Terremoto em Taiwan pode afetar o GP do Japão de F1?

Governo do Japão emitiu alerta de tsunami para o país

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Foto de: Red Bull Content Pool

Desde a noite da terça-feira (02), o mundo acompanha com apreensão os desenvolvimentos após o terremoto que atingiu Taiwan, o pequeno país insular asiático localizado do Mar do Sul da China.

O tremor, de 7,7 graus na escala Richter, foi registrado na noite da terça em Taiwan. Segundo o governo local, nove pessoas morreram e outras centenas estão feridas, enquanto há registros de deslizamentos de terra e pedras e de problemas estruturais em prédios causados pelo terremoto.

Leia também:

O tremor levou inclusive ao Japão acionar um alerta de tsunami. E com a Fórmula 1 correndo no país neste fim de semana, há risco do GP em Suzuka ser afetado pelo terremoto?

A o canal de televisão nacional do Japão, NHK, chegou inclusive a alertar seus espectadores durante uma transmissão ao vivo: "Evacuem! Alerta de tsunami, por favor evacuem imediatamente". Felizmente, até o momento, foram registradas apenas ondas de 30 centímetros (contra o alerta de 3 metros) na ilha de Yonagui.

Suzuka fica localizada em uma área litorânea, mas está a mais de 1.700 quilômetros das regiões onde foram dados os alertas de tsunami, em especial a região de Okinawa e, por isso, não se viu diretamente afetada pelo terremoto ou os avisos.

Até o momento, não há nenhuma especulação ou possibilidade de que o GP pode estar ameaçado por causa do terremoto. Nem a F1 nem a organização da etapa de Suzuka se pronunciaram, mas os trabalhos seguem inalterados para o início das atividades nesta madrugada de quarta para quinta com o dia de mídia.

Porém, o GP ainda pode ser afetado por causas locais. A previsão do tempo para Suzuka é de chuvas intensas nesta quarta e na quinta, mas em menor intensidade. Enquanto as precipitações devem dar uma trégua na sexta e no sábado, podemos ter novas incidências no domingo. 

A F1 transferiu o GP do Japão do segundo semestre para o primeiro por causa da nova diretriz de tornar o calendário mais lógico, agrupando provas nas mesmas regiões como forma de reduzir o impacto ambiental da categoria. Porém, isso colocou a etapa no último mês da temporada de monções no Japão, um problema que já afetou a prova no passado.

DONA da F1 COMPRA MotoGP: CELSO MIRANDA e FAUSTO MACIEIRA discutem EFEITOS e o futuro das categorias

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Pódio Cast #4 debate compra da MotoGP / Dorna Sports pela Liberty Media

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior O pacote de atualizações da Red Bull para o GP do Japão de F1
Próximo artigo F1: McLaren revela pintura exclusiva para o GP do Japão

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil