Renda da McLaren cai com crise de coronavírus e pagamento milionário a Ron Dennis
Receita de grupo que comanda equipe de F1 teve grande queda registrada nos três primeiros meses de 2020, mesmo antes dos efeitos da Covid-19

A receita do McLaren Group sofreu uma queda nos primeiros três meses de 2020, mesmo antes dos efeitos do coronavírus.
A receita total do grupo caiu de £ 284 milhões (cerca de R$ 1,8 bi) no mesmo período do ano passado para £ 109 milhões (aproximadamente R$ 715 milhões), enquanto a empresa teve uma perda de £ 81 milhões (cerca de R$ 530 milhões), em comparação com um lucro de £ 22 milhões em 2019, quase R$ 145 milhões.
Leia também:
A maior parte da queda de receita ocorreu devido à redução de vendas de carros, com queda de 953 automóveis para 307.
No entanto, existe uma carteira de pedidos atual de 993, com cerca de 50% representando modelos de séries limitadas com margens mais altas.
A receita da McLaren Racing caiu R$ 29 milhões pelo período em que os GPs da Austrália e do Bahrein foram adiados e a receita da F1 foi gravemente afetada, o que, por sua vez, significou pagamentos reduzidos para as equipes.
A equipe aumentou sua renda em 2019 com a venda de três carros históricos por £ 5,1 milhões (aproximadamente R$ 33 milhões), o que não foi repetido este ano. No entanto, parte da perda de receita foi compensada por R$ 27 milhões em aumento do patrocínio.
Embora a Covid-19 estivesse começando a ter um impacto em março, os números do primeiro trimestre não incluem o impacto total das concessionárias fechadas e o fechamento da linha de produção, ou a falta de corridas de F1 desde abril.
A McLaren continua otimista quanto ao futuro, observando que "implementou rapidamente medidas de redução de custos para reduzir o custo de mão-de-obra e a alavancagem operacional”. Outras medidas de racionalização de custos incluem a redução nos gastos com marketing e eventos, esportes a motor e viagens.
Na semana passada, anunciou planos de reduzir drasticamente os níveis de pessoal, com a equipe de corrida sendo cortada em 70 posições.
A empresa não escondeu sua busca por novos financiamentos, observando que "atualmente está analisando uma série de possíveis alternativas de financiamento, garantidas e não garantidas, de até 275 milhões de libras para fortalecer sua posição de liquidez. Uma atualização será fornecida como logo que razoavelmente praticável."
Ron Dennis
Outro baque financeiro que a McLaren teve que arcar foi a última parte dos dividendos a Ron Dennis, que foi destituído da companhia em 2017. Segundo balanço da revista Forbes, o ex-comandante, que já havia recebido US$ 242 milhões (R$ 1,29 bilhão) há três anos, também recebeu US$ 91 milhões (R$ 485 milhões) em agosto.
GALERIA: Relembre todos os carros e pilotos da história da McLaren na Fórmula 1































































Entenda por que Ricciardo e McLaren podem brigar pelo topo da F1
PODCAST: Alain Prost: 'apenas' o vilão dos brasileiros ou gênio incompreendido?
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1 - Domínio da Alfa Romeo, animais na pista e Moss barrado: veja sete curiosidades do primeiro GP, que completa 75 anos

Além da F1, Andretti planeja entrada na F2 e F3 para promover talentos americanos

F1: Andretti inaugura nova fábrica em Silverstone em meio a negociações para entrada em 2026


F1: McLaren desenvolve nova asa dianteira para o GP do Canadá

F1 - Norris sobre Verstappen: Não deve mudar o estilo de pilotagem, apesar de 11 pontos na superlicença

ANÁLISE F1: Intervenção da FIA realmente não surtiu efeito? Onde está o segredo da McLaren?
Últimas notícias

F1: Bortoleto destaca estreia "muito positiva" no circuito do Canadá e prevê classificação "apertada"

NASCAR Brasil terá corrida noturna em etapa de 100 milhas em Cascavel

Em Tarumã, todos pelos 75 pontos em jogo da Etapa Inverse Race da NASCAR Brasil

VÍDEO F1: Bortoleto se irrita com dupla da Williams por 'fechadas' durante treinos livres do GP do Canadá
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.