F3: Bortoleto é 7º na Hungria e pode ser campeão já na próxima semana; O'Sullivan vence corrida 2
Brasileiro tem 43 pontos de vantagem e, para ser campeão com uma etapa de antecedência, precisa terminar a passagem pela Bélgica com pelo menos 40 a mais que os rivais
A Fórmula 3 encerrou neste domingo a sétima etapa da temporada 2023. A vitória na corrida 2 do Hungaroring ficou com Zak O'Sullivan, que garantiu uma dobradinha para a Prema com Dino Beganovic em segundo.
Já Gabriel Bortoleto foi o sétimo colocado após largar em nono e, com isso, o brasileiro sai da Hungria com 43 pontos de vantagem para O'Sullivan, que assumiu a vice-liderança. Com essa vantagem, Bortoleto pode ser campeão já na próxima semana, na Bélgica, bastando manter a diferença acima dos 40 pontos. Caio Collet foi o 19º e Roberto Faria o 20º.
O'Sullivan, piloto da Williams, garantiu sua quarta vitória na temporada liderando de ponta a ponta neste domingo, terminando 2s3 à frente de Beganovic, enquanto Franco Colapinto completou o pódio.
A corrida deste domingo foi encurtada em cinco voltas, de 24 para 19, devido a "razões de segurança" apontadas pela Pirelli após a prova do sábado, devido ao alto nível de degradação dos pneus.
A largada foi relativamente tranquila para os padrões da F3, com o top 10 se mantendo inalterado enquanto o então vice-líder Pepe Martí subiu de 13º para 11º. O espanhol continuou subindo nas voltas seguintes, passando inclusive Bortoleto.
Gabriele Mini, Hitech Grand Prix
Photo by: Formula Motorsport Ltd
Goethe foi o quarto colocado, com Aron em quinto e Martí em sexto, enquanto Bortoleto foi o sétimo colocado.
Com isso, Bortoleto chega a 144 pontos contra 101 de O'Sullivan e 100 de Martí. Restam duas etapas na temporada 2023: Bélgica e Itália. Ainda há 78 pontos em jogo e, para Bortoleto conquistar o título já na próxima semana em Spa-Francorchamps, basta o brasileiro manter a diferença estável.
Caso ela seja de 40 pontos ao final da segunda corrida em Spa, ele pode se tornar campeão com uma etapa de antecedência.
Confira o resultado final da corrida 2 da F3 no Hungaroring:
Driver Info |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | Abandono | Bônus | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | Z. O'Sullivan Zak O'Sullivan Prema Powerteam | 3 | 19 | 31'27.598 | 158.675 | 25 | 3 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 |
D. Beganovic Dino Beganovic Prema Powerteam
|
2 | 19 | +2.320 | 2.320 | 158.481 | 18 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | F. Colapinto Franco Colapinto MP Motorsport | 10 | 19 | +6.471 | 4.151 | 158.133 | 15 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 |
O. Goethe Oliver Goethe Trident
|
6 | 19 | +13.276 | 6.805 | 157.567 | 12 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 |
P. Aron Paul Aron Prema Powerteam
|
1 | 19 | +19.068 | 5.792 | 157.089 | 10 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 |
P. Martí Pepe Martí Campos Racing
|
23 | 19 | +20.272 | 1.204 | 156.989 | 8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 |
G. Bortoleto Gabriel Bortoleto Trident
|
5 | 19 | +27.734 | 7.462 | 156.378 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | J. Edgar Jonny Edgar MP Motorsport | 12 | 19 | +27.844 | 0.110 | 156.369 | 4 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 |
L. Fornaroli Leonardo Fornaroli Trident
|
4 | 19 | +29.855 | 2.011 | 156.205 | 2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 |
M. Boya Mari Boya MP Motorsport
|
11 | 19 | +30.585 | 0.730 | 156.145 | 1 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 |
C. Mansell Christian Mansell Campos Racing
|
24 | 19 | +35.615 | 5.030 | 155.737 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 |
L. Browning Luke Browning Hitech Pulse-Eight
|
16 | 19 | +36.764 | 1.149 | 155.644 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 |
H. Barter Hugh Barter Campos Racing
|
25 | 19 | +36.948 | 0.184 | 155.629 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 |
T. Barnard Taylor Barnard Jenzer Motorsport
|
27 | 19 | +37.161 | 0.213 | 155.612 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | G. Saucy Gregoire Saucy ART Grand Prix | 8 | 19 | +37.681 | 0.520 | 155.570 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 |
G. Minì Gabriele Minì Hitech Pulse-Eight
|
15 | 19 | +37.987 | 0.306 | 155.545 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 |
R. Villagómez Rafael Villagómez Van Amersfoort Racing
|
18 | 19 | +49.097 | 11.110 | 154.653 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | S. Floersch Sophia Floersch PHM Racing by Charouz | 29 | 19 | +54.344 | 5.247 | 154.235 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | C. Collet Caio Collet Van Amersfoort Racing | 17 | 19 | +55.451 | 1.107 | 154.147 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 |
R. Faria Roberto Faria PHM Racing by Charouz
|
30 | 19 | +57.491 | 2.040 | 153.985 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 |
M. Esterson Max Esterson Rodin Carlin
|
21 | 19 | +58.661 | 1.170 | 153.893 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22 | I. Cohen Ido Cohen Rodin Carlin | 22 | 19 | +1'04.788 | 6.127 | 153.410 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
23 |
N. Bedrin Nikita Bedrin Jenzer Motorsport
|
26 | 19 | +1'05.415 | 0.627 | 153.361 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
24 | S. Montoya Sebastian Montoya Hitech Pulse-Eight | 14 | 19 | +1'09.357 | 3.942 | 153.052 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
25 |
N. Tsolov Nikola Tsolov ART Grand Prix
|
9 | 19 | +1'10.950 | 1.593 | 152.927 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
26 | A. Garcia Alex Garcia Jenzer Motorsport | 28 | 19 | +1'12.726 | 1.776 | 152.789 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
27 |
O. Gray Oliver Gray Rodin Carlin
|
20 | 19 | +1'14.245 | 1.519 | 152.670 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
28 |
M. Shin Michael Shin PHM Racing by Charouz
|
31 | 19 | +1'19.452 | 5.207 | 152.266 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
29 |
T. Smith Tommy Smith Van Amersfoort Racing
|
19 | 19 | +1'24.896 | 5.444 | 151.846 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | K. Frederick Kaylen Frederick ART Grand Prix | 7 | 9 | 10 laps | Abandono | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Como demissão de De Vries IMPACTA DRUGOVICH? Veja por que Nyck pode ser PEDRA NO SAPATO de Drugo
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #239 – O que esperar de Ricciardo em retorno à F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.