Últimas notícias

Wolff: Mercedes está em posição de azarão em luta por título

Chefe da equipe alemã considera que o uso dos pneus tem dado a maior vantagem à Ferrari nas primeiras seis provas de 2017

Lewis Hamilton, Mercedes-Benz F1 W08 Hybrid

Foto de: Sutton Motorsport Images

Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Director of Motorsport, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Valtteri Bottas, Mercedes-Benz F1 W08 Hybrid
Sebastian Vettel, Ferrari SF70-H
Lewis Hamilton, Mercedes-Benz F1 W08 Hybrid
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08

A Mercedes está em posição de azarão na luta pelo título da F1 deste ano, de acordo com o chefe do time, Toto Wolff.

A Atual campeã está 17 pontos atrás da Ferrari na tabela de construtores, com três vitórias em seis corridas. Na mesma altura do campeonato em 2016, a Mercedes havia vencido cinco provas de seis, com 67 pontos à frente do time italiano.

Entre os pilotos, Sebastian Vettel tem vantagem de 25 pontos sobre Hamilton, sendo que o diretor não-executivo da Mercedes, Niki Lauda, acredita que sua equipe não terá chances de título a menos que o alemão abandone pelo menos uma vez.

Quando perguntado pelo Motorsport.com se a Mercedes era azarão levando em conta a atual relação de forças, Wolff disse: “Eu gosto da ideia de ser azarão, porque um azarão é aqueles que as pessoas querem ver vencer.”

“Na verdade, acho que estamos nessa posição desde o começo da temporada. Estamos entrando e saindo da janela de performance dos pneus e nunca tivemos os dois pilotos dentro dessa janela em um mesmo fim de semana.”

“Vimos uma performance excepcional de Valtteri [Bottas] em Sochi, o que não conseguimos reproduzir no carro de Lewis. Vimos uma performance excepcional de Lewis em Barcelona, e essa inconsistência nos persegue durante toda a temporada.”

“Por outro lado, a Ferrari colocou o carro em Barcelona e foram rápidos desde o começo, então, sim, somos os azarões. Precisamos correr atrás, essa é a realidade no momento.”

A Mercedes não está gozando da vantagem de performance que teve nas temporadas recentes, sendo que seu problema principal é com os pneus – sobretudo os ultramacios.

Com a Ferrari como ameaça constante, os italianos conseguem tirar vantagem nas pistas menos abrasivas, já que o SF70H mostrou trabalhar em uma janela de performance mais ampla. 

Quando confrontado pelo fato de que a Mercedes estava sofrendo com os pneus mesmo sendo uma das três equipes a testá-los de antemão, Wolff disse: “Não sei se era um benefício ou não.”

“No fim, a forma como o chassi interage com os pneus é um assunto complexo. Há dúzias de fatores que fazem com que o conjunto renda ou não.”

“Não se trata de arrumar uma desculpa, porque há outros que conseguem extrair o melhor dos pneus e nós não. Estamos vendo alguns de nosso concorrentes, como a Red Bull, que está bem longe dessa janela, 1s5 atrás do ritmo.”

“Aí, na corrida, eles estão rendendo bem. É um problema que parece atingir a todos, menos a Ferrari. Todo crédito a eles – eles fizeram um carro sólido, que é capaz de lidar com os pneus.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hill alerta Max: "temos de tomar cuidado com as palavras"
Próximo artigo Relaxado, Massa se diz aberto a permanecer na F1 em 2018

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil