Vettel defende decisão da Ferrari após desastre no Q3
Alemão reconhece que escolha de pneus da Ferrari foi errada, mas entende mentalidade da equipe
Sebastian Vettel defendeu a decisão de pneus tomada pela Ferrari na fase final da classificação no Japão, o que foi um fator determinante para sua nona posição .
O alemão ficou longe de sua posição ideal após a Ferrari soltá-lo para o início do Q3 com pneus intermediários. O próprio piloto diagnosticou que a pista ainda estava seca, de modo que teve de retornar de imediato para colocar slicks.
No entanto, a chuva aumentou em Suzuka, o que fez com que Vettel e Kimi Raikkonen tivessem um tempo reduzido para registrar suas voltas. O vice-líder do campeonato cometeu um erro e garantiu apenas o nono lugar, enquanto que Lewis Hamilton ficou com a pole.
“Acho que todos viram [o que aconteceu]. Erramos um pouco no timing. Tentamos usar os intermediários no começo e não deu certo. Depois eu tive um erro e era a única volta que eu tinha”, disse Vettel.
“Cinco ou seis minutos mais tarde começou a chover bastante, então havia algo no ar. Acho que esperávamos que houvesse mais chuva por vir, e obviamente não houve. Então, foi a decisão errada. Quando as condições estão assim, ou você acerta, ou você erra. Então, não vou culpar ninguém.”
Questionado sobre quem foi o responsável por tomar a decisão, Vettel foi direto: “Não importa. Foi nossa decisão.”
“Obviamente, perdemos tempo [devido à chuva] no começo, mas se começasse a chover cinco, seis, sete minutos antes, teríamos feito um milagre, porque seríamos os únicos espertos. E, se acontece como aconteceu, somos os únicos que pareciam estúpidos. Portanto, defendo a decisão, é nossa decisão como equipe. Obviamente não estava molhado o suficiente no começo e a chuva não veio, só veio depois.”
Atualização: Esteban Ocon sofreu uma punição, o que promoveu Vettel ao oitavo lugar no grid
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.