Verstappen aproveita largada ruim de Hamilton, vence a primeira sprint da F1 e fica com a pole do GP da Grã-Bretanha

Novo formato será testado mais duas vezes em 2021 antes de uma decisão sobre sua adesão integral em 2022

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Mark Sutton / Motorsport Images

O momento finalmente chegou. Neste sábado, vimos pela primeira vez uma corrida sprint na Fórmula 1! E na prova de curta duração em Silverstone, a vitória e, por consequência, a pole position do GP da Grã-Bretanha ficou com Max Verstappen, que aproveitou a largada ruim de Lewis Hamilton para dar o pulo para a ponta e dominar a sprint.

A ideia por trás da corrida sprint é aumentar a importância dos outros dias de um final de semana de F1, colocando a classificação na sexta, uma prova de menor duração no sábado e o GP mantido no domingo.

Leia também:

A sprint tem duração de 100 quilômetros, um terço de um GP normal. Em Silverstone, isso significa 17 voltas e o vencedor desta corrida é creditado oficialmente como o pole position do domingo, além de receber três pontos para o Mundial de Pilotos. O segundo e terceiro colocados recebem dois e um, respectivamente.

Na classificação da sexta, que definiu o grid de largada da sprint, Lewis Hamilton respondeu a boa performance de Max Verstappen no TL1 e garantiu a "pole position" da prova deste sábado, tendo o holandês ao seu lado. No TL2, realizado mais cedo neste sábado, tivemos uma sessão diferente do que estamos acostumados. Os pilotos fizeram apenas simulações de corrida, sem entregar voltas rápidas.

Como era previsto pela Pirelli, apesar de muitos falarem que a prova seria feita de pneus médios, alguns pilotos arriscaram com o composto macio, incluindo Valtteri Bottas, que saiu logo atrás de Max Verstappen, em terceiro. 

Na largada, Hamilton saiu mal, perdendo a liderança para Verstappen. O heptacampeão seguiu pressionando o rival, com uma bela disputa na primeira volta.

 

Ao cruzar a linha de chegada pela primeira vez, Verstappen já abria uma certa vantagem para Hamilton, com Bottas, Leclerc, Alonso, Norris, Pérez, Ricciardo, Vettel e Russell fechando o top 10.

O piloto da Williams perdeu posições devido a um toque de Sainz, e o incidente foi colocado sob investigação pelos comissários.

Na quinta volta, Pérez buscava ultrapassar Norris pela sexta posição quando perdeu o controle do carro, saiu da pista e por pouco não bateu no muro, mas retornou em penúltimo, à frente apenas de Mazepin.

 

Neste momento, Verstappen já abria 1s7 para Hamilton, enquanto Bottas se mantinha em terceiro, com Leclerc em quarto, Norris em quinto e Alonso, Ricciardo, Vettel, Russell e Ocon completando o top 10.

 

Apesar das preocupações de que a sprint seria uma corrida chata, sem muitas disputas, o pelotão intermediário entregou boas brigas, especialmente da dupla da McLaren contra Fernando Alonso. Tanto Norris quanto Ricciardo se deram melhor contra o bicampeão.

 

Na décima volta de 17, Verstappen já abria mais de 2s para Hamilton, enquanto Bottas estava a 5s do companheiro de Mercedes. Leclerc e Norris fechavam o top 5.

No final, enquanto o pelotão do meio entregou boas batalhas, na frente, a situação foi bem mais tranquila. Max Verstappen venceu a corrida sprint com folga, garantindo a pole position para o GP da Grã-Bretanha. Lewis Hamilton foi o segundo e Valtteri Bottas completou o "pódio", ficando com a terceira posição.

Completaram o top 10: Charles Leclerc, Lando Norris, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, George Russell e Esteban Ocon.

Com a definição do grid de largada, a Fórmula 1 volta a Silverstone agora no domingo, para o GP da Grã-Bretanha, 10ª etapa da temporada 2021. A largada da prova está marcada para 11h, com transmissão da Band.

E assim que acabar a prova, tem mais um Pódio ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube. Com a participação de Felipe Motta, apresentador dos canais ESPN / Fox Sports e Rico Penteado, ex-engenheiro de motores da F1, faremos uma análise completa do final de semana, projetando também a próxima etapa, o GP da Hungria. Não perca!

Cla Pilot Equipe Voltas Dif. Líder Diferença
1 Netherlands Max Verstappen Red Bull 17 -  
2 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes 17 1.430 1.430
3 Finland Valtteri Bottas Mercedes 17 7.502 6.072
4 Monaco Charles Leclerc Ferrari 17 11.278 3.776
5 United Kingdom Lando Norris McLaren 17 24.111 12.833
6 Australia Daniel Ricciardo McLaren 17 30.959 6.848
7 Spain Fernando Alonso Alpine 17 43.527 12.568
8 Germany Sebastian Vettel Aston Martin 17 44.439 0.912
9 United Kingdom George Russell Williams 17 46.652 2.213
10 France Esteban Ocon Alpine 17 47.395 0.743
11 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari 17 47.798 0.403
12 France Pierre Gasly AlphaTauri 17 48.763 0.965
13 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo 17 50.677 1.914
14 Canada Lance Stroll Aston Martin 17 52.179 1.502
15 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 17 53.225 1.046
16 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri 17 53.567 0.342
17 Canada Nicholas Latifi Williams 17 55.162 1.595
18 Germany Mick Schumacher Haas 17 1'08.213 13.051
19 Russian Federation Nikita Mazepin Haas 17 1'17.648 9.435
20 Mexico Sergio Perez Red Bull 16    

F1 AO VIVO: HAMILTON x VERSTAPPEN e tudo sobre a PRIMEIRA corrida SPRINT em SILVERSTONE | Q4

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #119 - TELEMETRIA: Qual é o impacto da 'Sprint' na F1? Rico Penteado responde

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Alfa Romeo pode substituir Raikkonen e Giovinazzi em 2022
Próximo artigo F1: Verstappen vence corrida sprint e aumenta vantagem sobre Hamilton; confira classificação do mundial

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil