Últimas notícias

Renault impõe 'quarentena' antes de entrar em férias na Fórmula 1

Equipe francesa da F1 toma medidas preventivas à pandemia do Covid-19

Renault personnel pack away their equipment in the pits

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Em meio ao surto pandêmico de coronavírus, a Renault pediu que seus funcionários de Fórmula 1 trabalhem em casa antes de a equipe decretar o período de férias, em acordo à medida da FIA de antecipar a pausa para março e abril, com extensão de 14 para 21 dias.

A Renault está na posição incomum de ter seus chassis e motores de F1 sujeitos às orientações do governo do Reino Unido e da França, respectivamente, além de cumprir todas as restrições impostas a todas as instalações e funcionários pela empresa-mãe Groupe Renault.

Leia também:

Juntamente com Ferrari e Alfa Romeo, a Renault foi uma das primeiras equipes a pressionar pelo cancelamento do GP da Austrália, uma vez que um membro da equipe McLaren testou positivo para o Covid-19.

"Nossas decisões também devem ser consistentes com os conselhos do governo francês e inglês, a política do Groupe Renault, mas também a instrução das autoridades da Fórmula 1", disse a Renault em comunicado.

"A primeira dessas decisões foi apoiar a decisão da McLaren de não participar do GP da Austrália após um teste positivo para o Covid-19 no paddock e depois repatriar rapidamente nossas equipes de pista presentes em Melbourne".

"Pedimos a eles que não retornassem a Enstone ou Viry-Chatillon por um período mínimo de 14 dias. Trabalhar em casa tem sido uma instrução para todos os funcionários capazes de fazê-lo em Viry-Chatillon".

"Após medidas tomadas pelo governo francês e implementadas a partir de segunda-feira à noite na França, a administração da Renault Sport Racing também decidiu fechar Viry-Chatillon na noite de sexta-feira, 20 de março, até domingo, 5 de abril".

"Trabalhar em casa foi implementado progressivamente em Enstone [Inglaterra] e será obrigatório para todos os funcionários que puderem fazê-lo a partir da segunda-feira, 23 de março", seguiu o comunicado.

O período de expediente em casa é independente das férias, quando os funcionários são dispensados dos trabalhos e não deve haver contato por email entre membros da equipe. A Renault optou por fechar Enstone de segunda-feira, 30 de março, até domingo, 19 de abril.

"Essas medidas iniciais tomadas em Enstone e Viry-Chatillon serão revistas e adaptadas tendo em vista a evolução da situação. Vamos agora entrar em uma fase de discussões aprofundadas com a F1, a FIA e as outras equipes".

"Temos que definir e implementar medidas que nosso esporte terá que adotar nessas circunstâncias excepcionais. Diante dos próximos desafios, a responsabilidade e a solidariedade devem prevalecer para reduzir o impacto dessa crise de saúde".

GALERIA: Como o coronavírus afeta os calendários do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos e Argentina também foram suspensas, com adiamento.
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
A previsão é de que o campeonato comece com o GP da Holanda, no dia 3 de maio.
Mas muito se fala que na verdade a temporada pode começar com o GP de Mônaco, no dia 24 de maio, com o adiamento das corridas na Holanda e Espanha.
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
26

VÍDEO: Entenda os bastidores por trás do cancelamento do GP da Austrália de F1

PODCAST: O calendário da F1 2020, o coronavírus e a Porsche Cup Brasil em Interlagos

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Trabalho na pista de Mônaco continua, apesar de incerteza sobre GP
Próximo artigo Em época de quarentena, Courtois mostra talento no automobilismo virtual e derrota até ex-F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil