Últimas notícias

Silverstone determina prazo para decisão sobre futuro do GP da Grã-Bretanha

Até o final de abril o público saberá se o GP da Grã-Bretanha será realizado em 2020

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10 leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10 and Charles Leclerc, Ferrari SF90 at the start of the race

A pandemia do Covid-19 levou às oito primeiras etapas da Fórmula 1 em 2020 a serem adiadas ou canceladas. Atualmente a quarta etapa do campeonato, o GP da Grã-Bretanha, marcado para 19 de julho, ainda está de pé, mas devido ao grande número de eventos esportivos adiados, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio, a organização está analisando as possibilidades.

Os promotores da prova afirmaram nesta quarta que a decisão final sobre realizar ou não o GP da Grã-Bretanha em 2020 precisa ser tomada até o final de abril.

Leia também:

"Silverstone e a Fórmula 1 permanecem em diálogo próximo sobre a contínua situação e estão analisando a viabilidade de realizar o GP da Grã-Bretanha entre 17 e 19 de julho", diz um comunicado.

"Nós compreendemos que outros eventos esportivos que seriam realizados no Reino Unido em julho já tomaram decisões sobre seus futuros, mas é importante destacar que suas logísticas e arranjos esportivos são diferentes do nosso e, por isso, temos como prazo o final de abril para tomarmos uma decisão".

"A segurança de nossos fãs, colegas e a comunidade da F1 será nossa prioridade e continuaremos trabalhando com as autoridades apropriadas".

Em uma atualização divulgada na semana passada, o CEO da F1 Chase Carey afirmou que espera montar um calendário com 15 a 18 etapas, com a temporada iniciando no verão.

O GP do Canadá, marcado para 14 de junho, é atualmente a primeira corrida da temporada. Nenhuma decisão foi tomada quanto às etapas da França e da Áustria, que precedem Silverstone no calendário.

Todos os principais campeonatos e eventos esportivos na Grã-Bretanha estão suspensos, enquanto a região continua em quarentena para prevenir a disseminação do Covid-19.

Até o momento, o torneio de Wimbledon, um dos mais famosos do mundo, que terminaria uma semana antes do GP, ainda não teve uma decisão tomada, mas o cancelamento parece eminente. A Premier League está suspensa até 30 de abril, mas há preocupações sobre o retorno das partidas nesse prazo.

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina e Espanha também foram suspensas, com adiamento. No momento, o GP da França é o primeiro da temporada. Mas o multicampeão Valentino Rossi acredita que as etapas de França e Itália dificilmente serão realizadas na data inicial
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
28

VÍDEO: Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta

PODCAST #036: Quem são os maiores comunicadores do automobilismo na TV brasileira?

 

 

 

In this article
Luke Smith
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso doa 300 mil máscaras para combate à crise do coronavírus
Próximo artigo Stroll: Nome da Aston Martin traz "pressão e expectativa" para projeto na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros