Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1
Últimas notícias

Reconhecendo erros, Massa explica dinâmica das estratégias

Brasileiro exime seu engenheiro de pista, Rod Smedley, de culpa sobre táticas que não saíram como o planejado

Na transmissão das corridas, quem aparece é o engenheiro de pista se comunicando diretamente com o piloto e determinando qual o momento de economizar, de forçar e de parar nos boxes. Porém, há uma equipe muito maior cuidando da estratégia de cada piloto – e processando um mundo de informação para tomar cada decisão.

Na Ferrari, as táticas adotadas por Felipe Massa nem sempre vêm se mostrando acertadas. No GP da Austrália, por exemplo, o brasileiro foi surpreendido pela decisão do próprio companheiro de antecipar um pit stop e acabou ficando para trás.

Questionado pelo TotalRace, o piloto explica que as decisões são tomadas por um grupo de engenheiros e que a culpa – os as glórias – não podem ser apenas dele ou do engenheiro de pista, Rob Smedley. Afinal, desde o fracasso estratégico que custou o título de pilotos de 2010, as táticas da Ferrari são comandadas desde a fábrica da equipe, em Maranello.

“Não temos apenas uma pessoa que cuida da estratégia, são vários engenheiros focados apenas nisso. Eles têm dados de todos os carros – não apenas os nossos, mas também das outras equipes, desde os treinos livres de sexta-feira. Com isso, vai se criando uma estratégia.”

Massa reconhece que houve erros nestas quatro primeiras provas. “Houve provas nesse ano em que minha estratégia não foi a melhor, mas é algo que estou batalhando para melhorar. Na China, por exemplo, parei uma volta mais tarde do que gostaria. Porém, quando eu pararia, o Alonso parou e acabei me dando mau. Concordo que, olhando para trás, deveria ter parado uma volta antes dele.”

Se as táticas não têm sido as mais brilhantes, pelo menos Massa está feliz com as largadas de sua Ferrari. Por enquanto, como as posições de largada da Ferrari têm sido boas em 2013, o saldo do brasileiro é negativo em uma posição, mas seu companheiro, Fernando Alonso, já ganhou cinco posições nos primeiros metros nesta temporada. Em 2012, contudo, Massa ganhou ao todo 37 posições na largada e Alonso, 30.

“Estamos trabalhando para ter o melhor ponto de embreagem e usar o pneu da melhor forma possível para a largada. Também há engenheiros que trabalham focados apenas nisso e posso dizer que, neste ano, somos o melhor carro no quesito, mas temos de continuar trabalhando para manter isso.”

Artigo anterior Ferrari revela problema mecânico em DRS de Alonso no Bahrein
Próximo artigo Com mais pontos que em 2012, Alonso comemora carro melhor

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros