Relato de classificação
FIA F2 Spa-Francorchamps

Correndo em casa, Vandoorne garante pole na GP2

Líder do campeonato com ampla vantagem, cria da McLaren dá mais um passo rumo ao título da temporada 2015

Stoffel Vandoorne, ART Grand Prix
Stoffel Vandoorne, ART Grand Prix
Stoffel Vandoorne, ART Grand Prix
Oliver Rowland, MP Motorsport
Pit lane da GP2
GP2 pit lane
Jordan King, Racing Engineering
Stoffel Vandoorne, ART Grand Prix

A temporada 2015 da GP2 se consolida cada vez mais como o ano de Stoffel Vandoorne. Correndo em casa neste final de semana, o belga superou os adversários e garantiu a posição de honra para a primeira corrida da rodada dupla em Spa-Francorchamps.

O primeiro posto no grid no entanto, não foi obtido sem certa dose de emoção para o protegido da McLaren, que acompanhou os momentos finais da classificação desta sexta-feira (21) dos boxes, enquanto os rivais tentavam, pela última vez, superar a marca estabelecida pelo líder do campeonato.

No início da sessão, Vandoorne já se colocava como o piloto a ser batido, estabelecendo a marca de 1:56.518s, quatro décimos mais rápido do que o segundo colocado naquele momento, Oliver Rowland.

Pouco depois, o belga se aproveitou de um momento de pista livre no meio da sessão – mesma tática usada por Alex Lynn na Hungria – para registrar 1:56.278s, marca que deu a ele a quarta pole nesta temporada.

Nos cinco minutos finais, entretanto, o piloto da ART acompanhou dos boxes – com certa dose de apreensão – as tentativas dos rivais para tentar superar o tempo estabelecido por ele. Os adversários, porém, não foram capazes de melhorar a marca de Vandoorne – quem chegou mais perto foi, Rowland que ficou a 0.147s da volta da pole.

Com a marca de Rowland, Sergey Sirotkin caiu para terceiro, a 0.235s do líder da temporada. Jordan King conseguiu o quarto posto, à frente do vencedor da corrida 2 na Hungria, Nobuharu Matsushita.

Mitch Evans, que vinha bem no treino livre, ficou apenas na sexta posição. Pierre Gasly, Alexander Rossi, Lynn e Norman Nato completaram os dez primeiros.

A primeira corrida da rodada dupla da GP2 na Bélgica acontece neste sábado, às 10h40 (de Brasília).

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Matsushita bate companheiro Vandoorne e vence pela primeira vez
Próximo artigo Vandoorne vence corrida marcada por forte acidente e amplia liderança

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil