Últimas notícias

Raikkonen: "Seria uma pena" se o GP do Brasil fosse para o Rio

Campeão mundial da Fórmula 1 em 2007, piloto finlandês da Alfa Romeo defende permanência do evento em Interlagos

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing

Glenn Dunbar / Motorsport Images

Kimi Raikkonen é contra mudar o GP do Brasil de Fórmula 1 para o Rio de Janeiro. Questionado pelo Motorsport.com sobre a possibilidade de a etapa brasileira sair de São Paulo, o piloto da Alfa Romeo disse: "Seria uma pena para o esporte, porque há muita história aqui em Interlagos".

"Acho que este é um ótimo lugar, sempre tivemos corridas emocionantes aqui, mas não está nas mãos dos pilotos. Há certas pessoas que decidirão e tudo depende de coisas comerciais e aspectos assim", lamentou o finlandês, que conquistou seu único título na F1 no circuito paulista.

Leia também:

Raikkonen também falou sobre Interlagos: "É uma pista difícil. Parece fácil 'no papel', porque não há muitas curvas, mas não é fácil acertar a configuração aqui. O clima muda muito rapidamente aqui, então sempre há a chance de chover".

O 'Homem de Gelo' também foi questionado sobre a cidade de São Paulo e sua vida noturna. "Acho que estive na noite aqui uma vez, em 2007", respondeu o bem-humorado piloto, mencionando a festa pelo título daquela temporada, pela Ferrari.

"Mas não conheço a cidade. Estive em alguns eventos promocionais, mas sempre fico perto do circuito. Então, sinceramente, não conheço muito a cidade", completou Raikkonen, que fez 40 anos em 2019. Na galeria abaixo, o Motorsport.com relembra 40 'mitadas' do carismático piloto. Veja:

Também conhecido pela fama de beberrão, Raikkonen protagonizou uma cena 'lamentável' quando, completamente embriagado, caiu de cabeça pra baixo num barco.

Também conhecido pela fama de beberrão, Raikkonen protagonizou uma cena 'lamentável' quando, completamente embriagado, caiu de cabeça pra baixo num barco.

Foto de: Reprodução

Raikkonen estreou na F1 em 2001, pela Sauber. O então menino só tinha 23 corridas no 'cartel', o que gerou críticas de muitos pela inexperiência do piloto. Entretanto, Kimi chegou chegando na Austrália.  O finlandês saiu na 13ª posição no grid e fez uma corrida conservadora, mas muito consistente, para terminar na sexta colocação, marcando um ponto em sua primeira prova (na época, apenas os seis primeiros pontuavam). Botou moral!

Raikkonen estreou na F1 em 2001, pela Sauber. O então menino só tinha 23 corridas no 'cartel', o que gerou críticas de muitos pela inexperiência do piloto. Entretanto, Kimi chegou chegando na Austrália. O finlandês saiu na 13ª posição no grid e fez uma corrida conservadora, mas muito consistente, para terminar na sexta colocação, marcando um ponto em sua primeira prova (na época, apenas os seis primeiros pontuavam). Botou moral!

Foto de: LAT Images

2001 também teve uma das maiores

2001 também teve uma das maiores "lendas" envolvendo Raikkonen nos bastidores da F1. Ele teria sido visto dormindo no motorhome 30 minutos antes de estrear em Melbourne. No programa Top Gear, Raikkonen confirmou a história - em partes. "Não foi no motorhome. Eu encontrei um lugar legal embaixo de uma mesa. É normal, sempre durmo antes das corridas, há um pouquinho de tempo. Eu gosto de dormir"

Foto de: Sutton Motorsport Images

Daí em diante, Raikkonen se afirmou na categoria e foi para a McLaren. No GP da Malásia de 2003, veio a primeira vitória e a consagração. Raikkonen largou na sétima posição e fechou a primeira volta em quarto. Dois giros depois, já era o segundo, e na 14ª volta, deixou Alonso para trás e tomou a ponta da corrida. O finlandês controlou bem a corrida e partiu para sua primeira vitória.

Daí em diante, Raikkonen se afirmou na categoria e foi para a McLaren. No GP da Malásia de 2003, veio a primeira vitória e a consagração. Raikkonen largou na sétima posição e fechou a primeira volta em quarto. Dois giros depois, já era o segundo, e na 14ª volta, deixou Alonso para trás e tomou a ponta da corrida. O finlandês controlou bem a corrida e partiu para sua primeira vitória.

Foto de: LAT Images

Em 2005, Kimi fez uma de suas maiores mitadas. Depois de largar em 17º no GP do Japão, o finlandês passou todo mundo para vencer em Suzuka. Grande atuação! E olha a alegria dele.

Em 2005, Kimi fez uma de suas maiores mitadas. Depois de largar em 17º no GP do Japão, o finlandês passou todo mundo para vencer em Suzuka. Grande atuação! E olha a alegria dele.

Foto de: Sutton Motorsport Images

No ano seguinte, outro grande momento do Homem de Gelo. Sua McLaren quebrou (para variar) nas proximidades do túnel de Mônaco. Qualquer piloto voltaria para o paddock, mas ele foi direto para o iate tomar umas com os amigos.

No ano seguinte, outro grande momento do Homem de Gelo. Sua McLaren quebrou (para variar) nas proximidades do túnel de Mônaco. Qualquer piloto voltaria para o paddock, mas ele foi direto para o iate tomar umas com os amigos.

Foto de: XPB Images

O finlandês é uma lenda muito pelas emblemáticas entrevistas. Na mais marcante, foi questionado por Martin Brundle:

O finlandês é uma lenda muito pelas emblemáticas entrevistas. Na mais marcante, foi questionado por Martin Brundle: "Kimi, você perdeu a apresentação do Pelé". Raikkonen respondeu: "Estava dando uma cagada". Foi no GP do Brasil de 2006.

Foto de: XPB Images

A sequência não pára. Nos Estados Unidos, também em 2006, outro exemplo de simpatia.  Repórter:

A sequência não pára. Nos Estados Unidos, também em 2006, outro exemplo de simpatia. Repórter: "Qual sua expectativa para a corrida?". Kimi: "O que?". Repórter: "Como se sente?". Kimi: "Não te ouço. (ironizando)". Repórter: "Não faça brincadeira, o que você espera da corrida?". Kimi: "Que seja quente (deixando a entrevistadora no vácuo)."

Foto de: XPB Images

Em 2007, depois de muito bater na trave com a pouco confiável McLaren, Raikkonen foi para a Ferrari e conquistou seu título meio que 'do nada'. Correndo por fora da briga entre Hamilton e Alonso, o Homem de Gelo superou a dupla de sua ex-equipe e foi campeão no GP do Brasil. Champanhe!

Em 2007, depois de muito bater na trave com a pouco confiável McLaren, Raikkonen foi para a Ferrari e conquistou seu título meio que 'do nada'. Correndo por fora da briga entre Hamilton e Alonso, o Homem de Gelo superou a dupla de sua ex-equipe e foi campeão no GP do Brasil. Champanhe!

Foto de: Sutton Motorsport Images

A equipe é sempre uma vítima frequente de Kimi pelo rádio. No GP da Malásia de 2009, o finlandês voltou a mostrar como é caloroso: “Não fale comigo no meio de uma curva!”

A equipe é sempre uma vítima frequente de Kimi pelo rádio. No GP da Malásia de 2009, o finlandês voltou a mostrar como é caloroso: “Não fale comigo no meio de uma curva!”

Foto de: XPB Images

Na mesma etapa, Raikkonen protagonizou outra cena memorável. Uma chuva torrencial interrompeu a prova, que se tornou a quinta na história da F1 a ter sua pontuação reduzida pela metade, visto que não foi disputada em pelo menos 75% - os pilotos só fecharam 31 das 56 voltas previstas. Enquanto todos os competidores aguardavam no cockpit, as imagens oficiais mostraram o finlandês tomando um picolé nos boxes da Ferrari.

Na mesma etapa, Raikkonen protagonizou outra cena memorável. Uma chuva torrencial interrompeu a prova, que se tornou a quinta na história da F1 a ter sua pontuação reduzida pela metade, visto que não foi disputada em pelo menos 75% - os pilotos só fecharam 31 das 56 voltas previstas. Enquanto todos os competidores aguardavam no cockpit, as imagens oficiais mostraram o finlandês tomando um picolé nos boxes da Ferrari.

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Naquele ano, Raikkonen se encheu da F1 e largou a categoria. Foi para o Campeonato Mundial de Rali, como quem não se importa com nada. Típico do finlandês. Afinal, ele gosta de diversão.

Naquele ano, Raikkonen se encheu da F1 e largou a categoria. Foi para o Campeonato Mundial de Rali, como quem não se importa com nada. Típico do finlandês. Afinal, ele gosta de diversão.

Foto de: Sutton Motorsport Images

No período fora da F1, Raikkonen também se aventurou na NASCAR, explorando o automobilismo norte-americano.

No período fora da F1, Raikkonen também se aventurou na NASCAR, explorando o automobilismo norte-americano.

Foto de: LAT Images

Raikkonen saiu, mas voltou à F1 em 2012. E em grande estilo: fazendo jus ao seu apreço pelos primórdios da categoria, assinou com a Lotus, que estava de volta ao grid do campeonato.

Raikkonen saiu, mas voltou à F1 em 2012. E em grande estilo: fazendo jus ao seu apreço pelos primórdios da categoria, assinou com a Lotus, que estava de volta ao grid do campeonato.

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Na primeira corrida em seu retorno, o Homem de Gelo já 'aprontou'. Em Melbourne, perguntou ao seu engenheiro via rádio:

Na primeira corrida em seu retorno, o Homem de Gelo já 'aprontou'. Em Melbourne, perguntou ao seu engenheiro via rádio: "por que recebo toda hora bandeira azul?". "É para os pilotos que estão atrás de você, Kimi", foi a resposta, citando os retardatários.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

O fim de semana na Austrália foi pródigo em pérolas de Raikkonen.

O fim de semana na Austrália foi pródigo em pérolas de Raikkonen. "Não vi muito nos últimos anos", disse ele, questionado sobre a F1 em coletiva. Depois, um repórter insistiu e quis saber por que o piloto quis retornar ao Mundial sendo que nem tinha vontade de assistir às corridas. "Tinha outras coisas para fazer, isso não significa que não goste do esporte, estou feliz. Estava ocupado com outras coisas".

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Kimi sempre disse que não tinha ídolos na categoria. Na mesma entrevista em Melbourne, ele afirmou que o cenário continuava o mesmo.

Kimi sempre disse que não tinha ídolos na categoria. Na mesma entrevista em Melbourne, ele afirmou que o cenário continuava o mesmo. "Ainda não tenho um! Claro que esperava bons resultados dos finlandeses, mas realmente não fazia diferença quem ganhasse". Quanta simpatia.

Foto de: XPB Images

No começo de 2012, Raikkonen participou do programa Top Gear, na BBC e, questionado se havia mudado a preparação para voltar à F1, minimizou:

No começo de 2012, Raikkonen participou do programa Top Gear, na BBC e, questionado se havia mudado a preparação para voltar à F1, minimizou: "(treinamento) um pouco mais duro que o normal, deve ser OK". O entrevistador lhe perguntou se ele havia parado de beber. "Não", respondeu.

Foto de: XPB Images

Na mesma entrevista, Raikkonen falou sobre o prazer em pilotar motos na neve. Mas será que o contrato dele com a Ferrari permitia a diversão na neve?

Na mesma entrevista, Raikkonen falou sobre o prazer em pilotar motos na neve. Mas será que o contrato dele com a Ferrari permitia a diversão na neve? "Eu não perguntava a eles. Era um contrato bem rígido, mas contanto que você não se machucasse, tudo bem". Antes do Natal de 2011, Kimi lesionou o punho direito justamente andando de moto na neve. Quebrou o braço? "Um pouco", respondeu. "Eu tinha um bom médico para consertar, então...".

Foto de: XPB Images

Em outra entrevista antes da volta à F1, o finlandês negou que estivesse desmotivado em seu último ano de Ferrari:

Em outra entrevista antes da volta à F1, o finlandês negou que estivesse desmotivado em seu último ano de Ferrari: "não é falta de motivação se seu carro é uma m... e nem se você dirige no seu melhor nível consegue um bom resultado". Antes, o piloto havia se esquivado dos rumores que garantiam o seu retorno à F1 afirmando que com uma "m... de carro você não pode ganhar".

Foto de: XPB Images

Em coletiva antes da etapa da Malásia de 2012, outra boa. Repórter:

Em coletiva antes da etapa da Malásia de 2012, outra boa. Repórter: "Você tem interesse em treinar no simulador para melhorar seu entrosamento com o carro?". Kimi: "Não".

Foto de: XPB Images

No GP de Mônaco de 2012, Raikkonen homenageou James Hunt na pintura de seu capacete.

No GP de Mônaco de 2012, Raikkonen homenageou James Hunt na pintura de seu capacete.

Foto de: XPB Images

Em 2012, questionado sobre um erro, Raikkonen brilhou. Repórter:

Em 2012, questionado sobre um erro, Raikkonen brilhou. Repórter: "Kimi, o que aconteceu?". Kimi: "Eu rodei". Repórter: "Foi uma corrida desastrosa para você e para os outros...". Kimi: "Não me importo com o que aconteceu aos outros".

Foto de: Rainier Ehrhardt

No fim de sua primeira temporada após a volta à F1, na última etapa, Raikkonen venceu de forma triunfal em Abu Dhabi. Note a cerveja na comemoração.

No fim de sua primeira temporada após a volta à F1, na última etapa, Raikkonen venceu de forma triunfal em Abu Dhabi. Note a cerveja na comemoração.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foi nesta corrida que ocorreu uma mítica comunicação no rádio. O engenheiro pediu reiteradamente para Kimi manter os pneus aquecidos durante safety car. Eis a resposta: “Sim, sim, sim, eu faço isso o tempo todo, eu sei o que estou fazendo, não precisa me lembrar disso o tempo todo.”

Foi nesta corrida que ocorreu uma mítica comunicação no rádio. O engenheiro pediu reiteradamente para Kimi manter os pneus aquecidos durante safety car. Eis a resposta: “Sim, sim, sim, eu faço isso o tempo todo, eu sei o que estou fazendo, não precisa me lembrar disso o tempo todo.”

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foi também em Abu Dhabi-2012 que Raikkonen soltou outra pérola ao ser informado da diferença para Alonso: “Me deixe em paz, eu sei o que estou fazendo!”.

Foi também em Abu Dhabi-2012 que Raikkonen soltou outra pérola ao ser informado da diferença para Alonso: “Me deixe em paz, eu sei o que estou fazendo!”.

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

No pódio, mais simpatia durante a entrevista. Repórter:

No pódio, mais simpatia durante a entrevista. Repórter: "Primeira vitória desde 2009, o que você sente?". Kimi: "Nada demais, na verdade". Repórter: "Dê detalhes para nós". Kimi: "Não tem muito pra dizer. Na última vez vocês cagaram para mim por eu não sorrir demais".

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

O GP do Brasil de 2012 também teve um dos erros clássicos de Raikkonen. Ele escapou antes da curva que antecede a reta principal e tentou voltar ao traçado por pistas auxiliares, mas errou o caminho e perdeu um tempão...

O GP do Brasil de 2012 também teve um dos erros clássicos de Raikkonen. Ele escapou antes da curva que antecede a reta principal e tentou voltar ao traçado por pistas auxiliares, mas errou o caminho e perdeu um tempão...

Foto de: XPB Images

Na abertura da temporada 2013, Raikkonen voltou a vencer, para delírio dos fãs.

Na abertura da temporada 2013, Raikkonen voltou a vencer, para delírio dos fãs.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

O ano de 2013 foi o último de Kimi na Lotus. Ele voltaria à Ferrari no ano seguinte. Questionado sobre a decisão, o finlandês deu uma bela patada. Repórter:

O ano de 2013 foi o último de Kimi na Lotus. Ele voltaria à Ferrari no ano seguinte. Questionado sobre a decisão, o finlandês deu uma bela patada. Repórter: "Como você analisa sua ida para a Ferrari?". Kimi: "Boa". Repórter: "Mesmo com todos esses problemas recentes?". Kimi: "Se não achasse bom não teria mudado".

Foto de: Sutton Motorsport Images

No GP da Índia, outra pérola no rádio: “Não grita, filho da p***!”

No GP da Índia, outra pérola no rádio: “Não grita, filho da p***!”

Foto de: XPB Images

Em Mônaco-2013, comentário elogioso quanto à aproximação de Sergio Pérez:

Em Mônaco-2013, comentário elogioso quanto à aproximação de Sergio Pérez: "Aquele idiota...!"

Foto de: XPB Images

Em 2014, voltou à Ferrari. Entretanto, nunca se importou em aprender a falar italiano porque

Em 2014, voltou à Ferrari. Entretanto, nunca se importou em aprender a falar italiano porque "não gosta de estudar".

Foto de: XPB Images

Em sua segunda passagem pela Ferrari, Kimi protagonizou várias pérolas, desde rádios até 'atropelamento'. Isso mesmo: certa vez, fugindo do assédio dos fãs no paddock, acabou atropelando uma criança. E obviamente não parou para dar autógrafo.

Em sua segunda passagem pela Ferrari, Kimi protagonizou várias pérolas, desde rádios até 'atropelamento'. Isso mesmo: certa vez, fugindo do assédio dos fãs no paddock, acabou atropelando uma criança. E obviamente não parou para dar autógrafo.

Foto de: XPB Images

Mas Kimi também tem o coração grande. Depois de abandonar no GP da Espanha de 2017, um menino fã do finlandês caiu em prantos e foi flagrado pela transmissão. Após a prova, Raikkonen fez questão de receber o garoto no box da Ferrari.

Mas Kimi também tem o coração grande. Depois de abandonar no GP da Espanha de 2017, um menino fã do finlandês caiu em prantos e foi flagrado pela transmissão. Após a prova, Raikkonen fez questão de receber o garoto no box da Ferrari.

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

A aversão à imprensa nunca foi segredo. Uma vez, ao lado de Vettel, admitiu que já fingiu estar doente para não ir a uma coletiva.

A aversão à imprensa nunca foi segredo. Uma vez, ao lado de Vettel, admitiu que já fingiu estar doente para não ir a uma coletiva.

Foto de: Ferrari Media Center

Também em 2017, antes do GP do Azerbaijão, Kimi deu uma bronca daquelas. Sem as luvas e o volante enquanto seu carro era preparado para sair do pitlane, o finlandês gritou para os mecânicos entregarem as ferramentas de trabalho.

Também em 2017, antes do GP do Azerbaijão, Kimi deu uma bronca daquelas. Sem as luvas e o volante enquanto seu carro era preparado para sair do pitlane, o finlandês gritou para os mecânicos entregarem as ferramentas de trabalho.

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

No GP da Itália de 2018, Raikkonen chegou em segundo e subiu no pódio pela centésima vez na F1.

No GP da Itália de 2018, Raikkonen chegou em segundo e subiu no pódio pela centésima vez na F1.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Também em 2018, nos Estados Unidos, conquistou sua 21ª e última vitória na F1.

Também em 2018, nos Estados Unidos, conquistou sua 21ª e última vitória na F1.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Porre na festa de gala da FIA: após a temporada 2018, na festa de premiação da temporada, o 'Homem de Gelo' deu show ao fazer poucas e boas claramente bêbado

Porre na festa de gala da FIA: após a temporada 2018, na festa de premiação da temporada, o 'Homem de Gelo' deu show ao fazer poucas e boas claramente bêbado

Foto de: FIA

40

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Vettel se diz fã de Interlagos por conta de "corridas dramáticas"
Próximo artigo Vettel: Reclamações de Verstappen não foram ”profissionais ou maduras”

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil