Repórter veterano indica que Cadillac teria comprado propriedade intelectual de motor abandonado pela Renault para 2026

A marca norte-americana, propriedade da General Motors (GM), é aliada da equipe Andretti, também dos Estados Unidos, na empreitada do time em busca de entrar na categoria

Cadillac logo

Cadillac logo

Foto de: Art Fleischmann

Em meio à crise na fábrica de motores da Renault na Fórmula 1, em Viry-Châtillon, o repórter Joe Saward, veterano e renomado jornalista da categoria, informa que ouviu "de uma boa fonte" que a Cadillac recentemente adquiriu a propriedade intelectual das unidades de potência 'descartadas' pela Alpine para a futura era de regulamentos da elite global do esporte a motor, que se iniciará na temporada 2026.

O editor recomenda:

A partir de 2026, a competição terá novas regras, especialmente de motor, com a unidade sendo 50% elétrica e 50% a combustão. A Renault, proprietária da equipe Alpine, vinha trabalhando no novo projeto, mas a cúpula da montadora francesa optou por não ir adiante com o plano e sua escuderia de F1 deve ser cliente da Mercedes, conforme apurou o Motorsport.com. A decisão gerou fúria na fábrica de Viry, mas agora surge a informação de Saward, dando conta da possível 'cartada' da Cadillac.

A marca norte-americana, propriedade da General Motors (GM), é aliada da equipe Andretti, também dos Estados Unidos, na empreitada do time em busca de entrar na categoria, o que não foi aprovado pela Liberty Media, dona da F1. Isso pode mudar com a aquisição da propriedade intelectual da Renault?

A ideia da GM caminharia nesse sentido, com a referida compra podendo até adiantar os planos da gigante americana, cujo discurso vinha girando em torno de ter sua própria unidade motriz nos carros da hipotética Andretti F1 em 2028. Com a aquisição, este prazo pode ser adiantado -- e até 'melhorado'.

Isso porque o 'abandonado' projeto de motor da Renault para 2026 vinha mostrando sinais positivos de competitividade, segundo fontes do paddock. Além disso, na perspectiva da Cadillac,  a compra seria uma 'segurança' com relação ao projeto de entrar na F1 como fabricante de unidades de potência -- a marca dos Estados Unidos tem o desejo de concretizar seu ingresso na categoria independentemente da Andretti, ou seja, a aquisição pode ser muito conveniente para a marca até em caso de não à equipe.

Max FAVORECIDO? Norris JÁ ERA? Ferrari MIRANDO TÍTULO e a F1 pós-EUA, com ANDRÉ NEGRÃO | WEC e Stock

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Max FAVORECIDO? Norris JÁ ERA? Ferrari MIRANDO TÍTULO e a F1 pós-EUA, com ANDRÉ NEGRÃO | WEC e Stock

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Pai de Bortoleto vê chances maiores de piloto chegar à F1 em 2026
Próximo artigo F1: Norris precisa "urgentemente" ser "mais agressivo" contra Verstappen, diz Ralf Schumacher

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil