F2 2019 começa com Sette Câmara pressionado e expectativa sobre Mick Schumacher
Brasileiro da DAMS precisa de boa temporada para cavar lugar na F1. Filho de Schumi é o centro das atenções e tem de corresponder pela Prema
No mesmo fim de semana em que a Fórmula 1 vai para seu segundo GP deste ano, a Fórmula 2 dá largada à temporada 2019 com bastante destaque no Bahrein. Motivo? A estreia do filho de Michael Schumacher na categoria, que levou jornalistas do mundo todo a se digladiarem por uma entrevista com o herdeiro do heptacampeão da F1. Soma-se a isso o fato de que Mick Schumacher pilotará a Ferrari e a Alfa Romeo nos testes da F1 na semana que vem e a agitação fica ainda maior. Mas não é só do jovem alemão que vive a F2. Pelo contrário: o campeonato promete uma disputa acirrada entre equipes e pilotos. E o brasileiro Sérgio Sette Câmara, da DAMS, faz parte da briga. Por isso, o Motorsport.com Brasil separou os cinco principais destaques da F2 em 2019.
1. Sette Câmara em busca do título
Sergio Sette Camara, DAMS
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
Piloto de testes e desenvolvimento da McLaren na F1, o mineiro vai para seu terceiro ano na categoria de acesso à elite do automobilismo. E de casa nova: ele deixou a Carlin, campeã de construtores na última temporada, rumo à equipe DAMS. Depois de terminar o último campeonato em sexto, Sette Câmara chega pressionado em 2019. Mas o começo de sua trajetória na nova escuderia desperta otimismo, já que ele foi bem recebido e chegou a ser o mais rápido em um teste da pré-temporada. Ainda é cedo para projetar o desempenho da DAMS ao longo do ano, mas o piloto precisará de um ótimo 2019 para realizar o sonho de subir de categoria. Felipe Massa disse que o mineiro precisa ser campeão para chegar à F1, mas Sette Câmara contestou usando o próprio Massa como exemplo. De todo modo, o título certamente seria bem-vindo.
2. Mick Schumacher no centro das atenções
Mick Schumacher, PREMA RACING
Photo by: Joe Portlock / LAT Images
O filho de Michael Schumacher tem causado alvoroço no Bahrein nos dias que antecedem as corridas da F1 e F2. Nesta quinta-feira, em entrevista coletiva no circuito de Sakhir, Mick foi paparicado pelos repórteres como um 'pop star'. Também pudera: Schumacher fará sua estreia na categoria de acesso e, na semana que vem, pilotará Ferrari e Alfa Romeo nos testes coletivos da F1. Excitação à parte, o jovem de 20 anos garante estar focado nas duas provas da F2 neste momento. Mentalidade acertada, dada a forte concorrência que o membro da academia da Ferrari enfrentará. O lado bom para o piloto da Prema é que ele continua na equipe pela qual foi campeão da F3 europeia em 2018.
3. Briga acirrada entre equipes e pilotos
Nyck De Vries, ART GRAND PRIX
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
Com a ida de George Russell, Lando Norris e Alexander Albon para a Fórmula 1 neste ano, a disputa pelo título promete ser ainda mais acirrada. Com isso, um novo nome desponta como forte candidato: Nyck de Vries. Pelo menos é o que pensa Norris, que foi para a McLaren. O desempenho do piloto da ART justifica o palpite. Ele foi o quarto colocado em 2018, atrás justamente dos três promovidos. Na pré-temporada 2019, fez o tempo mais rápido de todos os testes, cravando 1min27s024. Entretanto, o holandês terá de bater os próprios Sette Câmara e Mick Schumacher, além de outros valores como Luca Ghiotto, da Virtuosi, e Louis Delétraz, da Carlin. Assim, a disputa pode se desenhar entre pelo menos cinco equipes diferentes.
4. Largadas menos confusas
Artem Markelov, RUSSIAN TIME, Sergio Sette Camara, Carlin
Photo by: FIA Formula 2
Um dos problemas da temporada 2018 da Fórmula 2 foram as largadas. Com a hipersensibilidade da embreagem, alguns pilotos tiveram problemas para dar o salto inicial dos monopostos. Em alguns casos, os carros simplesmente ficaram parados, causando alto risco de acidentes. O problema durou mais do que o esperado e algumas etapas tiveram largadas lançadas para evitar maiores transtornos. No GP da Húngria, a questão começou a ser solucionada, para alegria do ex-diretor de provas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Falecido antes da abertura da F1 na Austrália, Charlie Whiting chegou a dizer naquela época que a F2 teve sorte de não ter batidas nas primeiras corridas. Pela memória do britânico, espera-se que o problema não assombre a temporada 2019.
5. Abertura no Bahrein e campeonato de 2019
Drivers pose for the class
Photo by: Joe Portlock / LAT Images
A temporada 2019 da Fórmula 2 terá 12 etapas. Assim como na estreia no Bahrein, as outras rodadas do campeonato terão duas corridas. A primeira é a principal e ocorre no sábado. A segunda, chamada de sprint, é mais curta e acontece no domingo. Nas sextas-feiras, há um treino livre e uma sessão classificatória, que define o grid para a prova 1.
O pole position ganha 4 pontos e a pontuação da corrida principal é a mesma da F1. Na segunda disputa, o grid é definido da seguinte forma: os oito primeiros classificados são colocados na ordem inversa para a largada. E só os oito primeiros pontuam num sistema adaptado (15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1).
Os carros são iguais para todos e compostos da seguinte forma: chassi Dallara equipado com um motor V6 3.4 turbo de 620 cv da Mecachrome. O câmbio é semiautomático com seis marchas. Confira os horários da disputa deste fim de semana e o calendário da temporada 2019:
Horários - etapa Bahrein:
Sexta-feira, 29 de março
Treino Livre: 5h
Qualificação: 10h50
Sábado, 30 de março
Corrida 1: 7h10
Domingo, 31 de março
Corrida 2: 8h15
Calendário da temporada 2019:
1 Bahrein, Circuito Internacional do Bahrein, Sakhir: 30 março/31 março
2 Azerbaijão, Circuito de Baku, Baku: 27 abril/28 abril
3 Espanha, Circuito da Catalunha, Montmeló: 11 maio/12 maio
4 Mônaco, Circuito de Mônaco, Monte Carlo: 24 maio/25 maio
5 França, Circuito Paul Ricard, Le Castellet: 22 junho/23 junho
6 Áustria, Red Bull Ring, Spielberg: 29 junho/30 junho
7 Grã-Bretanha, Circuito de Silverstone, Silverstone: 13 julho/14 julho
8 Hungria, Hungaroring, Mogyoród: 3 agosto/4 agosto
9 Bélgica, Circuito Spa-Francorchamps, Stavelot: 31 agosto/1 setembro
10 Itália, Autódromo Nacional de Monza, Monza: 7 setembro/8 setembro
11 Rússia, Autódromo de Sochi, Sochi: 28 setembro/29 setembro
12 Emirados Árabes Unidos, Yas Marina Circuit, Abu Dhabi: 30 novembro/1 dezembro
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.