Fórmula 1
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

Promotor de GP do Brasil diz que F1 tem “99%” de chances de ficar em SP e que Bolsonaro é “pessimamente” assessorado

compartilhar
comentários
Promotor de GP do Brasil diz que F1 tem “99%” de chances de ficar em SP e que Bolsonaro é “pessimamente” assessorado
Por:
Co-autor: Carlos Costa
15 de nov de 2019 15:04

Tamas Rohonyi afirmou que decisão sobre qual autódromo vai receber F1 após 2021 deve sair no início do ano que vem

Um dos grandes assuntos do paddock da Fórmula 1 em Interlagos neste fim de semana é a continuidade da prova no circuito paulistano para depois de 2020, quando o contrato da empresa que organiza o evento com a categoria se encerra.

Atualmente, os donos dos direitos comerciais da F1 negociam com o consórcio Rio Motorsports para receber as corridas a partir de 2021, em um autódromo ainda a ser construído na região de Deodoro. As tratativas também acontecem com Interlagos, com reuniões entre representantes das duas partes em São Paulo e Londres nas últimas semanas.

Leia também:

Do lado paulista, Tamas Rohonyi, promotor do GP do Brasil, mantém o otimismo sobre a continuidade do trabalho em Interlagos. Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, ele fez questão de apontar a mesma porcentagem da probabilidade de permanência da F1 em São Paulo que o presidente Jair Bolsonaro usou pró-Rio quando Chase Carey, CEO da F1, esteve no Brasil.

“Acho que é a mesma porcentagem que o presidente (Jair Bolsonaro) mencionou (99%)”, disse Tamas. “Ou a F1 permanece aqui ou não haverá GP do Brasil. Não faço comentários sobre o Rio de Janeiro do que desconheço. O que eu sei é que há um terreno com árvores e bichos e até o momento continua sendo um terreno com árvores e bichos. Acho fisicamente impossível que aconteça em 2021 um evento internacional, mas tem gente que não acha.”

“O Rio se tornou uma opção pelo apoio do presidente, que teve Chase Carey ao seu lado e disse que a F1 estava de volta ao Rio de Janeiro em 99%. Hoje ele não falaria isso."

Questionado se Bolsonaro era mal instruído, Tamas não poupou palavras: “Pessimamente assessorado, pessimamente. Não havia motivo para falar isso. Para quem quer sediar um GP de F1 em 2021, em maio ele precisaria ter um autódromo funcionando. Estamos no final de 2019, você teria 16 meses para isso.”

Decisão e tempo pretendido

Neste ano, a F1 divulgou o calendário para 2020 no final de agosto e o mesmo deve acontecer para 2021, ano importante para a categoria, que estreará novo carro e um novo conjunto de regulamentos técnicos e esportivos.

Para Tamas, a decisão sobre o palco do GP do Brasil terá que acontecer antes, no início do próximo ano: “Terá que ser. O calendário de 2021 tem que ser discutido, para ser apresentado, no mais tardar, em agosto ou setembro.”

As pretensões da organização são de manter o GP do Brasil em São Paulo até 2030, não descartando um acordo com a metade do tempo, mas com uma opção de renovação automática. “Para nós, é um prazo muito bom. É cada vez mais difícil você trabalhar com prazos curtos. As grandes empresas fazem planejamento de longo prazo. A Heineken, por exemplo, o maior mercado dela é o Brasil, esses caras não trabalham com prazos de dois ou três anos".

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Confira todos os vencedores do GP do Brasil de F1

Galeria
Lista

2018: Lewis Hamilton, Mercedes

2018: Lewis Hamilton, Mercedes
1/47

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

2017: Sebastian Vettel, Ferrari

2017: Sebastian Vettel, Ferrari
2/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

2016: Lewis Hamilton, Mercedes

2016: Lewis Hamilton, Mercedes
3/47

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

2015: Nico Rosberg, Mercedes

2015: Nico Rosberg, Mercedes
4/47

Foto de: XPB Images

2014: Nico Rosberg, Mercedes

2014: Nico Rosberg, Mercedes
5/47

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

2013: Sebastian Vettel, Red Bull

2013: Sebastian Vettel, Red Bull
6/47

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

2012: Jenson Button, McLaren

2012: Jenson Button, McLaren
7/47

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

2011: Mark Webber, Red Bull

2011: Mark Webber, Red Bull
8/47

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

2010: Sebastian Vettel, Red Bull

2010: Sebastian Vettel, Red Bull
9/47

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

2009: Mark Webber, Red Bull

2009: Mark Webber, Red Bull
10/47

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

2008: Felipe Massa, Ferrari

2008: Felipe Massa, Ferrari
11/47

Foto de: XPB Images

2007: Kimi Raikkonen, Ferrari

2007: Kimi Raikkonen, Ferrari
12/47

Foto de: XPB Images

2006: Felipe Massa, Ferrari

2006: Felipe Massa, Ferrari
13/47

Foto de: Ferrari Media Center

2005: Juan Pablo Montoya, McLaren

2005: Juan Pablo Montoya, McLaren
14/47

Foto de: McLaren

2004: Juan Pablo Montoya, Williams

2004: Juan Pablo Montoya, Williams
15/47

Foto de: Shell Motorsport

2003: Giancarlo Fisichella, Jornan

2003: Giancarlo Fisichella, Jornan
16/47

Foto de: Lorenzo Bellanca / Motorsport Images

2002: Michael Schumacher, Ferrari

2002: Michael Schumacher, Ferrari
17/47

Foto de: BMW AG

2001: David Coulthard, McLaren

2001: David Coulthard, McLaren
18/47

Foto de: Sergio Sanderson

2000: Michael Schumacher, Ferrari

2000: Michael Schumacher, Ferrari
19/47

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

1999: Mika Hakkinen, McLaren

1999: Mika Hakkinen, McLaren
20/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1998: Mika Hakkinen, McLaren

1998: Mika Hakkinen, McLaren
21/47

Foto de: LAT Images

1997: Jacques Villeneuve, Williams

1997: Jacques Villeneuve, Williams
22/47

Foto de: LAT Images

1996: Damon Hill, Williams

1996: Damon Hill, Williams
23/47

Foto de: LAT Images

1995: Michael Schumacher, Benetton

1995: Michael Schumacher, Benetton
24/47

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

1994: Michael Schumacher, Benetton

1994: Michael Schumacher, Benetton
25/47

Foto de: LAT Images

1993: Ayrton Senna, McLaren

1993: Ayrton Senna, McLaren
26/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1992: Nigel Mansell, Williams

1992: Nigel Mansell, Williams
27/47

Foto de: LAT Images

1991: Ayrton Senna, McLaren

1991: Ayrton Senna, McLaren
28/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1990: Alain Prost, Ferrari

1990: Alain Prost, Ferrari
29/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1989: Nigel Mansell, Ferrari - (Jacarepaguá)

1989: Nigel Mansell, Ferrari - (Jacarepaguá)
30/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1988: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)

1988: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
31/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1987: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)

1987: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
32/47

Foto de: LAT Images

1986: Nelson Piquet, Williams - (Jacarepaguá)

1986: Nelson Piquet, Williams - (Jacarepaguá)
33/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1985: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)

1985: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
34/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1984: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)

1984: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
35/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1983: Nelson Piquet, Brabham - (Jacarepaguá)

1983: Nelson Piquet, Brabham - (Jacarepaguá)
36/47

Foto de: LAT Images

1982: Alain Prost, Renault - (Jacarepaguá)

1982: Alain Prost, Renault - (Jacarepaguá)
37/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1981: Carlos Reutemann, Williams - (Jacarepaguá)

1981: Carlos Reutemann, Williams - (Jacarepaguá)
38/47

Foto de: LAT Images

1980: Rene Arnoux, Renault

1980: Rene Arnoux, Renault
39/47

Foto de: LAT Images

1979: Jacques Laffite, Ligier

1979: Jacques Laffite, Ligier
40/47

Foto de: LAT Images

1978: Carlos Reutemann, Ferrari - (Jacarepaguá)

1978: Carlos Reutemann, Ferrari - (Jacarepaguá)
41/47

Foto de: LAT Images

1977: Carlos Reutemann, Ferrari

1977: Carlos Reutemann, Ferrari
42/47

Foto de: LAT Images

1976: Niki Lauda, Ferrari

1976: Niki Lauda, Ferrari
43/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1975: Carlos Pace, Brabham

1975: Carlos Pace, Brabham
44/47

Foto de: LAT Images

1974: Emerson Fittipaldi, McLaren

1974: Emerson Fittipaldi, McLaren
45/47

Foto de: LAT Images

1973: Emerson Fittipaldi, Lotus

1973: Emerson Fittipaldi, Lotus
46/47

Foto de: David Phipps

1972: Emerson Fittipaldi, Lotus - (Corrida não oficial da F1 em Interlagos)

1972: Emerson Fittipaldi, Lotus - (Corrida não oficial da F1 em Interlagos)
47/47

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Podcast: o que esperar do GP do Brasil de F1?

Nesta edição do podcast Motorsport.com Brasil, Carlos Costa e Gustavo Faldon falam sobre a expectativa para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

Próximo artigo
Hamilton homenageia 'Superman' Senna no capacete; veja fotos

Artigo anterior

Hamilton homenageia 'Superman' Senna no capacete; veja fotos

Próximo artigo

Albon lidera primeira sessão de treinos para o GP do Brasil de F1

Albon lidera primeira sessão de treinos para o GP do Brasil de F1
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Erick Gabriel