Saúde deve afastar Marchionne da presidência da Ferrari
Após complicações pós-cirurgia no ombro, italiano não deverá voltar mais ao comando da Fiat e da Ferrari
O presidente da Ferrari e CEO da Fiat, Sergio Marchionne, pode deixar o cargo mais cedo do que o esperado, com a diretoria da montadora italiana discutindo um sucessor para ele neste sábado.
Marchionne deveria se demitir no final deste ano, mas problemas médicos causados por uma recente operação no ombro parecem ter acelerado a movimentação da Fiat para sua substituição.
Um relato do respeitado site Automotive News Europe, citando fontes familiarizadas com a situação, disse que o conselho foi convocado no sábado para discutir a sucessão de Marchionne.
Em termos de seu papel na Fiat, quatro candidatos surgem: Alfredo Altavilla (gerente do grupo EMEA), Richard Palmer (diretor financeiro), Pietro Gorlier (CEO da Magneti Marelli) e Mike Manley (chefe da marca Jeep).
Para a Ferrari, o favorito para substituir Marchionne como CEO é o membro do conselho da Ferrari e ex-presidente da Philip Morris, Louis Carey Camilleri, com John Elkann vinculado ao cargo de presidente da Ferrari.
A Fiat e a Ferrari se recusaram a comentar os relatos.
Uma saída antecipada da Ferrari para Marchionne teria um grande impacto na equipe, porque ele tem sido a força motriz para impulsioná-la nos últimos anos – além de ajudar a trazer o nome Alfa Romeo de volta para a F1.
Marchionne também desempenhou um papel fundamental nas discussões sobre as regras de 2021, tendo ameaçado tirar a Ferrari da F1 se ele sentir que o esporte está em uma direção que não combina com a montadora italiana.
Reportagem adicional por Franco Nugnes
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.