Quando Alonso quase fez colega na F1 ser demitido; entenda
O ex-engenheiro de corrida do bicampeão contou que o piloto entregou alguns euros em agradecimento pela vitória em Nurburgring

O ex-engenheiro de corrida de Fernando Alonso na Fórmula 1, Mark Slade, contou que uma vez quase foi demitido depois de um gesto de agradecimento do piloto. Acontece que o bicampeão entregou alguns milhares de dólares para a equipe após a corrida bem-sucedida em Nurburgring em 2007.
Em entrevista ao jornal Marca, Slade detalhou os momentos que levaram o bicampeão a distribuir envelopes com dinheiro dentro.
"Em Nurburgring, em 2007, no primeiro dia, Fernando veio até mim e disse: 'Você pode me dar uma lista de todos que estão trabalhando no meu carro?', disse ele. 'Eu pensei: 'OK, sim, posso fazer isso'. E então perguntei: 'Até que ponto? ' Porque, obviamente, há o cara da loja de peças, os caras que trabalham em seus carros, e depois há o resto, você sabe, você não pode definir quem trabalha em seu carro e quem não trabalha".
"Então, de qualquer forma, fiz uma lista que achei boa, da melhor forma possível, incluindo o cara da gasolina, o cara do combustível e o cara dos pneus. Mas eu não sabia para que servia, então já tínhamos tudo pronto e, no final, eu disse: 'Aqui está a lista'".
"Um pouco depois, ele voltou pela manhã e disse: 'Você poderia pedir para esses caras da lista me encontrarem lá atrás? Ele só queria conversar com os caras antes do início do fim de semana".
De acordo com Slade, Alonso então entregou envelopes a cada um deles, contendo aproximadamente mil euros (pouco mais de R$ 6,4 mil) como um gesto de agradecimento.
"E ele disse: 'Eu costumava compartilhar meus ganhos com meus colegas no carro. Não é algo que eu tenha feito na McLaren até agora, mas é algo que eu gosto de mostrar minha gratidão por estarem no meu carro e fazerem um trabalho tão bom'. Ele entregou os envelopes, nós os abrimos e acho que havia mil euros em cada um deles".
"Fiquei simplesmente maravilhado, e isso incluía o Tyler. Você conhece o Tyler? Sim, ele era um dos caras que estavam lá. E ele disse: 'Uau, isso é meio estranho, nunca aconteceu antes'. E acho que ficamos um pouco surpresos, não sabíamos o que dizer. Então, apenas dissemos: 'Isso é muito gentil, muito obrigado'".

Ajuste do assento de Fernando Alonso
Foto de: Michael L. Levitt / Motorsport Images
No entanto, esse gesto de surpresa não foi apreciado pela gerência da equipe, e o então diretor esportivo os confrontou sobre o que havia acontecido.
"[Alonso] foi muito humilde comigo, ele apenas disse: 'Agradeço muito a sua ajuda'. Então, seguimos com nossos afazeres e, algum tempo depois, Dave Ryan entrou no motorhome com uma cara amarga e me perguntou: 'Que diabos aconteceu na garagem? E eu respondi: "Bem, Fernando..." e ele disse: "É, achei que era isso que tinha acontecido. Basicamente, você tem que nos dar todo o dinheiro, tem que me dar o dinheiro, tem que dar o dinheiro para a equipe'".
"Isso é completamente ultrajante, não podemos permitir isso nesta equipe'. Eu disse: 'Oh, ok, me desculpe, eu não sabia'. E ele basicamente disse que qualquer pessoa que não recebesse seu dinheiro de volta seria demitida".
O dinheiro foi devolvido, e Slade atribuiu isso à incompatibilidade entre Alonso e a equipe McLaren.
"Basicamente, foi dito que Fernando estava tentando comprar a lealdade de seus mecânicos. E talvez eu seja ingênuo - não me pareceu ser o caso", disse ele. "Acho que isso mostrou a incompatibilidade entre Fernando e a McLaren... Eu gostava muito de Fernando e gostava de trabalhar com ele. Ele era um cara legal".
Após a temporada de 2007, Alonso cortou relações com a equipe de Woking depois de um ano polêmico. O espanhol acreditava que a McLaren só tinha olhos para o lado da garagem de seu então companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Ele retornou à Renault para as temporadas de 2008 e 2009, nas quais venceu várias corridas.
PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.