Verstappen lamenta perda de potência que arruinou sua estratégia
Com problema no Q2, holandês precisou trocar de pneus médios para macios e terá de parar mais cedo do que os rivais na corrida
Após se classificar em segundo para o GP da Alemanha de Fórmula 1, Max Verstappen disse que foi uma “pena” ter precisado mudar sua estratégia de pneus durante o treino classificatório deste sábado, quando teve um problema no motor de sua Red Bull. Por conta do contratempo no Q2, o piloto holandês terá de largar com pneus macios, enquanto seus rivais largarão com os compostos médios.
O holandês reportou uma falha no turbo de seu carro e abortou sua volta rápida no Q2, quando usava pneus médios. Com o retorno para os boxes para verificar o que aconteceu no motor Honda, o piloto perdeu a oportunidade de largar com os compostos que durariam mais e precisou trocar por pneus macios novos.
Verstappen largará na segunda posição e seus rivais, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, primeiro e terceiro respectivamente, largarão com pneus médios. “Eu tentei uma configuração diferente para aquela tentativa, mas assim que eu comecei a volta rápida, algo de alguma forma cortou a aceleração e eu perdi um pouco de potência. E então neste momento você sabe que sua volta foi arruinada, por isso eu desisti”, explicou o holandês sobre a volta abortada no Q2.
“Eu voltei para os boxes, apenas para checar tudo, e saí novamente”, disse Verstappen. “Claro que precisei usar outro jogo de pneus, o que foi uma pena porque eu queria tentar começar com os mesmos compostos que os outros caras, mas as coisas são como são, nós precisamos viver com isso. Na segunda tentativa e no Q3 eu não tive mais problemas”.
O piloto da Red Bull ainda relatou um atraso na resposta do turbo, no primeiro setor, descrevendo isto de forma similar ao problema que lhe atrapalhou em Silverstone e que a Honda identificou como sendo um erro de calibragem, relacionado a uma pisada mais rápida no acelerador.
“Eu não sei se é exatamente a mesma coisa, mas no carro parecia muito parecido”, disse o holandês. “Eles estão trabalhando duro, claro, para tentar chegar ao topo. Honestamente eu acho que o Q3 foi bom, e é quando importa, claro”.
O tempo de Verstappen ficou a 0s346 da marca de Hamilton. De todo modo, o holandês assumiu que os problemas que tiraram os dois carros da Ferrari da disputa favoreceram sua classificação.
“Eu acho que do Q1 para o Q3 foi como se eu tivesse perdido um pouco de aderência, porque na primeira parte do treino eu pude chegar ao limite, mas de alguma maneira na última fase eu nunca realmente tive a mesma aderência do começo.
"Claro, a temperatura estava aumentando, o que parecia estar me prejudicando ainda mais naquele momento. Ainda assim, eu acho que foi bom ser o segundo para a largada, estou feliz por isso”, completou Verstappen.
Outro piloto da Red Bull, Pierre Gasly ficou na quarta posição e foi apenas um décimo de segundo mais lento do que Verstappen em sua última tentativa. No entanto, a volta foi anulada porque o francês extrapolou os limites da pista. Ele disse que seu desempenho no treino classificatório foi um alívio após um acidente “frustrante” na segunda sessão de testes desta sexta-feira.
Gasly também confirmou que teve problemas de atraso no turbo: “Está custando um pouco de tempo, mas não muito. É mais no sentido de que você não consegue prever o que vai acontecer e ser consistente”, disse o francês.
Verstappen, vitorioso em grandes corridas
Em tempos de pleno domínio da Mercedes e raros lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos.
Vale lembrar, por exemplo, que Verstappen nunca conquistou uma pole position na F1. Ainda assim, são seis presenças no lugar mais alto do pódio. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra as vitórias espetaculares do holandês. Confira:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.