Recomendado para você

Stock Car: Pipe Bartz comenta expectativas para 2026 e relação com o tio, Rubens Barrichello

Stock Car: Pipe Bartz comenta expectativas para 2026 e relação com o tio, Rubens Barrichello

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Pipe Bartz comenta expectativas para 2026 e relação com o tio, Rubens Barrichello
Stock Car: Vicente Orige será piloto da Car Racing na temporada 2026

Stock Car: Vicente Orige será piloto da Car Racing na temporada 2026

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Vicente Orige será piloto da Car Racing na temporada 2026
Stock Car: André Moraes Jr vai defender a Scuderia Chiarelli na temporada 2026

Stock Car: André Moraes Jr vai defender a Scuderia Chiarelli na temporada 2026

Stock Car
Stock Car
Stock Car: André Moraes Jr vai defender a Scuderia Chiarelli na temporada 2026
Primeira vitória de Senna, presença no início da F1 e pandemia: Veja história do GP de Portugal

Primeira vitória de Senna, presença no início da F1 e pandemia: Veja história do GP de Portugal

Fórmula 1
Fórmula 1
Primeira vitória de Senna, presença no início da F1 e pandemia: Veja história do GP de Portugal
VÍDEO: Verstappen testa com carro da Mercedes em Portugal

VÍDEO: Verstappen testa com carro da Mercedes em Portugal

Endurance
Endurance
Gulf 12h
VÍDEO: Verstappen testa com carro da Mercedes em Portugal
MotoGP: Honda vai estrear moto de 2027 em Sepang nesta semana

MotoGP: Honda vai estrear moto de 2027 em Sepang nesta semana

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Honda vai estrear moto de 2027 em Sepang nesta semana
EXCLUSIVO: Antonelli admite ter ficado "perdido" na F1 e revela críticas de Wolff

EXCLUSIVO: Antonelli admite ter ficado "perdido" na F1 e revela críticas de Wolff

Fórmula 1
Fórmula 1
EXCLUSIVO: Antonelli admite ter ficado "perdido" na F1 e revela críticas de Wolff
F1: Honda revela data de lançamento do motor de 2026

F1: Honda revela data de lançamento do motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Honda revela data de lançamento do motor de 2026
Últimas notícias

Renault: “F1 recompensa o quanto você gasta, não como gasta”

Time francês alerta para escalada de custos do esporte utilizando gastos feitos pela rival Honda em 2018 como pano de fundo

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team R.S. 18, leads Charles Leclerc, Sauber C37

A Fórmula 1 corre o risco de perder uma de suas atuais fabricantes se os custos crescentes do desenvolvimento de motores não forem cortados em um futuro próximo, teme a Renault.

Diretor executivo da Renault F1, Cyril Abiteboul diz que o enorme investimento que a rival Honda fez para melhorar seu programa é a prova de como os gastos estão acelerando agora.

Perguntado sobre o progresso que a fabricante japonesa fez com seu mais recente upgrade, Abiteboul disse ao Motorsport.com: "não é uma surpresa, porque foi muito claro no ano passado que a Honda estava fazendo um progresso muito rápido”.

"A confiabilidade não estava lá no ano passado, mas foi extremamente claro. Eu lembro em Spa que houve um sinal muito claro de que a Honda estava em movimento, dado o enorme investimento que entendemos que a Honda estava fazendo.”

"Não é uma surpresa que isso esteja valendo a pena, porque ainda estamos em uma F1 que está recompensando o quanto você gasta, em vez de como você gasta. E isso é uma preocupação."

Com os fabricantes da F1 já preparados para um investimento adicional para renovar os motores para 2021, quando unidades de potência de alta rotação forem introduzidas, Abiteboul acredita que perguntas podem ser feitas sobre os atuais custos crescentes.

"Isso (aumento do custo) é, na minha opinião, insustentável", disse ele. "Isso pode estar pagando seus lucros para a Honda agora, mas em algum momento será insustentável para um dos quatro. E quem sabe o que acontecerá?"

"Eu acho que a F1 não pode se dar ao luxo de perder uma fabricante. E eu não vejo suficiente decisão/ação sendo tomada para aliviar essa necessidade de gastar de uma maneira que pode ser insustentável a médio e longo prazo."

Abiteboul disse que o progresso da Honda neste ano para melhorar seu desempenho agora resultará na necessidade de a Renault aumentar seus próprios esforços para avançar.

"Eles estão definitivamente de volta", disse ele. "Eles estão em um nível semelhante a nós em termos de competitividade este ano por causa de nossa decisão sobre o Spec-C. É por isso que novamente não podemos dormir no desenvolvimento de motores do ano que vem."

"E também precisamos colocar isso em perspectiva em 2021 – onde queremos começar o mais cedo possível. Como sempre, precisamos ver como podemos equilibrar o objetivo de curto prazo com os objetivos de longo prazo."

Brendon Hartley, Toro Rosso STR13, leads Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18

Brendon Hartley, Toro Rosso STR13, leads Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18

Photo by: Andy Hone / LAT Images

Artigo anterior Mercedes se diz alerta para evitar fracasso da McLaren em 2007
Próximo artigo Wolff: "Mick Schumacher pode se tornar um dos grandes”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros