Fórmula 1
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

Vettel: Reclamações de Verstappen não foram ”profissionais ou maduras”

compartilhar
comentários
Vettel: Reclamações de Verstappen não foram ”profissionais ou maduras”
Por:
14 de nov de 2019 20:54

Alemão também afirmou que vitória no Brasil não seria uma resposta aos críticos, em especial ao rival da Red Bull

Sebastian Vettel disse que a Ferrari pode responder aos comentários "não profissionais ou maduros" de Max Verstappen no GP do Brasil. Após o GP dos Estados Unidos, o holandês fez referência à falta de ritmo da Ferrari que coincidiu com uma diretiva técnica da FIA sobre o fluxo de combustível, observando que era "o que acontece quando você para de trapacear".

"Bem, acho que é um sinal de nossos tempos que muitas pessoas têm algo a dizer", disse Vettel quando questionado em Interlagos sobre os comentários de Verstappen. “Acho que a grande diferença para o passado é que muitas pessoas estão sendo ouvidas, enquanto talvez antes elas fossem ignoradas.”

"Todo mundo é livre para dizer o que quer, e se é isso que ele pensa, é isso que ele pode pensar, mas obviamente temos uma opinião diferente."

Leia também:

Pressionado sobre o que ele pensava sobre Verstappen, acusando efetivamente a Ferrari de trapacear, Vettel foi mais taxativo.

“Como eu disse, todos são livres para dizer o que querem. Acho que ninguém na equipe levou isso para o lado pessoal. Acho que não é profissional ou maduro, mas também posso ver que vocês [a mídia] provavelmente estão interessados na minha resposta, e não tenho muito interesse nisso, a não ser para nós, a melhor maneira de responder é voltar ao normal.”

Vettel insistiu que o desempenho da Ferrari em Austin não se devia a uma queda de potência após à diretiva técnica.

"Não, não perdemos energia no motor. Acho que optamos por ter um pouco mais de downforce do que outras pessoas. No quali, a comparação foi bastante clara: ganhamos um pouco nas retas, não tanto quanto o habitual, mas não perdemos o mesmo que o habitual nas curvas, obviamente eles andam de mãos dadas.”

"Obviamente não participei de grande parte da corrida, mas para Charles [Leclerc] não tínhamos o ritmo que normalmente temos, mas sei que não é por esse motivo. Há outras coisas que fizeram a diferença e desempenharam um papel que estamos procurando entender.”

Vettel acrescentou que não vê o Brasil como uma oportunidade específica para calar os críticos com um desempenho forte.

"Não há nada para silenciar. Mas acho que ajuda, quero dizer que queremos vencer aqui e, se conseguirmos dobradinha, acho que também teria um efeito de silenciamento nessa frente.”

"Então, talvez seja um bom efeito colateral, mas o nosso objetivo não é silenciar as pessoas, nosso objetivo é vencer corridas."

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Questionado no Brasil se ele foi longe demais em seus comentários sobre a Ferrari, Verstappen disse: “Prefiro não comentar. Eu acho que é muito mais importante olhar para o futuro e focar nas duas últimas corridas, e apenas brigar na pista.”

O companheiro de equipe de Vettel, Charles Leclerc, sofrerá uma penalidade de grid no Brasil, com a Ferrari optando por instalar um ICE (motor interno de combustão) de especificação atual, depois que uma falha nos treinos em Austin, o que o deixou com uma especificação mais antiga para classificação e corrida.

De acordo com Leclerc, a penalidade deve ser limitada a apenas 10 posições no grid, sem planos de se substituir outros componentes.

"Obviamente, este fim de semana não será fácil com a penalidade de 10 lugares no grid", disse Leclerc. "Mas acredito que esta foi a melhor oportunidade para nós pelo resto do campeonato, então tentaremos limitar os danos tanto quanto possível neste fim de semana e tentar fazer o melhor possível, então veremos as vantagens de trocar o motor em Abu Dhabi.”

“No geral, acho que será uma vantagem, seja na classificação ou na corrida. Acho que é bem parecido, mas haverá uma vantagem geral.”

Relembre os vencedores de todas as edições do GP do Brasil:

Galeria
Lista

2018: Lewis Hamilton, Mercedes

2018: Lewis Hamilton, Mercedes
1/47

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

2017: Sebastian Vettel, Ferrari

2017: Sebastian Vettel, Ferrari
2/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

2016: Lewis Hamilton, Mercedes

2016: Lewis Hamilton, Mercedes
3/47

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

2015: Nico Rosberg, Mercedes

2015: Nico Rosberg, Mercedes
4/47

Foto de: XPB Images

2014: Nico Rosberg, Mercedes

2014: Nico Rosberg, Mercedes
5/47

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

2013: Sebastian Vettel, Red Bull

2013: Sebastian Vettel, Red Bull
6/47

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

2012: Jenson Button, McLaren

2012: Jenson Button, McLaren
7/47

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

2011: Mark Webber, Red Bull

2011: Mark Webber, Red Bull
8/47

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

2010: Sebastian Vettel, Red Bull

2010: Sebastian Vettel, Red Bull
9/47

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

2009: Mark Webber, Red Bull

2009: Mark Webber, Red Bull
10/47

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

2008: Felipe Massa, Ferrari

2008: Felipe Massa, Ferrari
11/47

Foto de: XPB Images

2007: Kimi Raikkonen, Ferrari

2007: Kimi Raikkonen, Ferrari
12/47

Foto de: XPB Images

2006: Felipe Massa, Ferrari

2006: Felipe Massa, Ferrari
13/47

Foto de: Ferrari Media Center

2005: Juan Pablo Montoya, McLaren

2005: Juan Pablo Montoya, McLaren
14/47

Foto de: McLaren

2004: Juan Pablo Montoya, Williams

2004: Juan Pablo Montoya, Williams
15/47

Foto de: Shell Motorsport

2003: Giancarlo Fisichella, Jornan

2003: Giancarlo Fisichella, Jornan
16/47

Foto de: Lorenzo Bellanca / Motorsport Images

2002: Michael Schumacher, Ferrari

2002: Michael Schumacher, Ferrari
17/47

Foto de: BMW AG

2001: David Coulthard, McLaren

2001: David Coulthard, McLaren
18/47

Foto de: Sergio Sanderson

2000: Michael Schumacher, Ferrari

2000: Michael Schumacher, Ferrari
19/47

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

1999: Mika Hakkinen, McLaren

1999: Mika Hakkinen, McLaren
20/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1998: Mika Hakkinen, McLaren

1998: Mika Hakkinen, McLaren
21/47

Foto de: LAT Images

1997: Jacques Villeneuve, Williams

1997: Jacques Villeneuve, Williams
22/47

Foto de: LAT Images

1996: Damon Hill, Williams

1996: Damon Hill, Williams
23/47

Foto de: LAT Images

1995: Michael Schumacher, Benetton

1995: Michael Schumacher, Benetton
24/47

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

1994: Michael Schumacher, Benetton

1994: Michael Schumacher, Benetton
25/47

Foto de: LAT Images

1993: Ayrton Senna, McLaren

1993: Ayrton Senna, McLaren
26/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1992: Nigel Mansell, Williams

1992: Nigel Mansell, Williams
27/47

Foto de: LAT Images

1991: Ayrton Senna, McLaren

1991: Ayrton Senna, McLaren
28/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1990: Alain Prost, Ferrari

1990: Alain Prost, Ferrari
29/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1989: Nigel Mansell, Ferrari - (Jacarepaguá)

1989: Nigel Mansell, Ferrari - (Jacarepaguá)
30/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1988: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)

1988: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
31/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1987: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)

1987: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
32/47

Foto de: LAT Images

1986: Nelson Piquet, Williams - (Jacarepaguá)

1986: Nelson Piquet, Williams - (Jacarepaguá)
33/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1985: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)

1985: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
34/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1984: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)

1984: Alain Prost, McLaren - (Jacarepaguá)
35/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1983: Nelson Piquet, Brabham - (Jacarepaguá)

1983: Nelson Piquet, Brabham - (Jacarepaguá)
36/47

Foto de: LAT Images

1982: Alain Prost, Renault - (Jacarepaguá)

1982: Alain Prost, Renault - (Jacarepaguá)
37/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1981: Carlos Reutemann, Williams - (Jacarepaguá)

1981: Carlos Reutemann, Williams - (Jacarepaguá)
38/47

Foto de: LAT Images

1980: Rene Arnoux, Renault

1980: Rene Arnoux, Renault
39/47

Foto de: LAT Images

1979: Jacques Laffite, Ligier

1979: Jacques Laffite, Ligier
40/47

Foto de: LAT Images

1978: Carlos Reutemann, Ferrari - (Jacarepaguá)

1978: Carlos Reutemann, Ferrari - (Jacarepaguá)
41/47

Foto de: LAT Images

1977: Carlos Reutemann, Ferrari

1977: Carlos Reutemann, Ferrari
42/47

Foto de: LAT Images

1976: Niki Lauda, Ferrari

1976: Niki Lauda, Ferrari
43/47

Foto de: Sutton Motorsport Images

1975: Carlos Pace, Brabham

1975: Carlos Pace, Brabham
44/47

Foto de: LAT Images

1974: Emerson Fittipaldi, McLaren

1974: Emerson Fittipaldi, McLaren
45/47

Foto de: LAT Images

1973: Emerson Fittipaldi, Lotus

1973: Emerson Fittipaldi, Lotus
46/47

Foto de: David Phipps

1972: Emerson Fittipaldi, Lotus - (Corrida não oficial da F1 em Interlagos)

1972: Emerson Fittipaldi, Lotus - (Corrida não oficial da F1 em Interlagos)
47/47

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Próximo artigo
Raikkonen: "Seria uma pena" se o GP do Brasil fosse para o Rio

Artigo anterior

Raikkonen: "Seria uma pena" se o GP do Brasil fosse para o Rio

Próximo artigo

Hamilton defende atitude de Taison na Ucrânia, critica discursos de Trump e não vê solução contra racismo em curto prazo

Hamilton defende atitude de Taison na Ucrânia, critica discursos de Trump e não vê solução contra racismo em curto prazo
Carregar comentários