Red Bull teve que “estabilizar” Verstappen, diz Helmut Marko
Depois de início de ano sob pressão, consultor da equipe se alegra com boa recuperação de Max nas duas últimas provas
Consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko admitiu que a equipe teve que "estabilizar" Max Verstappen após os erros que arruinaram seu início de temporada.
Verstappen conseguiu pódios seguidos na F1 depois de um início cheio de incidentes em 2018.
Marko disse ao Motorsport.com que as corridas de Verstappen no Canadá e na França são evidência de que ele “é disciplinado e ainda pode guiar muito rápido”, após entrar nas corridas com “um pouco menos de disposição para assumir riscos, mas não muito menos”.
Ele disse: “o problema é que Max colocou muita pressão em si mesmo”.
“De repente, ele cometeu erros com um carro que poderia guiar na frente, o que ele não fez no ano passado, quando seu carro estava longe de ser tão bom. Passamos por todas as variações: como podemos estabilizar o Max?”
“Foi mais uma coincidência do que uma ação programada de ninguém estar lá em Montreal (Verstappen pela primeira vez não foi acompanhado por ninguém de seu staff pessoal, como seu pai e seu empresário). Mas este é o Max que estamos esperando agora. A França foi um ótimo fim de semana sem erros. ”
Marko disse que Verstappen cria problemas para si mesmo quando "quer demais".
Em Mônaco, onde a Red Bull era a força dominante e Ricciardo foi o pole, Verstappen teve que abrir caminho para pontuar depois de largar em último devido a um acidente no treino. Marko disse que foi um incidente desnecessário, dado que ele já estava rápido e apenas perseguia um tempo mais veloz em uma sessão de treinos livres.
"Isso é exatamente o que ele precisa aprender: você não vai ganhar um campeonato só porque está na frente em todas as sessões de treinos", disse Marko. “Por outro lado, estamos felizes por ele ser tão indisciplinado”.
“É mais fácil fazer com que ele se acalme do que construir um piloto não tão rápido ou agressivo nessa direção.”
Marko disse que Verstappen encontrou agora "a medida certa do risco", destacando sua disputa com Valtteri Bottas no começo do GP do Canadá como um exemplo.
"A agressividade e o espírito de luta fazem com que ele se destaque", disse Marko. "É por isso que sempre defendi ele."
Marko disse que era uma "necessidade" para a Red Bull apoiar Verstappen tanto quanto possível enquanto ele for "jovem e estiver no centro das atenções".
"Na Áustria, ele será acompanhado por 18 mil holandeses – provavelmente ainda mais depois do segundo lugar na França", disse ele.
“Ele tem status de cult em seu país de origem e na Bélgica. Lidar com isso aos 20 anos de idade não é tão fácil”.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.