Villeneuve destaca som de motor 12 cilindros em carro do pai
Em homenagem aos 40 anos da primeira vitória de Gilles Villeneuve, exatamente em Montreal, campeão de 1997 pilota Ferrari; veja imagens

Em 1978, Gilles Villeneuve, pai de Jacques Villeneuve, levou sua Ferrari 312 T3 à vitória no primeiro GP do Canadá a ser realizado no então recém-construído circuito da Ile Notre-Dame, em Montreal. Essa foi a primeira das seis vitórias de Gilles na F1.
O carro – o mesmo da vitória, há 40 anos – foi então vendido ao baterista do Pink Floyd, Nick Mason, nos anos seguintes. Porém, infelizmente, ele acabou sendo batido durante uma demonstração (Mason não estava dirigindo), mas foi totalmente consertado. A Ferrari foi então vendida para Marc Muzzo, um empresário de Toronto.
Leia também:
Jacques Villeneuve, que havia dirigido apenas uma das Ferraris de seu pai no passado – a 312 T4 (1979) na pista de testes de Fiorano em 2012 – guiou no último domingo antes do GP do Canadá de F1 a T3 (1978) ao redor do circuito de 4,4 km que leva o nome de seu pai para o deleite dos milhares de fãs presentes, de sua mãe Joann e sua irmã Mélanie.
"Foi muito bom. Sim, eu gostei. Acenei para a plateia e acho que os fãs gostaram do fato de eu ter dirigido este carro aqui hoje”, disse Jacques Villeneuve ao Motorsport.com após o evento.
"Eu não conseguia ouvi-los aplaudir, porque o som do motor de 12 cilindros em linha era muito alto, mesmo em velocidades lentas como essa. Posso dizer-lhe que este motor parece fantástico.”
“A ideia era que eu liderasse o desfile dos pilotos, mas os carros deles estavam muito devagar. Eu não tive outra escolha senão passar os dois caminhões que estavam à minha frente porque a temperatura da água estava ficando um pouco alta. Então, fui até a quarta marcha nas retas, pois precisava esfriar o motor. ”
Villeneuve percebeu rapidamente que precisaria se ajustar ao carro. “Eu tive que reverter para frear com o pé direito, porque a coluna de direção passava entre os meus dois pés. A caixa de pedais da Ferrari T4 era diferente e eu podia fazer a frenagem com o pé esquerdo. Enfim, foi uma experiência maravilhosa, uma homenagem fantástica à vitória do meu pai aqui há 40 anos”, concluiu Villeneuve.
























We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários

Relembre quando Ayrton Senna testou, e surpreendeu, na Indy

Primeira vitória da Ferrari na F1 completa 70 anos; veja como foi

ESPECIAL: O carro de 6 rodas da Williams que nunca correu


Jacques Villeneuve detona Antonelli: "Talvez a F1 seja demais para ele"

F1 - Villeneuve opina sobre dupla da Cadillac: "Experiência não significa que você é rápido ou ótimo"

F1: Villeneuve acusa McLaren de "fraqueza" na corrida de Ímola


ANÁLISE F1: É tarde demais para a Ferrari em 2025, é melhor pensar em 2026

Há 25 anos, Michael Schumacher colocou a Ferrari de volta ao topo da F1

F1: Binotto comenta "desafio" de construir Audi e faz comparação com época na Ferrari
Últimas notícias

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.