Últimas notícias

Seca de 10 anos seria tragédia para Ferrari, diz Marchionne

Presidente da companhia quer um título em breve para a equipe que não leva um Mundial de Pilotos da F1 desde 2007

Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Maurizio Arrivabene e Sergio Marchionne
Sergio Marchionne, Ferrari President and CEO of Fiat Chrysler Automobiles com Bernie Ecclestone
Kimi Raikkonen, Ferrari SF15-T
Kimi Raikkonen, Ferrari SF15-T
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Kimi Raikkonen, Ferrari

O presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, diz que seria uma "tragédia" para a sua equipe se ela completar 10 anos de seca na Fórmula 1.

Às vésperas de uma temporada em que a Ferrari espera superar a Mercedes, Marchionne disse que sua companhia recuperou "credibilidade" depois de voltar ao degrau mais alto do pódio em 2015.

Mas, com o seu último título do Mundial de Pilotos conquistado em 2007, com Kimi Raikkonen, e seu último sucesso no Mundial de Construtores no ano seguinte, ele está impaciente para recuperar a coroa em breve.

Em declarações à Gazzetta dello Sport sobre o impacto potencial do sucesso advindo de um título na F1, Marchionne disse: "se conseguirmos vitórias na F1 isso melhoraria a nossa marca".

"Eu estava falando com um dos nossos vendedores de automóveis e nós concordamos que os resultados de 2015 ajudaram a levar de volta credibilidade à marca. Se nós falharmos na tentativa de ganhar um título em um período de 10 anos, isso seria uma tragédia".

Pior é passado

Marchionne tem comandado uma reformulação na Ferrari, tendo tomado posse como presidente no final de 2014 em substituição a Luca di Montezemolo.

Quando questionado sobre qual foi seu momento mais difícil, ele disse: "o primeiro mês. Quando eu fui ver onde estávamos no esquema geral da F1 eu percebi que não éramos competitivos.".

Ele avaliou que apenas uma grande mudança de pessoal e abordagem conseguiria levantar a equipe, e é esta revisão que ele aponta como chave.

"Nós limpamos nossas fileiras", explicou. "Ganhamos porque trouxemos o foco de volta para a equipe e começamos a fazer as coisas que realmente são importantes. A chegada de Maurizio Arrivabene ajudou muito."

Pontos fortes de Arrivabene

Marchionne também avalia que as realizações de Arrivabene desde que assumiu como chefe de equipe talvez tenham sido subestimadas.

"Se ele tem um defeito não está no lado técnico das coisas", disse. "Ele é ótimo para a criação de uma atmosfera de equipe. Ele sabe como fazer com que todos trabalhem em conjunto."

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Marchionne sugere volta da Alfa Romeo à F1 como equipe
Próximo artigo Hulkenberg vê Force India com boa base para melhorar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros