Stewart: “No meu tempo a F1 era perigosa e sexo era seguro”
Tricampeão mundial fala sobre perda da “mágica” do esporte ao longo dos anos, mas celebra maior segurança








Lenda da Fórmula 1 e atual garoto propaganda da cervejaria Heineken, patrocinadora do GP do Brasil, Jackie Stewart esbanjou simpatia no paddock de Interlagos. O ex-piloto escocês falou sobre a perda de identidade e magia da Fórmula 1 ao longo dos anos.
Neste GP do Brasil pela primeira vez na história teremos dois pilotos tetracampeões mundiais na pista, no entanto muitos ainda subestimam esta era da Fórmula 1 frente aos anos clássicos nos quais Jackie fez sua carreira.
Perguntado pelo Motorsport.com Brasil porque o duelo de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel é minimizado frente ao seu com Emerson Fittipaldi por exemplo, o escocês disse: “eu acho que a mágica dos 60 e dos 70 era maior do que apenas o esporte a motor.”
“Tínhamos os Beatles, o Rock N Roll. Era um período incrível. O Eric Clapton vinha para as corridas, o Ringo Starr, o John Lennon, o Paul McCarney, o Rod Stewart. Tínhamos emoção e glamour.”
“Além disso, naqueles dias o esporte a motor era perigoso. Na minha época, se você corresse por cinco anos, tinha duas ou três chances de ser morto.”
Para exemplificar o quando as coisas mudaram, Stewart ainda brincou: “O esporte a motor era perigoso e o sexo era seguro. Eu consertei o esporte a motor e a sua geração acabou com o sexo”.
“Era um período muito glamuroso. Era uma época legal, mas também era ruim porque a segurança no esporte e motor era muito ruim.”
“Isso mudou, e a F1 tem o melhor exemplo do mundo em segurança. Ficamos 21 anos sem matar um piloto. Antes, em um mês matávamos quatro pilotos. Era ridículo.”
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.