Últimas notícias

Todt rebate críticas de Hamilton por falta de ação da F1 em protestos antirracistas: "Alguns lutam pela causa em silêncio"

Jean Todt veio a público se defender após Hamilton criticar F1 por um discurso que não se reflete em ações na pista, como o protesto de joelho

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG Petronas F1, Lance Stroll, Racing Point, Sebastian Vettel, Ferrari, and Max Verstappen, Red Bull Racing, stand in support of the End Racism campaign

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG Petronas F1, Lance Stroll, Racing Point, Sebastian Vettel, Ferrari, and Max Verstappen, Red Bull Racing, stand in support of the End Racism campaign

Mark Sutton / Motorsport Images

Após um protesto organizado no GP da Áustria, etapa que abriu a temporada 2020 da Fórmula 1, o protesto de se ajoelhar que ficou conhecido por sua mensagem contra o racismo, foi perdendo espaço nas etapas seguintes, o que levou a uma crítica de Lewis Hamilton direcionada aos companheiros de esporte e a própria categoria. E o presidente da FIA, Jean Todt, veio a público rebater o hexacampeão.

Enquanto no GP da Áustria o ato foi bem organizado e teve a participação de 14 pilotos do grid, o número caiu consideravelmente e passou por uma situação complicada no GP da Hungria, devido a problemas na organização.

Leia também:

Com isso, Hamilton criticou Romain Grosjean, atual presidente da GPDA, a Associação de Pilotos de Grande Prêmio, afirmando que o francês não acha os protestos importantes. O hexacampeão também chegou a andar um recado para a própria F1 após o GP.

"Precisamos falar com a Fórmula 1, pois eles precisam fazer um trabalho melhor", disse. "Foi uma correria. Eu estava saindo do carro, correndo, me ajoelhando rapidamente. Eles precisam fazer mais. Disseram que estão lutando pela diversidade e pelo fim do racismo, mas não estão nos dando a plataforma para continuar com isso".

"Está tudo apressado, então acho que eles precisam nos dar mais tempo. Eu falarei com eles, provavelmente enviarei um e-mail nos próximos dias e tentarei coordenar com eles sobre isso. Porque eles querem, mas acho que não houve comunicação".

Na sequência, Hamilton mencionou o presidente da FIA, cobrando ações: "Você precisa de um líder, onde está Todt? Não deveria ser meu trabalho chamá-lo".

As palavras de Hamilton no final de semana foram criticadas por campeões mundiais como Mario Andretti e Jackie Stewart e foram rebatidas pelo britânico. E agora foi a vez do próprio Todt se manifestar sobre o caso.

"Hamilton tem uma forte sensibilidade para essa questão", disse Todt. "É uma causa querida para ele. As pessoas são diferentes. Enquanto alguns fazem gestos sensacionais, outros optam por lutar pela causa em silêncio".

"Mas todos nós queremos o fim do racismo. Eu digo que a vida importa. De fato, vidas importam. Não apenas as negras. Ou as brancas. Todas as vidas importam".

VÍDEO: Para Massa, "Hamilton tem bom coração, mas não é feliz"

PODCAST #059: O debate de fãs e haters sobre Hamilton com presença de Eric Granado

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Ferrari anuncia reestruturação com novo departamento na área técnica; mesmo pressionado, Binotto segue na chefia
Próximo artigo F1: GP da Espanha não será afetado por novas restrições da Catalunha contra Covid-19

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil