Fórmula 1
04 set
Próximo evento em
24 dias
R
GP da Toscana
11 set
Próximo evento em
31 dias
R
GP de Singapura
17 set
Canceled
R
GP da Rússia
25 set
Próximo evento em
45 dias
R
GP do Japão
08 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
23 out
Canceled
R
GP do México
30 out
Canceled
R
GP do Brasil
13 nov
Canceled
R
GP de Abu Dhabi
27 nov
Próximo evento em
108 dias

Promotor do GP do Brasil alerta que perda da corrida da F1 pode deixar automobilismo nacional 'morto por 40 anos'

compartilhar
comentários
Promotor do GP do Brasil alerta que perda da corrida da F1 pode deixar automobilismo nacional 'morto por 40 anos'
Por:
28 de jul de 2020 14:38

Tamas Rohonyi alertou que o futuro do automobilismo nacional pode estar em risco caso o GP do Brasil saia do calendário da F1

Na última sexta-feira, a Fórmula 1 confirmou o cancelamento da edição 2020 do GP do Brasil, sendo a primeira vez que a prova fica de fora do calendário desde a sua entrada, em 1973. O anúncio colocou uma dúvida sobre o futuro do GP do Brasil que, segundo Tamas Rohonyi, promotor do evento, pode até impactar o automobilismo nacional.

Apesar da sua primeira edição ter acontecido em 1972, a prova passou a contar pontos para o mundial apenas no ano seguinte, em 1973, sendo presente desde então, com 38 edições em Interlagos e 10 em Jacarepaguá.

Leia também:

No comunicado do cancelamento, que também anunciou as adições de Portimão, Nurburgring e Ímola ao calendário de 2020, a F1 atribuiu à pandemia a decisão, destacando a importância de manter os envolvidos com o mundial seguros.

"Após contínuas discussões e colaboração com nossos parceiros, também podemos confirmar que, devido à natureza fluída da pandemia da Covid-19, restrições locais e a importância de manter nossa comunidade segura, não será possível correr no Brasil, Estados Unidos, México e Canadá nesta temporada", afirmou a F1 em comunicado.

O CEO da F1, Chase Carey agradeceu aos organizadores das provas e falou sobre o retorno no próximo ano.

"Queremos homenagear também nossos incríveis parceiros nas Américas e mal podemos esperar para estar novamente com eles na próxima temporada quando, mais uma vez, poderão emocionar milhões de fãs ao redor do mundo".

Segundo Tamas, o cancelamento da edição de 2020 não implica em uma extensão de contrato para 2021. Sendo assim, o contrato atual da Liberty Media com a organização do GP do Brasil chega ao fim e entra-se em uma situação incerta sobre o futuro da etapa.

Desde o início da era Liberty, Interlagos tem um relacionamento difícil com a nova proprietária da F1, devido ao contrato atual, celebrado ainda na era de Bernie Ecclestone, com o Brasil não pagando taxas entre 2018 e 2020. 

O CEO da F1, Chase Carey, está tentando mudar a corrida para um novo autódromo no Rio de Janeiro, porém, até o momento, nenhum acordo foi finalizado e a construção do local ainda nem foi iniciada, com uma audiência virtual marcada para 07 de agosto.

Rohonyi disse que, a menos que um novo acordo possa ser concluído para manter a corrida em Interlagos, o panorama do automobilismo brasileiro pode sofrer danos duradouros.

"Muitas pessoas dependem disso, não apenas a F1, mas todas as outras categorias", disse o promotor ao Motorsport.com. "Eu gosto de acreditar que é um local importante [para a F1], não apenas pela tradição que temos no esporte, com oito títulos mundiais para pilotos brasileiros".

"Francamente, eu falei com o presidente da confederação brasileira, e ele me disse: 'se você perder a corrida, o automobilismo brasileiro estará morto por 40 anos'. Porque todas essas crianças que correm de kart esperam um dia chegar na F1. E elas vão acabar parando".

"Nós tivemos um grande tenista, Gustavo Kuerten, que venceu o Open Francês [Roland-Garros] mais de uma vez. Então quando ele era a grande estrela de Roland-Garros, várias crianças começaram a praticar tênis. Assim que ele desapareceu, essas crianças voltaram a jogar futebol".

Max Verstappen entalado na privada? Bernoldi relembra episódio no auge da guerra com pai do prodígio

PODCAST: O debate de fãs e 'haters' sobre domínio de Hamilton

 

Max Verstappen entalado na privada? Bernoldi relembra episódio no auge da 'guerra' com Jos, pai do prodígio

Artigo anterior

Max Verstappen entalado na privada? Bernoldi relembra episódio no auge da 'guerra' com Jos, pai do prodígio

Próximo artigo

Governo da Turquia trabalha para ter etapa da F1 em Istambul em 2020

Governo da Turquia trabalha para ter etapa da F1 em Istambul em 2020
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Adam Cooper