Recomendado para você

Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália

Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália
Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence

Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence

Moto2
Moto2
Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence
F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"

F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"
F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação

F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin
NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria

NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Talladega II
NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria
F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde

F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde
F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole
Últimas notícias

Wolff: Ferrari pode forçar as regras mais do que a Mercedes

Chefe da atual equipe dominante da Fórmula 1 diz que opera em ambiente seguro quanto ao regulamento

Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06 leads the battling Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T and Kimi Raikkonen, Ferrari SF15-T
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
(L to R): Maurizio Arrivabene, Ferrari Team Principal with Niki Lauda, Mercedes Non-Executive Chairman
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T

A Mercedes poderia ser prejudicada em sua luta contra a Ferrari porque ela não tem a influência histórica - nem a vontade de empurrar o limite de regras da Fórmula 1 - como o sua rival italiana, afirmou o chefe da equipe Toto Wolff.

A Ferrari não faz segredo de suas ambições de brigar pelo campeonato no próximo ano e mostrou no último inverno - ao desafiar a FIA sobre as regras de desenvolvimento de motor - que ela está pronta para fazer todo o possível para aumentar as suas chances.

Este ano a equipe também esteve envolvida em polêmica sobre sua aliança aerodinâmico com Haas, apesar de ela ter sido inocentada de qualquer irregularidade pela FIA, e também foi alvo de reclamações de rivais em relação ao fluxo de combustível no início da temporada.

Diante do que parece apontar para uma luta intensa pelo título entre Mercedes e Ferrari em 2016, Wolff admite que o fato de a sua empresa ter uma cultura corporativa de funcionar bem dentro dos regulamentos significa que ele pode enfrentar uma fase mais difícil.

"Porque nós somos Mercedes, operamos em um ambiente seguro - mas com uma filosofia muito competitiva e dinâmica", disse Wolff ao Motorsport.com.

"Nós não somos a Ferrari, e nós não estamos no esporte desde sempre. Por isso, às vezes a maneira que você lida com os regulamentos, ou como você interpreta o regulamento, pode dar uma vantagem", disse.

"É por isso que acreditamos que este é, definitivamente, um fator que nos prejudica às vezes. Mas é assim que é. Isso é bom."

Desafio Ferrari

Com a Mercedes vivendo sob pressão política este ano em meio a alegações de que seu domínio está prejudicando a Fórmula 1, Wolff disse que um desafio mais difícil da Ferrari em 2016 seria realmente uma coisa boa.

Mas, ele deixou claro, isso não é algo que sua equipe poderia - ou deveria - ajudar a acontecer.

"Sim, definitivamente", disse quando questionado se ele gostaria de receber um impulso maior da Ferrari. "Mas este é um esporte, e não uma luta livre. Você não pode criar um script e, em seguida, agir em conformidade".

"É um esporte sobre o cronômetro e o cronômetro nunca mente. Se você fizer um bom trabalho, você é rápido, você está ganhando corridas, e você está ganhando campeonatos. Se você não é, você não é".

"Assim, para o benefício da F1, podemos desejar uma concorrência maior - e com a Ferrari como nosso melhor 'inimiga' - que certamente apimentaria a F1. Mas isso não é a nossa agenda".

"Nós não somos detentores dos direitos comerciais, não estamos vendendo publicidade. Nós não somos responsáveis para a narrativa na televisão".

"Nós certamente consideramos isso, mas o nosso objetivo e a razão para nós estarmos em nossos papéis atuais é que temos de ganhar. E vencer corridas e ganhar campeonatos".

 

Artigo anterior Presidente: dar motores à Red Bull poderia destruir Ferrari
Próximo artigo Force India vibra: aposta no desenvolvimento garantiu reação

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros