não foi justo. Isso seria mais sentato. Precisamos olhar para frente porque, caso contrário, para onde vamos? Acho que temos de voltar atrás pelo benecífio do esporte.”

Perguntado se a Ferrari concordaria em voltar atrás nas modificações de Silverstone mesmo após a vitória, Domenicali aproveitou para alfinetar os rivais.
“Você tem de ver todo o quadro. Não acho que os outros estão se comportando como estamos.”

O presidente da Associação das Equipes de F-1, a FOTA, Martin Whitmarsh, foi na mesma linha do chefe da Ferrari.

“Estamos quase lá. Esperamos que nos próximos dias possamos superar isso e vamos parar toda essa discussão sobre difusor aquecido, a frio, o que seja, e estabelecer um status quo até o final do ano. Um dos problemas na Fórmula 1 é que muitos agem pelo interesse próprio.”

Um dos mais prejudicados pela decisão, Eric Boullier, chefe da Renault, não quer esperar pela decisão final e já admitiu mudar os escapamentos do carro, único que os usa soprando para a frente – a única valia do sistema seria aproveitar os gases para melhorar a aerodinâmica do carro.

“Estou feliz em acabar com esse debate, com essa perda de tempo, e acho que voltar ao regulamento de Valência é a solução mais justa porque todos nós trabalhamos e desenvolvemos isto. Devemos mudar a configuração das saídas de escapamento, algo que devemos experimentar já na Alemanha. Agora temos de nos questionar sobre qual seria a melhor solução, mas não gostaria de simplesmente desistir de nosso conceito.”

Pilotando para uma das equipes que mais se beneficiaria com o fim dos escapamentos soprados nas freadas, Rubens Barrichello não acredita que as equipes cheguem a um acordo para que o regulamento volte a ser exatamente como antes de Valência.

“Para nós, é melhor não ter os escapamentos soprados. O desenvolvimento vai ser em cima do que eles decidirem. Ouvi dizer que a briga existe para que volte completamente como era antes. Eu espero que não. Com certeza não terão unanimidade.”

(Colaboraram Luis Fernando Ramos e Felipe Motta, de Silverstone)

Artigo anterior Para Massa, foi estratégia que o fez perder disputa com Hamilton
Próximo artigo Ordem de equipe a Webber dá o que falar após o GP da Grã-Bretanha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros