Vitória no momento certo pode ser crucial para Honda ficar na F1
Triunfo de Max Verstappen aconteceu na mesma semana em que a fabricante japonesa discutiu se continuaria ou não na Fórmula 1
![Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, celebrates on the podium](https://cdn-1.motorsport.com/images/amp/63vVbllY/s1000/max-verstappen-red-bull-racing.jpg)
A vitória da Red Bull no GP da Áustria pode ser decisiva para manter a Honda na Fórmula 1. A fabricante tem discutido internamente os resultados que teve até agora e quais as chances de sucesso no futuro. Apesar dos sinais de progresso demonstrados nesta temporada, o saldo dos cinco anos desde o retorno dos japoneses à categoria ainda é negativo.
Leia também:
A Honda deixou claro no começo do ano que seu sucesso com a Red Bull seria fundamental para orientar a decisão sobre seu futuro no esporte, mas outro ponto chave para os japoneses gira em torno do novo regulamento da Fórmula 1, que entrará em vigor em 2021.
Diretor da Honda na F1, Masashi Yamamoto disse recentemente ao Motorsport.com que a companhia precisava saber se teria alguma chance de sucesso para o caso de permanecer na categoria.
Perguntado sobre o quanto as regras vão impactar na decisão da Honda, Yamamoto disse: “É relacionado. Claro que nós não sabemos que tipo de corrida vai ser, e existe a possibilidade de termos desvantagens com o novo regulamento. Então, obviamente, estão relacionados”.
Ele adicionou: “A Fórmula 1 é a categoria máxima do esporte a motor. Precisa ser uma categoria que inclui o pináculo da tecnologia. Esta é a demanda pela F1.”
Em meio a questões sobre as regras de 2021, alguns executivos da Honda, incluindo seu presidente Seiji Kuraishi, viajaram para o GP da Áustria para reuniões com os gestores da Red Bull para discutir o futuro e se o projeto seria estendido ou não.
Falando após a corrida, o chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que foram abertas conversas sobre o que a Honda faria depois de 2020 e que nada estava definido ainda.
"Houve discussões ao longo do dia e tinha executivos da Honda aqui”, explicou. “Mas foi fantástico ter o vice-presidente da empresa conosco para ver sua primeira vitória na era híbrida. Foi uma grande performance e todos apreciaram muito”.
É claro, no entanto, que conquistar a primeira vitória da Honda na era híbrida na frente de membros mais antigos da diretoria da empresa não poderia ter sido mais oportuno, com uma reunião do conselho prestes a discutir o futuro do projeto na F1.
A decisão final, obviamente, virá da diretoria no Japão. Inevitavelmente, quando membros da companhia tiverem que tomar uma decisão grande como essa, sempre podem ser influenciados pelo humor da pessoa no comando.
Portanto, não se deve subestimar o quanto o CEO da Honda, Takahiro Hachigo, se alegrou com o resultado, de modo que isso pode ter impacto na decisão.
“Eu fico sem palavras quando penso sobre o enorme esforço de todos os funcionários da Honda que se envolveram neste projeto, que sempre acreditaram neles mesmos, nunca desistiram e finalmente alcançaram a vitória da Áustria”.
“Quero agradecer todos os fãs. Com o suporte deles, vamos continuar lutando enquanto nos esforçamos para atingir o maior objetivo, que é vencer o campeonato mundial, tomando essa vitória como um primeiro passo. Qualquer sucesso futuro que tivermos também será graças a nossos fãs que são realmente parte de nosso time”.
Relembre a trajetória da Honda na Fórmula 1
A fabricante japonesa, que foi do céu ao inferno na F1, venceu pela primeira vez desde que voltou à categoria e parece ter encontrado o caminho para a glória. Em galeria exclusiva, o Motorsport.com conta a história da marca na elite do automobilismo mundial. Confira abaixo:
![1964 A estréia da Honda na F1](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/0mbv1lA2/s700/ronnie-bucknum-honda-1.jpg)
![1965 - O primeiro Triunfo](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/YBMK7gK2/s700/f1-mexican-gp-1965-richie-ginther-honda.jpg)
![1966 - resultados pouco expressivos](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/6b7eBmB0/s700/richie-ginther-honda-1.jpg)
![1967 - Segunda vitória](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/6xEagGR0/s700/john-surtees-honda-1.jpg)
![1968 - Bons resultados antes da saída](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/6AR444o0/s700/f1-german-gp-1968-john-surtees-honda-ra301.jpg)
![Jo Schlesser, Honda RA301](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/YBMOj1B2/s700/f1-french-gp-1968-jo-schlesser-honda-ra301.jpg)
![1983 - O retorno](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/27vbzLo0/s700/stefan-johansson-spirit-1.jpg)
![1983 - Parceria com a Williams](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/YMxVral2/s700/f1-south-african-gp-1983-keke-rosberg-williams-fw09-honda.jpg)
![1984 - O início de uma era](https://cdn-3.motorsport.com/static/img/mgl/6100000/6110000/6112000/6112600/6112675/s700/f1-dallas-gp-1984-keke-rosberg-williams.jpg)
![1984 - O início de uma era](https://cdn-1.motorsport.com/static/img/mgl/6100000/6110000/6112000/6112600/6112678/s700/f1-dallas-gp-1984-podium-race-winner-keke-rosberg-williams-second-place-rene-arnoux-ferrar.jpg)
![1985 - A chegada de Mansell](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/YEMwj55Y/s700/f1-european-gp-1985-race-winner-nigel-mansell-williams-fw10-honda.jpg)
![1986 - O título de Construtores](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/0a5zGwN0/s700/f1-german-gp-1986-nelson-piquet-williams-fw11-honda.jpg)
![1987 - O Tri de Nelson Piquet](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/YEel7z5Y/s700/f1-german-gp-1987-nelson-piquet-williams-fw11b-honda.jpg)
![1987 - Título e discórdia](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/6bpRqkE2/s700/f1-italian-gp-1987-nelson-piquet-williams-fw11b.jpg)
![1987 - Lotus, Honda e Senna](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/0RK5oRV2/s700/f1-detroit-gp-1987-ayrton-senna-team-lotus-honda-99t.jpg)
![1988 - Piquet e Senna trocam de volante](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/6DlA7JD6/s700/f1-brazilian-gp-1988-nelson-piquet-lotus-100t-honda.jpg)
![1988 - Terceiro título da Honda](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/0rQMLqW6/s700/f1-san-marino-gp-1988-ayrton-senna-mclaren-mp4-4.jpg)
![1989 - Japoneses vencer a quarta seguida](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/Y97LG7G0/s700/f1-united-states-gp-1989-alain-prost-mclaren-mp4-5.jpg)
![1990 - Pentacampeonato da Honda](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/YXRXMWN0/s700/ayrton-senna-mclaren-mp4-5b-h-1.jpg)
![1991 - Hexa da Honda e tri de Senna](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/0kPlkAV2/s700/f1-australian-gp-1993-ayrton-senna-leads-teammate-gerhard-berger-both-mclaren-mp4-6-honda.jpg)
![1992 - A Honda anuncia a saída da F1](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/6OO99nX6/s700/f1-australian-gp-1992-gerhard-berger-mclaren.jpg)
![2000 - Retorno ao lado da BAR](https://cdn-9.motorsport.com/static/img/mgl/1400000/1490000/1499000/1499900/1499918/s700/f1-spanish-gp-2000-jacques-villeneuve.jpg)
![2001 - O primeiro Pódio da BAR Honda](https://cdn-9.motorsport.com/static/img/mgl/0/0/4000/4700/4752/s700/f1-spanish-gp-2001-jacques-villeneuve.jpg)
![2001 - Honda equipa a Jordan](https://cdn-1.motorsport.com/static/img/mgl/0/10000/13000/13900/13925/s700/f1-italian-gp-2001-jarno-trulli.jpg)
![2002 - Mais decepções](https://cdn-8.motorsport.com/static/img/mgl/0/60000/61000/61600/61612/s700/f1-japanese-gp-2002-olivier-panis.jpg)
![2002 - Último ano com a Jordan](https://cdn-2.motorsport.com/static/img/mgl/0/60000/60000/60600/60683/s700/f1-japanese-gp-2002-giancarlo-fisichella.jpg)
![2003 - Chegada de Button e mais decepções](https://cdn-8.motorsport.com/static/img/mgl/100000/100000/101000/101100/101180/s700/f1-british-gp-2003-jenson-button.jpg)
![2004 - O ano dos pódios](https://cdn-3.motorsport.com/static/img/mgl/100000/160000/165000/165700/165706/s700/f1-united-states-gp-2004-takuma-sato.jpg)
![2004 - Pódio de Takuma Sato nos EUA](https://cdn-9.motorsport.com/static/img/mgl/100000/160000/165000/165700/165716/s700/f1-united-states-gp-2004-podium-takuma-sato.jpg)
![2005 - Nova decepção](https://cdn-8.motorsport.com/static/img/mgl/300000/310000/314000/314300/314357/s700/f1-jerez-december-testing-2005-jenson-button.jpg)
![2006 - Honda assume com grandes ambições](https://cdn-6.motorsport.com/static/img/mgl/400000/420000/422000/422100/422132/s700/f1-brazilian-gp-2006-honda-racing-f1-photoshoot-jenson-button-anthony-davidson-and-rubens.jpg)
![2006 - Início com pole](https://cdn-3.motorsport.com/static/img/mgl/300000/330000/337000/337200/337277/s700/f1-australian-gp-2006-first-corner-jenson-button-leads-fernando-alonso-while-juan-pablo-mo.jpg)
![2006 - Vitória Histórica](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/0mNVvga2/s700/f1-hungarian-gp-2006-jenson-button-honda-racing-ra106-and-felipe-massa-ferrari-f248-battle.jpg)
![2006 - Primeira e última](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/YW7V4RxY/s700/jenson-button-1.jpg)
![2006 - Super Aguri Honda](https://cdn-8.motorsport.com/static/img/mgl/6200000/6230000/6230000/6230500/6230586/s700/f1-brazilian-gp-2006-takuma-sato-super-aguri-f1.jpg)
![2007 - O início do fim](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/Yv8kW3n0/s700/rubens-barrichello-honda-ra10-1.jpg)
![2007 - Super Aguri](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/YEezmQwY/s700/f1-japanese-gp-2007-takuma-sato-super-aguri-sa07.jpg)
![2008 - Falência da Super Aguri liga sinal de alerta](https://cdn-1.motorsport.com/static/img/mgl/700000/700000/709000/709400/709443/s700/f1-super-aguri-f1-team-auction-leafield-oxfordshire-2008-items-for-sale-in-super-aguri-f.jpg)
![2008 - Honda também deixa F1](https://cdn-8.motorsport.com/static/img/mgl/6200000/6230000/6230000/6230600/6230638/s700/f1-barcelona-june-testing-2008-rubens-barrichello-honda-racing-f1-team.jpg)
![2008 - Último pódio com carro próprio](https://cdn-2.motorsport.com/static/img/mgl/600000/690000/694000/694800/694812/s700/f1-british-gp-2008-podium-third-place-rubens-barrichello.jpg)
![2009 - O sucesso que não foi](https://cdn-6.motorsport.com/static/img/mgl/800000/840000/842000/842300/842379/s700/f1-monaco-gp-2009-rubens-barrichello-brawn-gp.jpg)
![2009 - O sucesso que não foi](https://cdn-4.motorsport.com/static/img/mgl/800000/840000/842000/842300/842391/s700/f1-monaco-gp-2009-1st-place-jenson-button-brawn-gp-with-2nd-place-rubens-barrichello-brawn.jpg)
![2015 - O terceiro retorno](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/2jXkqnN6/s700/fernando-alonso-mclaren-mp4-3-1.jpg)
![2016 - Os fracassos se acumulam](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/YN3X8yJ6/s700/f1-abu-dhabi-gp-2016-fernando-alonso-mclaren.jpg)
![2017 - Fim do amor](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/6xPdGr56/s700/f1-chinese-gp-2017-stoffel-vandoorne-mclaren-mcl32-is-pushed-back-in-to-his-garage-and-ret.jpg)
![2018 - Novos ares, resultados promissores](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/YXmZeaQ6/s700/f1-bahrain-gp-2018-pierre-gasly-toro-rosso-str13-honda.jpg)
![2019 - O laboratório](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/2wBaNke0/s700/alexander-albon-toro-rosso-str-1.jpg)
![2019 - A redenção](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/0ZRe9550/s700/race-winner-max-verstappen-red-1.jpg)
![2019 - Lavando a alma com champagne.](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/YpNaRjX0/s700/toyoharu-tanabe-f1-technical-d-1.jpg)
![Honda Racing](https://cdn-3.motorsport.com/static/img/mgl/400000/440000/441000/441500/441596/s700/f1-jerez-december-testing-2006-honda-racing-f1-team-interim-chassis-bodywork.jpg)
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
![Jonathan Noble](https://cdn-7.motorsport.com/static/img/usa/0/10000/13000/13900/13912/s2_1.jpg)
![Quais são os motivos da Renault abandonar produção de motores para F1?](https://cdn-6.motorsport.com/images/amp/0ZRaEw50/s300/alpine-a523-technical-detail.jpg)
Quais são os motivos da Renault abandonar produção de motores para F1?
![F1: Mercedes busca respostas após perder quase 1s nas retas de Spa](https://cdn-6.motorsport.com/images/amp/YW7nk1yY/s300/george-russell-mercedes-f1-w15.jpg)
F1: Mercedes busca respostas após perder quase 1s nas retas de Spa
![F1: Norris diz que é cedo para virar nº 1 da McLaren na briga pelo título](https://cdn-3.motorsport.com/images/amp/6zQKrLLY/s300/lando-norris-mclaren-f1-team.jpg)
F1: Norris diz que é cedo para virar nº 1 da McLaren na briga pelo título
![Red Bull Racing](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/Y99JQRbY/s100/red-bull-racing-logo-1.jpg)
![F1: Verstappen desmente Marko e diz que não está proibido de jogar simuladores até tarde](https://cdn-7.motorsport.com/images/amp/YN1gK1e2/s300/max-verstappen-red-bull-racing-2.jpg)
F1: Verstappen desmente Marko e diz que não está proibido de jogar simuladores até tarde
![F1: Red Bull analisa Tsunoda x Ricciardo no lugar de Pérez e RB prepara Lawson](https://cdn-1.motorsport.com/images/amp/2d1KmBpY/s300/daniel-ricciardo-red-bull-raci.jpg)
F1: Red Bull analisa Tsunoda x Ricciardo no lugar de Pérez e RB prepara Lawson
![F1 - Tsunoda sobre disputa por vaga de Pérez na Red Bull: "O que mais devo fazer?"](https://cdn-3.motorsport.com/images/amp/6xEk4Em0/s300/yuki-tsunoda-visa-cash-app-rb-.jpg)
F1 - Tsunoda sobre disputa por vaga de Pérez na Red Bull: "O que mais devo fazer?"
Últimas notícias
![F4 Brasil: Pavie garante poles da etapa de Goiânia](https://cdn-6.motorsport.com/images/amp/6O1kvrJ2/s300/arthur-pavie-f4-brasil.jpg)
F4 Brasil: Pavie garante poles da etapa de Goiânia
![Serra encerra sexta de treinos da Stock Car em Goiânia como mais rápido do dia](https://cdn-8.motorsport.com/images/amp/YXRPWjo0/s300/daniel-serra-stock-car-pro-ser.jpg)
Serra encerra sexta de treinos da Stock Car em Goiânia como mais rápido do dia
![F1: Horários, como assistir e previsão do tempo da sábado de classificação para o GP da Bélgica, em Spa](https://cdn-8.motorsport.com/images/amp/0k7O4Nv0/s300/lando-norris-mclaren-mcl38.jpg)
F1: Horários, como assistir e previsão do tempo da sábado de classificação para o GP da Bélgica, em Spa
![Rotta é protagonista na sexta de treinos da Stock Series em Goiânia](https://cdn-5.motorsport.com/images/amp/2548jpn0/s300/guto-rotta-stock-series.jpg)
Rotta é protagonista na sexta de treinos da Stock Series em Goiânia
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.