Fórmula 1
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
22 dias
02 abr
-
05 abr
Próximo evento em
36 dias
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
64 dias
07 mai
-
10 mai
Próximo evento em
71 dias
21 mai
-
24 mai
Próximo evento em
85 dias
R
GP do Azerbaijão
04 jun
-
07 jun
Próximo evento em
99 dias
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
106 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
120 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
127 dias
R
GP da Grã-Bretanha
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
141 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
155 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
183 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
190 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
204 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
211 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
225 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
239 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
246 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
260 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
274 dias
Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

Mercedes lança grande pacote de atualizações na Áustria

compartilhar
comentários
Mercedes lança grande pacote de atualizações na Áustria
Por:
, Especialista
Co-autor: Matt Somerfield
28 de jun de 2018 14:31

A Mercedes lançou seu maior pacote de atualizações na temporada até então para o GP da Áustria, quando tenta abrir vantagem para as rivais Ferrari e Red Bull.

Uma semana depois de estrear uma novidade no motor na França, uma série de mudanças no W09 – incluindo nos sidepods e asa traseira – é a prova de um esforço agressivo neste estágio da temporada.

Ao optar por um sidepod de característica mais convencional em vez daquele que foi introduzido pela Ferrari em 2017 e que foi copiado por várias outras equipes, a Mercedes permaneceu neste caminho por toda a temporada.

Mas, com um plano bem pensado de fazer uma mudança, alguns ajustes foram feitos nessa área para auxiliar tanto nas demandas aerodinâmicas do carro como também para ajudar o motor a operar em seu potencial máximo.

Mercedes AMG F1 W09 side pods
Mercedes AMG F1 W09 side pods

Photo by: Giorgio Piola

A novidade no sidepod consiste em uma série de mudanças, todas a fim de melhorar o fluxo de ar pela parte lateral em direção à traseira do carro.

Na curva superior da carenagem e conectada à aleta, um novo divisor de ar pode ser encontrado (seta vermelha).

Isso não só parece mudar a direção do ar, mas também aumenta a proteção a uma peça que pode se soltar da carenagem.

Mercedes AMG F1 W09 mirror mount
Mercedes AMG F1 W09 mirror mount

Photo by: Giorgio Piola

A mudança do W09 não se resume a apenas os sidepods, sendo que uma nova haste externa do retrovisor foi instalada para dar suporte ao já prolongado espelho (na França). 

Contudo, a haste claramente tem um propósito aerodinâmico, já que sua base na superfície é torcida para encorajar o fluxo de ar a seguir determinada direção.

Mercedes AMG F1 W09 rear wing
Mercedes AMG F1 W09 rear wing

Photo by: Giorgio Piola

Na parte traseira do carro, o time de projetistas de Brackley teve uma inspiração na McLaren, que se apoiou no regulamento para acrescentar uma aleta em uma região que marca a transição entre a parte superior da asa e aquela que é mais estreita e que fica mais abaixo.

A mudança agressiva na Áustria é um contraste em relação às novidades relativamente menores que foram feitas no GP da França, com uma aleta no duto de freio dianteiro.

Mercedes W09 front brake fins, French GP
Mercedes W09 front brake fins, French GP

Photo by: Giorgio Piola

Este elemento único é deixado de lado em favor de um elemento duplo, parecido com aqueles que estão acima e abaixo deles nos últimos tempos.

O papel dessas aletas é melhorar a direção e a qualidade do fluxo do ar, já que ele é perturbado pela asa dianteira e passa pelo duto do freio e elementos de suspensão. 

A solução reduz a turbulência criada pelo pneu e tem efeito de performance na melhora aerodinâmica.

Próximo artigo
Red Bull teve que “estabilizar” Verstappen, diz Helmut Marko

Artigo anterior

Red Bull teve que “estabilizar” Verstappen, diz Helmut Marko

Próximo artigo

Kimi diz ter “zero interesse” em “bobagens” sobre seu futuro

Kimi diz ter “zero interesse” em “bobagens” sobre seu futuro
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Evento GP da Áustria
Localização Red Bull Ring
Equipes Mercedes Compre Agora
Autor Giorgio Piola