Recomendado para você

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025
Últimas notícias

Red Bull quer proibição de "modo festa" em quali da F1

Equipe quer que pilotos da F1 se classifiquem e corram com as mesmas configurações de motor

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09
Charlie Whiting, FIA Delegate in a Press Conference
Cyril Abiteboul, Managing Director, Renault Sport F1 Team, on stage
Max Verstappen, Red Bull Racing, Dr Helmut Marko, Red Bull Motorsport Consultant and Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal
Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09 leads at the start
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09 EQ Power+
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09 EQ Power+
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09 EQ Power+
Valtteri Bottas, Mercedes-AMG F1 W09 EQ Power+
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team R.S. 18
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 and Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09 EQ Power+
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14

O salto significativo de Lewis Hamilton no desempenho durante o Q3 em Melbourne colocou um foco nítido no uso de modos especiais de motor da Mercedes.

Embora a equipe de Brackley e o próprio Hamilton continuassem a minimizar qualquer conversa sobre os modos de festa, a Red Bull continua inflexível que as circunstâncias na Austrália forçaram a Mercedes a usar seu motor em seu potencial máximo.

"Eles ficaram nervosos porque [Valtteri] Bottas bateu e, de repente, eles colocaram força total", disse Helmut Marko, consultor da Red Bull, ao Motorsport.com.

"Eles normalmente não precisam disso, então usaram tudo isso, e é óbvio que eles estão jogando com todos nós.”

“No começo diziam 'a Red Bull está sempre reclamando'. Felizmente, depois da classificação, os outros acordaram e agora há muitas discussões.”

"Existem tantas coisas relativamente fáceis para resolver e torná-lo mais igual. Você poderia dizer que você deveria correr com o modo que você faz na classificação. Isso seria uma solução.”

"Eles poderiam fazer isso para a próxima corrida, e então isso não acontecerá na próxima corrida."

O chefe da equipe da Red Bull, Christian Horner, concordou que consertar os modos após a classificação seria uma boa solução.

"Você poderia dizer que você executa os mesmos modos de motor para o fim de semana", disse ele ao Motorsport.com

“Reconhecidamente, Max [Verstappen] cometeu um pequeno erro, deveríamos ter ficado dentro de meio segundo, provavelmente a diferença entre os modos.”

"É algo que deve ser considerado, que você efetivamente tem um parc ferme, no momento em que você guia na classificação, este é o seu modo de motor para a corrida. Cabe à FIA, cabe a eles descobrirem o que eles querem fazer.”

FIA não tem planos em intervir

O foco renovado nos modos de classificação vem na esteira de uma diretriz técnica emitida pela FIA no início deste ano, que insistia que as equipes clientes tivessem acesso aos mesmos modos que as equipes oficiais.

O movimento foi incentivado pelo lobby informal destas equipes, mas a FIA diz que não vai intervir a menos que receba uma reclamação de um cliente.

"Algumas equipes estavam insinuando que poderiam não estar conseguindo unidades de potência iguais", disse Charlie Whiting, diretor da FIA, quando questionado pelo Motorsport.com.

“Seja qual for o modo de festa, não o vi escrito em nenhum documento técnico.”

“Coloque assim. Se os clientes da Mercedes vierem até nós e disserem: ‘Pedimos o modo de festa e não estamos recebendo’, talvez tenhamos algo a dizer sobre isso."

Perguntado se a imposição de restrições de classificação para a corrida funcionaria, ele acrescentou: "Há todos os tipos de modos nesses motores, e sabemos muito bem que eles mudam em vários momentos durante a corrida."

Artigo anterior Orçamento da McLaren sofreu corte de 200 milhões de euros
Próximo artigo Brawn: F1 deve acabar com “campo de força” de ultrapassagem

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros