F2: Crawford vence corrida 2 na Espanha; Bortoleto é 10º após punição por toque
Brasileiro da Invicta colidiu com seu companheiro de equipe, Kush Maini; Enzo Fittipaldi foi o 11º, completando oito corridas sem pontuar
    A Fórmula 2 fechou a etapa de Barcelona com uma movimentada corrida 2 neste domingo, que terminou com vitória de Jak Crawford, o décimo piloto diferente na temporada 2024, e mais um pódio para Juan Manuel Correa, compensando o top 3 perdido no sábado devido a uma punição.
Gabriel Bortoleto havia terminado em sétimo, por conta de uma colisão com seu companheiro de equipe, Kush Maini, na última volta. Mas os comissários o puniram após julgá-lo culpado pelo incidente, deixando-o na décima posição. Já Enzo Fittipaldi completou mais uma etapa zerado, terminando a prova em 11º.
Crawford provou seu ritmo durante todo o fim de semana para conquistar sua primeira vitória da temporada, superando Franco Colapinto e Juan Manuel Correa, com o último fazendo a estratégia alternativa funcionar para conquistar seu primeiro pódio desde que retornou à F2 após seu acidente horrível em Spa em 2019, e depois de ter sido destituído de um pódio no sábado.
A largada foi tranquila para o Paul Aron na frente, que liderou com Crawford e Colapinto à sua caça na primeira curva, mas houve um caos atrás, quando o vencedor da sprint do sábado, Victor Martins, se enroscou com Dennis Hauger e fazendo com que o safety car fosse acionado logo no início.
Hauger, que largou com o pneu macio, fez uma largada incrível e subiu seis posições antes de atravessar a zebra na Curva 2 e bater com seu MP Motorsport na lateral do ART de Martins.
Com o desgaste extremamente alto dos pneus no circuito, o piloto da AIX, Joshua Durksen, começou a se aproveitar do pneu mais duro, ultrapassando Isack Hadjar e ficando em sexto na oitava volta.
E foi no final dessa volta que os pilotos que usavam pneus macios começaram a trocar o composto mais duro, principalmente Crawford, que saiu da segunda posição em uma tentativa de ultrapassar Aron, e Gabriel Bortoleto, que saiu da quinta posição, na volta 10.
Os dois primeiros colocados, Aron e Colapinto, pararam na volta 11, com os dois pilotos sofrendo paradas lentas. Quando a dupla retornou à pista, Crawford se viu entre os dois, mas, com os pneus já quentes, ele rapidamente encontrou um caminho para ganhar a liderança virtual da corrida.
Enquanto a confusão dos pitstops acontecia, o SC Virtual foi acionado brevemente para permitir a recuperação do carro AIX de Taylor Barnard, que havia parado perto da entrada dos boxes.
Depois de começar a pressionar Crawford, a chance de vitória de Aron se desintegrou na volta 15, quando um estalo de sobreviragem o fez perder o controle e deslizar para a brita na última curva.
 Paul Aron, Hitech Pulse-Eight
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
A volta 17 foi desastrosa para Durksen, que estava liderando a corrida com o pneu duro, mas ainda não havia parado. Com uma diferença de 28 segundos para os pilotos da frente que haviam feito o pit stop, o piloto da AIX parecia ter chances de terminar entre os cinco primeiros.
Após o último período de SC virtual, Aron ultrapassou O'Sullivan, enquanto Bortoleto fez uma ultrapassagem em Colapinto para obter o segundo lugar, ambos usando o vácuo na Curva 1.
Essas posições se inverteram novamente algumas voltas depois, com Colapinto parecendo mais disposto a forçar mais os pneus do que o piloto da Invicta naquele momento.
No início da última volta, o pitwall da Invicta assistiu em choque à colisão dos companheiros Bortoleto e Kush Maini na Curva 1, embora ambos tenham conseguido chegar à bandeira quadriculada em sexto e sétimo, mesmo com danos.
Bortoleto cruzou a linha de chegada em sétimo, mas acabou punido pelo toque com Maini e, com isso, caiu para a décima posição na classificação final.
Com os resultados do fim de semana, Paul Aron mantém a liderança com 100 pontos contra 91 de Isack Hadjar. Zane Maloney é o terceiro com 73 contra 62 de Jak Crawford. Gabriel Bortoleto caiu para sétimo, com 55 pontos, bem próximo dos rivais. Já Enzo Fittipaldi, que está a quatro etapas e oito corridas sem pontuar, é o 11º na tabela, mantendo os 32 pontos conquistados em seu grande fim de semana em Jeddah.
A Fórmula 2 acompanha a F1 na rodada tripla e volta a correr já na semana que vem. no Red Bull Ring.
F2 Espanha - resultado da segunda corrida
| CLA | DRIVER | # | LAPS | TIME | |
|---|---|---|---|---|---|
| 1 | J. CrawfordDAMS LUCAS OIL | 7 | 37 | 
 59'46.800  | 
|
| 2 | F. ColapintoMP MOTORSPORT | 12 | 37 | 
 +1.400 59'48.200  | 
|
| 3 | J. CorreaDAMS LUCAS OIL | 8 | 37 | 
 +5.820 59'52.620  | 
|
| 4 | 
 P. AronHITECH PULSE-EIGHT 
 | 
17 | 37 | 
 +11.486 59'58.286  | 
|
| 5 | I. HadjarCAMPOS RACING | 20 | 37 | 
 +14.720 1:00'01.520  | 
|
| 6 | K. MainiINVICTA RACING | 9 | 37 | 
 +19.333 1:00'06.133  | 
|
| 10 * (Punido) | 
 G. BortoletoINVICTA RACING 
 | 
10 | 37 | 
 +20.400 1:00'07.200  | 
|
| 7 | Z. MaloneyRODIN MOTORSPORT | 5 | 37 | 
 +22.692 1:00'09.492  | 
|
| 8 | A. CordeelHITECH PULSE-EIGHT | 16 | 37 | 
 +24.442 1:00'11.242  | 
|
| 9 | 
 P. MartíCAMPOS RACING 
 | 
21 | 37 | 
 +24.919 1:00'11.719  | 
|
| 11 | E. FittipaldiVAN AMERSFOORT RACING | 14 | 37 | 
 +29.155 1:00'15.955  | 
|
| 12 | A. AntonelliPREMA POWERTEAM | 4 | 37 | 
 +35.513 1:00'22.313  | 
|
| 13 | R. MiyataRODIN MOTORSPORT | 6 | 37 | 
 +35.955 1:00'22.755  | 
|
| 14 | O. BearmanPREMA POWERTEAM | 3 | 37 | 
 +37.470 1:00'24.270  | 
|
| 15 | Z. O'SullivanART GRAND PRIX | 2 | 37 | 
 +45.073 1:00'31.873  | 
|
| 16 | R. VillagomezVAN AMERSFOORT RACING | 15 | 37 | 
 +47.273 1:00'34.073  | 
|
| 17 | R. StaněkTRIDENT | 23 | 37 | 
 +1'03.092 1:00'49.892  | 
|
| dnf | R. VerschoorTRIDENT | 22 | 35 | 
 +2 Laps 57'33.761  | 
|
| dnf | 
 J. DuerksenPHM AIX RACING 
 | 
24 | 16 | 
 +21 Laps 26'23.128  | 
|
| dnf | 
 T. BarnardPHM AIX RACING 
 | 
25 | 11 | 
 +26 Laps 18'36.832  | 
|
| dnf | V. MartinsART GRAND PRIX | 1 | 0 | 
 
  | 
|
| dnf | D. HaugerMP MOTORSPORT | 11 | 0 | 
 
  | 
Q4: Norris bate Verstappen no fim e fica com a pole na Espanha; veja debate
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
VERDADE OU MITO: Brasil-1991 é a MAIOR VITÓRIA de SENNA? Glórias de AYRTON em DEBATE | Podcast F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.