Vettel atribui erro na Alemanha à busca pela volta mais rápida


Alemão da Ferrari quase perdeu a segunda colocação para Kvyat após escapada no final do GP em Hockenheim
Depois de largar em último, Sebastian Vettel aproveitou o ‘fator casa’ e se recuperou de forma espetacular para chegar em segundo com a Ferrari no GP da Alemanha e afastar a crise pela qual passava na Fórmula 1 (relembre em galeria especial no fim desta matéria).
No fim da prova, porém, o tetracampeão errou e quase perdeu o posto para o russo Daniil Kvyat, que acabou em terceiro com a Toro Rosso. Segundo o alemão, a escapada em Hockenheim se deveu ao fato de que ele estava tentando o ponto extra pela volta mais rápida da prova.
Leia também:
Na busca para superar o giro de Max Verstappen, que venceu com a Red Bull, Vettel escapou no fim da corrida. Ele explicou: "Eu saí porque estava buscando a volta mais rápida, mas não funcionou. Você tenta chegar ao limite e às vezes você chega perto demais. Acho que não sou o único cara que chegou perto demais, mas felizmente errei no lugar certo em vez do lugar errado.
"Estou feliz que chegamos à bandeira quadriculada em segundo, aproveitamos nossas chances, especialmente no último terço da corrida”, comentou o piloto, que nem registrou volta no treino classificatório.
“Se você começar em último e subir ao pódio, já percorreu um longo caminho, mas no geral não podemos estar felizes com o fim de semana em Hockenheim porque tivemos grandes problemas no sábado. Espero que olhemos para trás em algumas semanas ou meses e digamos que, sim, [uma reviravolta] começou a acontecer a partir daí”.
"Mas, obviamente, o objetivo é vencer, então toda a equipe, incluindo eu, nos empenhamos muito no projeto, para nos certificarmos de que somos mais rápidos do que os outros. Não fomos mais rápidos durante a maior parte da temporada, então não podemos ficar felizes”.
GALERIA: Relembre os erros recentes de Sebastian Vettel na Fórmula 1
GP do Azerbaijão, 2017

Foto de: Sutton Motorsport Images
Em segundo logo atrás de Lewis Hamilton, Sebastian Vettel acabou acertando o britânico antes de uma relargada. Acreditando que Hamilton freou propositalmente, ele jogou seu carro na Mercedes. O alemão tomou um stop and go de 10 segundos e chegou apenas em quarto.
GP do México, 2017

Foto de: Sutton Motorsport Images
Perdendo o primeiro lugar na saída, Vettel bateu em Hamilton após ser superado pelo britânico e por Max Verstappen. Ele quebrou sua asa dianteira e furou o pneu de Hamilton - o que não impediu o tetracampeonato de Lewis naquele dia.
GP do Azerbaijão, 2018

Foto de: Sutton Motorsport Images
Depois de fazer a pole e liderar a maior parte da prova, Vettel perdeu a liderança devido a um pit stop em um Safety Car. Na relargada, ele arriscou passar o então líder, Valtteri Bottas, logo na primeira curva. Ele travou seus pneus e passou reto. Perdendo rendimento, Seb ainda foi ultrapassado por Hamilton, Raikkonen e Perez, terminando em quarto após o abandono de Bottas pelo estouro de um de seus pneus.
GP da França, 2018

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Tentando superar Bottas na largada, o alemão encheu a traseira do finlandês na primeira curva, destruiu sua asa dianteira e teve que ir aos pits. Saindo em terceiro, ele chegou em quarto no dia de mais uma vitória de Hamilton.
GP da Alemanha, 2018

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Com uma boa vantagem à frente, Vettel foi vítima de uma garoa que caia no circuito de Hockenheim, acabou errando e batendo. Com o Safety Car entrando na pista, Hamilton – que largara de 14º após um problema mecânico na classificação – viu Bottas e Kimi indo para os pits e ficou na pista. Ele assumiu a liderança e ganhou a prova.
GP da Itália, 2018

Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images
Após atacar Raikkonen sem sucesso na primeira chicane da corrida, Vettel foi acossado por Hamilton chegando para a segunda chicane. Por dentro, ele arriscou frear tarde para se defender, bateu no carro de Lewis e acabou rodando. O piloto, que tinha provavelmente o melhor conjunto para a pista de Monza, chegou apenas em quarto na vitória de Hamilton.
GP do Japão, 2018

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Saindo de nono após um erro da Ferrari na classificação, Vettel arriscou uma ultrapassagem em Verstappen no início da corrida na curva Spoon, tocou com o holandês e rodou. Ele só pôde ser o sexto em mais uma vitória de Hamilton.
GP dos EUA, 2018

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Saindo de quinto, o alemão foi para cima de Daniel Ricciardo na primeira volta, arriscou em uma freada e novamente rodou. Depois de cair diversas posições, ele subiu para quarto evitando o título de Hamilton, que chegou em terceiro. Lewis foi o campeão da prova seguinte.
GP do Bahrein, 2019

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Depois de superar o parceiro Leclerc na largada pela liderança, ele viu o monegasco dando o troco após algumas voltas. Em seguida, Sebastian começou seu duelo com Hamilton. Ele foi atacado pelo britânico depois de sua segunda parada. E tentando se manter à frente de Lewis, ele errou e acabou rodando. Ovalizando seus pneus, ele acabou perdendo a asa dianteira após voltar à pista. Vettel terminou em quinto.
GP do Canadá, 2019

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Neste caso, Vettel não pagou mico, mas se prejudicou. Em batalha com Hamilton pela vitória, o alemão escapou na chicane de Montreal e acabou fechando o rival quando retornou à pista. Vettel venceu, mas tomou controversa punição de 5s no tempo de prova e caiu para segundo.
GP da Grã-Bretanha, 2019

Foto de: Hasan Bratic / Motorsport Images
O circuito de Silverstone foi palco para o último erro crasso de Vettel na F1. Em briga com Verstappen, Vettel encheu a traseira da Red Bull e acabou caindo para o fim do grid. O alemão terminou a prova da Inglaterra em penúltimo.

Artigo anterior
Villeneuve: "Alguns pilotos são fantásticos em times pequenos e inúteis nos grandes"
Próximo artigo
FIA aceita pedido de equipes e punirá saídas inseguras de pits com tempo

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Valentin Khorounzhiy |
Vettel atribui erro na Alemanha à busca pela volta mais rápida
Corrida
Sessão | Data | Horário local Seu horário | Conteúdo |
Treino Livre 1 | sex 29 nov sex 29 nov | 06:00 13:00 | |
Treino Livre 2 | sex 29 nov sex 29 nov | 10:00 17:00 | |
Treino Livre 3 | sáb 30 nov sáb 30 nov | 07:00 14:00 | |
Treino Classificatório | sáb 30 nov sáb 30 nov | 10:00 17:00 | |
Corrida | dom 1 dez dom 1 dez | 10:10 17:10 | |