Fórmula 1
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
20 dias
02 abr
-
05 abr
Próximo evento em
34 dias
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
62 dias
07 mai
-
10 mai
Próximo evento em
69 dias
21 mai
-
24 mai
Próximo evento em
83 dias
R
GP do Azerbaijão
04 jun
-
07 jun
Próximo evento em
97 dias
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
104 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
118 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
125 dias
R
GP da Grã-Bretanha
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
139 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
153 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
181 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
188 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
202 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
209 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
223 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
237 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
244 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
258 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
272 dias

Vettel: reclamações de pilotos provocam punições pesadas

compartilhar
comentários
Vettel: reclamações de pilotos provocam punições pesadas
Por:
Co-autor: Adam Cooper
3 de jul de 2018 10:34

Sebastian Vettel acredita que ele e outros pilotos da F1 trouxeram punições excessivas para a categoria ao “choramingarem e reclamarem”.

Sebastian Vettel, Ferrari in the Press Conference
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H crosses the line
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, arrives on the grid
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H

O líder da atual temporada da F1 recebeu três posições de punição no grid no último fim de semana, durante o GP da Áustria, por ficar no caminho de Carlos Sainz durante o Q2.

Vettel explicou depois da classificação que a Ferrari não havia lhe informado da aproximação de Sainz, mesmo que os comissários decretaram que, “estando ciente do problema da visão traseira com seus espelhos”, ele deveria ter saído da trajetória de corrida por precaução.

Após a corrida, quando conseguiu sair de sexto para terminar em terceiro, Vettel continuou frustrado, mas reconheceu que as atitudes dos pilotos nos anos recentes pressionaram os comissários a adotar uma política bastante rigorosa.

“Não me falaram. Tentei ficar de olho nele. Não quero me prolongar muito sobre isso, mas... O livro de regras agora é muito grande”, disse.

Leia também:

“Acho que é o resultado por todos os pilotos, todos nós, choramingarmos e reclamarmos. ‘Oh, ele fez isso, ele fez aquilo’.”

“No fim, deveríamos poder resolver tudo na pista. É nisso que acredito.”

Sainz aceitou a explicação de que Vettel o bloqueou de forma acidental.

“Sinto que essas situações são mais culpa dos engenheiros, não dos pilotos, por não avisarem que alguém está se aproximando”, disse Sainz após a classificação.

“Devo admitir que, se o incidente evitasse que eu fosse ao Q3, eu estaria aqui com muito mais raiva, muito mais decepcionado. Mas fiz uma boa volta no Q2.”

Diretor de provas da FIA, Charlie Whiting explicou durante o fim de semana do GP da Áustria que os comissários usam um banco de dados de todos os incidentes e aplicações de regras dos anos recentes para definir as punições.

Quando questionado pelo Motorsport.com sobre a punição a Vettel, ele disse que ela se embasou em precedentes passados. “Acho que foi merecido. Completamente consistente com outras decisões.”

Whiting também indicou que os comissários podem, no futuro, passar a considerar as consequências do incidente em vez de apenas focar na atitude do piloto infrator na hora de decidir pela punição.

Ele reconheceu que, caso isso tivesse sido aplicado na Áustria, a punição a Vettel seria mais leve pelo fato de Sainz ter avançado ao Q3.

“O impacto foi pequeno, então, se formos seguir o caminho de avaliar as implicações do acidente, então poderíamos dizer ‘não houve danos, não houve infração’”, explicou.

“Mas isso não é algo que pensamos no momento. Estamos pensando nisso, falando sobre isso, mas não é algo que fazemos no momento.”

Reportagem adicional de Scott Mitchell

Próximo artigo
Sainz diz que bolhas tornaram Renault um carro "inguiável"

Artigo anterior

Sainz diz que bolhas tornaram Renault um carro "inguiável"

Próximo artigo

Arrivabene prevê GP “difícil” para Ferrari na Inglaterra

Arrivabene prevê GP “difícil” para Ferrari na Inglaterra
Carregar comentários