Últimas notícias

Ultrapassagens na Fórmula 1 caem pela metade em 2017

Número de 435 ultrapassagens nesta temporada é o pior desde a introdução da asa traseira móvel

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, Max Verstappen, Red Bull Raci

As ultrapassagens na Fórmula 1 caíram quase pela metade neste ano e terminaram representando o pior número em toda a era do DRS. A informação é da Pirelli, que lançou a análise dos dados da temporada de 2017 e revelou que o número total de ultrapassagens das 20 corridas foi de 435.

Isso registra uma queda de 49% no número de 866 ultrapassagens que foram registrados em 2016, quando houve uma prova a mais.

O número de 2016 foi o mais alto desde que os registros começaram a ser computados no início da década de 1980. Já as 435 ultrapassagens deste ano são o número mais baixo desde as 211 que aconteceram em 2009, antes da introdução do DRS.

O GP do Azerbaijão deste ano em Baku foi a prova com mais ultrapassagens no ano, com 42 no total. Ao contrário, o GP da Rússia em Sochi teve apenas uma ultrapassagem registrada.

Daniel Ricciardo terminou o ano como 43 ultrapassagens, sendo o piloto que mais passou. 13 destas ultrapassagens foram no GP da Grã-Bretanha, quando ele se recuperou após ter uma penalidade no grid de largada após trocar a caixa de câmbio e os componentes da unidade de potência.

O companheiro de equipe de Ricciardo, Max Verstappen, fez 22 ultrapassagens, o que significou que a Red Bull foi a equipe que mais passou ao longo da temporada.

As fortes recuperações de Lance Stroll de suas qualificações ruins foi comprovada nos números. O piloto foi quem passou mais em primeiras voltas nas provas deste ano, com 36 manobras.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Para Ocon, Force India terá que ser perfeita em 2018
Próximo artigo Brawn: Trio de GPs seguido em 2018 é “medida de emergência”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil