Regras de 2019 forçarão divisão de desenvolvimento nos times
Com mudanças profundas no regulamento, equipes acham que terão problemas com recursos internos
As mudanças de regras da Fórmula 1 para 2019 vão forçar as equipes a dividir o foco de seu desenvolvimento entre este ano e os carros da próxima temporada - com pouco espaço para o transporte de peças.
As novas regras incluem novos conceitos de asa dianteira e traseira, além de mudanças nos conceitos de bargeboards e dutos de freio.
O diretor técnico da Renault, Nick Chester, disse: "ficou um pouco mais difícil porque, se tivéssemos ficado com os mesmos regulamentos, você poderia ter continuado desenvolvendo seu carro 2018 e teria sido muito semelhante ao carro 2019. Não haveria divisão.”
"Agora é uma divisão bem definida. Qualquer trabalho que você fizer em uma asa de 2018, você não vai avançar para 2019. Isso mudou nossa filosofia de como fazemos nossa divisão."
Assim como as mudanças aerodinâmicas, que forçam uma mudança de abordagem para as asas, o aumento na concessão de combustível para o próximo ano também forçará as equipes a construírem chassis totalmente novos – algo que a Force India originalmente planejava não fazer.
O diretor técnico Andy Green disse: "com certeza as mudanças foram muito maiores do que esperávamos há um mês. Nem pensávamos em 2019 há um mês, porque seria uma continuação dos regulamentos atuais”.
"Então, de repente, uma ou duas das equipes decidiram que queriam mais combustível, 5kg extras. Isso realmente prejudicou os planos do próximo ano, porque é um novo chassi. Não estávamos planejando fazer um novo chassi.”
"A nova asa dianteira, os novos dutos de freio, a nova asa traseira e o novo chassi representam uma quantidade significativa de trabalho para nós. Por isso, já começamos a alocar recursos para isso, o que terá impacto sobre o que podemos fazer neste ano."
"Não podemos fazer as duas coisas. Não somos uma equipe grande o suficiente para podermos nos concentrar nesse tipo de projeto sem tirar algum recurso do carro atual."
Green disse que com tantos recursos precisando ser alocados no carro de 2019, limita os desenvolvimentos que são adicionados ao longo da segunda metade desta temporada.
"Assim que chegarmos ao fechamento do verão, provavelmente teremos mais uma atualização e será só isso. Vamos fazer uma grande parte da temporada apenas otimizando o que temos. Acho que será o mesmo para algumas equipes, não apenas para nós."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.