Últimas notícias

Renault não 'gastará' tokens para aprimorar motor este ano

Após a versão de Mônaco, montadora francesa só irá fazer melhorias no motor atual se elas se encaixarem em seu programa de desenvolvimento do carro de 2017

Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team

Foto de: XPB Images

Remi Taffin, Renault Sport F1 Engine Technical Director
Kevin Magnussen, Renault Sport F1 Team RS16
Kevin Magnussen, Renault Sport F1 Team
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07 leads at the start of the race
Kevin Magnussen, Renault Sport F1 Team RS16
Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1 VJM09 crashes at the start of the race with Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS16

A Renault decidiu usar três tokens de desenvolvimento em sua primeira grande atualização do ano, com uma nova especificação no GP de Mônaco. No Principado, essas novas unidades de potência estavam disponíveis apenas para Daniel Ricciardo (Red Bull) e Kevin Magnussen (Renault). Deu resultado, afinal, Ricciardo obteve para seu time a primeira pole position desde a temporada de 2013.

Apesar de a nova unidade ter mostrado evolução em comparação à anterior, o diretor técnico Remi Taffin disse que não existem planos para a introdução de novas melhorias, a não ser que elas mirem a próxima temporada.

"Apenas se nos ajudarem para 2017. No momento não temos nenhum plano de ter algo muito novo para as próximas corridas", disse ele em entrevista ao Motorsport.com

"Nosso objetivo é tentar extrair o máximo dessa atualização de agora. Se houver algo em nosso programa de desenvolvimento para 2017 que se encaixe na atual temporada, então usaremos isso".

"Nosso plano é entrar na primeira prova do ano que vem próximos da Mercedes e vamos seguir à risca essa meta. Obviamente que estamos fazendo isso tentando ser o mais competitivo possível já na atualidade. Acho que essa nossa nova especificação foi uma conquista para todos".

A Renault ainda tem 21 tokens de desenvolvimento - mais do que qualquer montadora -, mas Taffin insiste que eles necessitam usá-los com sabedoria.

"Não é uma questão de números. No final de 2015 usamos um monte de tokens e não deu muito resultado. Por isso quando utilizamos seis tokens para a primeira prova deste ano o retorno foi muito bom. E agora mais três. Fomos recompensados pelo ano passado. É simples, não fizemos mágica".

Taffin explicou onde ocorreram as principais mudanças. 

"Temos apostado bastante no mecanismo de combustão interna. Mexemos no sistema de ignição e tivemos o benefício de um sistema mais eficiente. Os três tokens foram em cima dessa melhoria".

Para a prova do Canadá, domingo, além de Ricciardo e Magnussen, os pilotos Max Verstappen (Red Bull) e Jolyon Palmer (Renault) também terão as novas especificações.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chip Ganassi abre as portas da Indy para Alonso
Próximo artigo Há 56 anos, Jim Clark estreava na Fórmula 1; veja números

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil