Últimas notícias

F3 Brasil apresenta formato ambicioso para 2017

Confiante, presidente da CBA diz que categoria será atrativa até para estrangeiros: “vai ser muito fácil termos pilotos europeus correndo aqui”

Guilherme Samaia

Guilherme Samaia

Fábio Davini

Dener Pires e Augusto Cesário
Artur Fortunato e Matheus Iorio
Pódio da primeira corrida da F3 Brasil em Interlagos
Christian Hahn vence
Guilherme Samaia
Matheus Iorio festeja título
Matheus Iorio
Matheus Iorio
Matheus iorio
Matheus Iório

A Fórmula 3 Brasil apresentou seu formato para a temporada de 2017. Depois de viver um 2016 complicado – quando chegou a ter grids com seis carros para as corridas – a categoria espera que, com planos ambiciosos, possa cimentar um caminho sólido para um futuro próspero.

A principal novidade é a criação da F3 Academy, que visa preparar os pilotos de kart para seguir carreira nos fórmulas.

Durante evento realizado em São Paulo nesta segunda (13), o novo presidente da CBA, Waldner Bernardo, se referiu aos grids magros da F3 de 2016 para ilustrar a crise vivida pela categoria.

“Uma imagem fala mais do que mil palavras. Este é o cenário da Fórmula 3 nos últimos anos: grids pequenos, equipes sem pilotos, pilotos desinteressados, altos custos e um pulo muito grande para quem sai do kart participar da categoria”, disse ao Motorsport.com. “Queremos melhorar o aprendizado dos nossos pilotos.”

Estrutura

Com a consultoria de Carlos Col, antigo promotor da Stock Car, e em parceria com a recém-criada ANEF (Associação Nacional de Equipes de Fórmula), a CBA promete dar aos jovens pilotos oriundos do kart formação de qualidade na F3 Academy.

O carro continua a ser o Dallara 301, mas com a potência equalizada entre 210 e 220 cv para que os kartistas sintam menos o pulo para o F3. Além disso, o sistema também irá oferecer formação ampla aos jovens, com media training, orientação psicológica, nutricional, treinamento físico e em simuladores.

“O piloto bem-sucedido hoje representa marcas. E para que ele faça isso bem feito, ele precisa de treinamento dentro e fora das pistas”, resumiu Bernardo.

A categoria, que até o ano passado era disputada sob o guarda-chuva da Vicar, será organizada dentro da Porsche GT3 Cup Challenge em 2017.

Intercâmbio

Com potência equalizada abaixando de 250 cv para 240 cv neste ano, a F3 Brasil pretende também promover o intercâmbio de pilotos para melhorar ainda mais a preparação dos brasileiros.

Waldner Bernando defende o intercâmbio com categorias europeias para campeão e vice da F3, mas fez uma ressalva: “não se admire se o caminho for inverso. Com o que estamos oferecendo de cursos e com os custos colocados, vai ser muito fácil termos pilotos europeus correndo aqui no Brasil.”

No entanto, o presidente da ANEF, Augusto Cesário, acha mais possível a curto prazo trazer pilotos de fora para correr no Brasil.

“Temos de preparar os meninos de uma maneira técnica e correta”, disse ele.

“Somos a categoria que tem essa responsabilidade de desenvolver os garotos para que eles possam chegar lá fora e fazer um bom papel. Revitalizar é um desafio grande, mas são nessas horas difíceis na vida que a gente consegue melhorar e seguir em frente. Tenho convicção que teremos uma categoria cada vez melhor daqui para frente.”

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F3 Brasil conta com nova categoria de formação de pilotos
Próximo artigo CBA entrega prêmio da F3 ao Campeão Brasileiro de Kart

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil