Zanzibar quer sediar GP na África e tem ex-F1 como supervisor

Quem também está por trás da ideia é o empresário italiano Cristian Bortolato, que chamou o piloto e compatriota para fazer a supervisão técnica; saiba mais

Giancarlo Fisichella Ferrari F60, Fernando Alonso Renault R29

Foto de: Daniel Kalisz

Em meio às discussões sobre uma possível volta da Fórmula 1 ao continente africano, com um retorno a Kyalami, na África do Sul, frequentemente especulado, agora um outro país surge como candidato a sediar um GP da categoria máxima do automobilismo mundial na África: Zanzibar.

O editor recomenda:

A iniciativa, aliás, tem como supervisor um conhecido ex-piloto da elite global do esporte a motor: Giancarlo Fisichella, famoso especialmente por sua passagem pela equipe Renault entre 2005 e 2007.

Segundo a Gazzetta dello Sport, o primeiro passo para a construção de uma pista no arquipélago localizado no sudeste da costa africana foi dado em setembro de 2022, quando um órgão governamental, a Autoridade de Promoção de Investimentos em Zanzibar (Zipa, em inglês), aprovou o projeto, com cifras de 500 milhões de euros. Posteriormente, em novembro de 2023, o terreno de 2,5 km² no qual se pressupõe a construção do autódromo foi cedido aos investidores.

Quem também está por trás da ideia é o italiano Cristian Bortolato, que chamou o compatriota Fisichella para fazer a supervisão técnica da iniciativa. De acordo com Bortolato, “o início das obras está previsto para acontecer em 2025, com a abertura da primeira parte do circuito em 2027".

A reportagem do jornal italiano informa ainda a ideia é criar uma pista modular com 8 km de extensão, com dois ou até três traçados para receber eventos de diversas categorias. Além disso, a Liberty Media, dona da F1, estaria de acordo com a iniciativa. O último GP em Kyalami foi em 1993.

As consequência do 'fico' de Norris para o mercado de pilotos da F1

Sai Barcelona, entra Madri: F1 muda DNA e pode perder GPs clássicos

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Ralf Schumacher: “Não gostava de nenhum companheiro de equipe, exceto um”
Próximo artigo Podcast #267 - Par ou ímpar: 'renovados' com suas equipes, quem você escolheria entre Norris e Leclerc?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil