Últimas notícias

Sochi pode sofrer mudanças para promover ultrapassagens

Os organizadores do GP da Rússia conversam com a F1 e a FIA para fazer modificações em seu circuito e melhorar o show

Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H

Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H

Sutton Motorsport Images

O layout do Autódromo de Sochi, aliado à superfície de pista muito macia, resultou em uma falta de corridas espetaculares desde que o circuito se juntou ao calendário da F1 em 2014.

Com a proprietária da F1, Liberty Media, ansiosa para aumentar os níveis de emoção, pensa-se em mudar algumas das pistas do calendário para garantir que todos os eventos ofereçam corridas empolgantes.

No ano passado, Ross Brawn ainda identificou a superfície de pista suave de Sochi como algo que poderia precisar de recapeamento para a pista produzir melhores corridas.

"Se você olhar para circuitos com uma degradação muito baixa, como Sochi, a corrida é desafiadora e tem apenas uma parada", disse ele. "Os pneus não se degradam. Não há diferenciais de desempenho".

Agora, os novos promotores de corrida de Sochi revelaram que estão avaliando o que podem fazer para melhorar a situação.

E apesar de terem descartado a alteração do layout da pista, eles sugeriram que um tipo de asfalto diferente, ou fazer algumas curvas mais largas, pode ser suficiente para ajudar a melhorar as questões.

Alexey Titov, CEO da empresa Rosgonki que assumiu o GP da Rússia, disse ao Motorsport.com que a conversa sobre o que fazer está avançando.

"Os fãs sabem que por causa do layout do Autódromo de Sochi, há poucas ultrapassagem", disse. "É por isso que estamos trabalhando com [diretor de corridas da F1] Charlie Whiting, a FIA e a FOM muito de perto”.

"Queremos tentar mudar a situação fazendo alguns pequenos ajustes técnicos. Você não vai ver isso necessariamente na tabela de tempos ou na televisão, mas esperamos que estes ajustes melhorem o lado esportivo das corridas e teremos mais ultrapassagens”.

"Teoricamente, pode ser algo sobre aumentar ou diminuir algumas partes da pista, mudar o asfalto que afetará os pneus de forma diferente. Isso pode forçar as equipes a usar diferentes táticas".

Titov disse também que, se as mudanças realmente acontecerem, não será já para a temporada 2018.

"Não acho que seja para 2018. Mas estamos explorando essas ideias. Estamos pensando em melhorar a situação".

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior GALERIA: Todos os carros da Red Bull na F1
Próximo artigo Em vídeo, McLaren dá forte dica sobre pintura de 2018

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil