Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

Relembre último caso de piloto processando equipe para correr na F-1

Há 24 anos o italiano Alex Caffi recorreu à justiça para ter o direito de terminar a temporada pela Footwork

O fato de Giedo van der Garde recorrer à justiça para tentar correr o GP da Austrália e futuramente - por que não - o resto da temporada 2015, é quase sem precedentes na história da Fórmula 1. Por enquanto o impasse continua, e não se sabe oficialmente se o holandês corre o GP de abertura da temporada ou a dupla primeiramente anunciada pelo time, composta pelo brasileiro Felipe Nasr e o sueco Marcus Ericsson.

[publicidade]Não é a primeira vez na história da F-1 que um piloto aciona a justiça para poder correr. Em 1991, o piloto italiano Alex Caffi teve de recorrer a estes meios para terminar a temporada pela Footwork.

Depois de não se classificar para as primeiras três corridas do ano com o ineficiente e novo motor Porsche V12, Caffi tentava entrar no grid do GP de Mônaco, quarta etapa de 1991. Foi quando, no treino livre de sábado de manhã, ele errou a primeira perna dos “S’s da Piscina”. De tão forte, o acidente fez com que o carro rachasse ao meio e o piloto tivesse uma concussão.



Apesar de a batida ter tirado o italiano da prova (Alex diz que não se lembra do ocorrido apesar de ter saído do carro andando), o acidente que o tiraria das corridas seguintes aconteceria nos dias seguintes. Caffi acabou quebrando sua mandíbula em um acidente de rua e foi substituído pelo sueco Stefan Johansson nas corridas seguintes. Stefan se classificou para o GP do Canadá, corrida seguinte a Monte Carlo.

Quando estava apto para voltar, o italiano foi impedido pela equipe de correr em favor de Johansson. A Footwork estava mais satisfeita com o trabalho do sueco. Caffi, com contrato vigente, entrou na justiça e ganhou o direito de competir durante o resto da temporada no segundo carro do time, no qual era companheiro de Michelle Alboreto.

Apesar disso, o italiano pouco pôde fazer. Depois de o time desistir do motor Porsche após o GP da França, retornando ao Ford Cosworth V8, Alex só conseguiu se classificar para as duas últimas corridas do ano, no Japão e na Austrália.
Artigo anterior Seis perguntas a serem respondidas no GP da Austrália
Próximo artigo Brasileiros na F-1: O que esperar de Massa e Nasr em 2015?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros