MotoGP: Di Giannantonio assume a vaga de Marini na VR46 Ducati para temporada 2024

A equipe VR46 Ducati deu a Fabio Di Giannantonio uma salvação ao italiano que completará a formação ao lado de Marco Bezzecchi

Luca Marini, Equipe VR46 Racing, Fabio Di Giannantonio, Gresini Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Era improvável que o piloto da Gresini, Fabio Di Giannantonio corresse na MotoGP na próxima temporada, até que uma mudança de última hora abriu uma vaga na equipe de Valentino Rossi.

Leia também:

O italiano perdeu seu lugar para Marc Márquez, que se juntou à equipe satélite da Ducati após 11 anos na equipe de fábrica da Honda. Embora ele tenha sido brevemente relacionado à vaga deixada por Márquez, Luca Marini foi confirmado como seu substituto na manhã desta segunda-feira.

Isso abriu caminho para que a VR46 confirmasse que Di Giannantonio pilotará para eles em 2024. O piloto de 25 anos apresentou uma melhora na performance no final da temporada, conquistando sua primeira vitória na penúltima etapa, no Catar. Depois dessa corrida, o diretor esportivo da Ducati, Paolo Ciabatti, disse ao motogp.com que era "inaceitável" que Di Giannantonio ficasse sem equipe para a próxima temporada.

O italiano também ficou em segundo lugar na corrida final em Valência, antes de receber uma penalidade de três segundos por pressão dos pneus, o que o rebaixou para quarto. Ele termina sua segunda temporada na categoria rainha em 12º lugar na classificação, com 151 pontos.

Fabio Di Giannantonio, Gresini Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Fabio Di Giannantonio, Gresini Racing

Durante a coletiva de imprensa de domingo, Di Giannantonio permaneceu indeciso sobre seu futuro, mas disse que estaria presente no teste de terça-feira. Ele disse ao Motorsport.com: "Digamos que se você encontrar um cara bonito brincando com uma moto nova na terça-feira, pode ser eu."

Após o anúncio, Di Giannantonio acrescentou: "Estou feliz por me juntar a uma equipe tão forte como a Mooney VR46 Racing Team, posso aprender muito e mal posso esperar para começar a trabalhar juntos neste projeto, podemos fazer coisas realmente boas."

"Nas duas últimas temporadas na MotoGP, cresci muito e, nessa equipe, certamente poderei amadurecer ainda mais e alcançar grandes resultados. Estou empolgado, mal posso esperar para conhecer todos os meus novos funcionários e equipe e começar a trabalhar na pista. Obrigado a todos que tornaram isso possível."

O diretor da equipe, Uccio Salucci, disse: "Estou muito feliz em anunciar que Fabio se juntará à nossa equipe. Foi uma chegada inesperada, no último minuto, mas estou satisfeito por tê-lo escolhido. Ele teve um ótimo final de temporada, não se perdeu quando as coisas não correram bem e tenho certeza de que ele se sentirá em casa aqui."

"Em um nível de motovelocidade, ele provou estar entre os jovens italianos mais rápidos, continuará a trabalhar com a Ducati e o objetivo é ajudá-lo a ser não apenas competitivo, mas também consistente em seus resultados."

"É um projeto ambicioso, que marca um ponto de virada na história da nossa equipe, mas tenho certeza de que todos nós daremos o nosso melhor para seguir na mesma direção."

Honda anuncia Marini

Nesta segunda-feira também foi anunciado o nome do substituto de Marc Márquez na Honda. Depois da equipe de fábrica apontar Miguel Oliveira como um dos favoritos e deixar claro que estava em dúvida entre ele, Fabio Di Giannantonio e Pol Espargaró a notícia do nome escolhido veio à tona.

Luca Marini se junta à Honda em um contrato de dois anos se tornando companheiro de equipe de Joan Mir a partir de 2024. Marini fez a sua estreia no MotoGP em 2021 com a equipa Avintia apoiada pelo VR46, antes do VR46 ascender totalmente à classe rainha em 2022 e nesta temporada subiu ao pódio duas vezes.

“A Honda Racing Corporation tem o prazer de anunciar a contratação de Luca Marini para as temporadas do Campeonato Mundial de MotoGP de 2024 e 2025”, dizia o comunicado da equipe.

Veja DEBATE sobre o GP de Abu Dhabi, que encerrou a F1 2023

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se GP de Las Vegas de fato teve sucesso

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Martín cai e Bagnaia é bicampeão com vitória em Valência
Próximo artigo Marc Márquez vive primeiro dia como piloto Ducati na MotoGP; veja imagens

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil